6 dicas de SEO para bombar seus vídeos no Youtube

20/10/2018 às 19:20 Streaming SEO

6 dicas de SEO para bombar seus vídeos no Youtube

Com o crescimento do interesse no conteúdo em vídeo, o Youtube se tornou uma das principais plataformas de conteúdo na internet. Em pesquisas recentes, a rede bateu o número de 1,8 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Com isso, a quantidade de conteúdo para o site cresce absurdamente. No Brasil, por exemplo, muitas empresas e usuários tem buscado começar um canal para ganhar dinheiro e gerar mais leads através do Youtube.

E o que isso tudo quer dizer? Que já passou da hora de você produzir conteúdo para o Youtube! Se você ainda não possui um canal para sua empresa, você está perdendo uma grande oportunidade de expandir os horizontes do seu negócio.

E assim como acontece numa pesquisa do Google, devido a grande quantidade de conteúdo, o Youtube também preza pela relevância do contéudo para indicar um vídeo para seus usuários.

Para conseguir alcançar o topo no ranking de pesquisa do site, é preciso trabalhar uma estratégia de SEO, adotando técnicas que podem fazer a plataforma se atentar ao valor gerado por seus vídeos.

Confira abaixo nossas dicas SEO para fazer seus vídeos bombarem no Youtube:

Palavras-chave

Assim como acontece nos resultados de buscas do Google, acerta na escolha da palavra-chave é essencial para fazer seu vídeo chegar a mais pessoas. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa, realizar testes para ranquear melhor seus vídeos dentro da plataforma.

É possível pesquisar e encontrar as melhores sugestões se baseando nos resultados de pesquisas dentro do próprio Youtube. Daí, você pode identificar quais são os termos mais interessantes para conseguir fazer com que as pessoas encontrem seus vídeos.

Uma dica é prestar atenção nas tags mais utilizadas por canais concorrentes e produtores de conteúdo famosos, isso pode indicar quais são as palavras-chave que mais geram resultado para o seu segmento de mercado.

Agora, vamos a dicas mais práticas. A primeira é: ajuste o nome do arquivo antes de carrega-lo na plataforma. A otimização de SEO de um vídeo começa antes de subi-lo para o Youtube.

O nome do arquivo a ser upado é extremamente importante para o ranqueamento. Se o título for grande, por exemplo, cada palavra deve ser separada por hífen para que a plataforma consiga entender o título do conteúdo.

O segundo passo é criar títulos impactantes. Crie títulos com foco na palavra-chave e que também busque despertar o interesse dos usuários. Se ponha no lugar de quem acessa o Youtube na hora de criar um título para saber se a expressão escolhida gera interessa ou não.

O título deve resumir tudo o que o seu vídeo representa. É lógico que dentro do conteúdo você pode falar sobre diversos temas dividindo em tópicos, porém é preciso dar foco no tema principal do vídeo.

Confira também: 5 passos para montar sua Loja Virtual.

Descrição dos vídeos

A descrição dos vídeos também é importantíssima para o ranqueamento de SEO dentro da plataforma. Esse pequeno trecho serve para dar aos motores de busca do Youtube mais informações sobre o conteúdo do seu vídeo.

A descrição pode ajudar bastante a melhorar a experiência do usuário e fazer com que o Youtube possa indicar o conteúdo a mais pessoas.

Com isso, é fundamental descrever o seu vídeo de maneira concisa e clara, dando aos internautas a oportunidade de entender o que será abordado no conteúdo.

Esse é um fator determinante para que os usuários possam se sentir atraídos para verem seu conteúdo. Cada vídeo deve ter uma descrição única com texto simples, inclusão de URLs relevantes, etc.

Também é preciso inserir palavras-chave dentro da descrição, de preferência logo no início da descrição. 

Isso pode ajudar ainda a tornar o seu site ou um conteúdo em texto ou áudio de sua empresa mais conhecido, já que o usuário tem acesso fácil a descrição e podem acessar os links que você incluiu na descrição.

Teste 30 dias grátis de Loja Virtual.

Tags

As tags são essenciais para que seus vídeos sejam encontrados pelos usuários da plataforma.

Quem busca por um tema no Youtube pode encontrar seu conteúdo por meio das tags, já que o Youtube indica os conteúdos que utilizam desse artifício de acordo com a busca.

Use as tags para incluir palavras-chave e abordar temas importantes que serão abordados no decorrer do vídeo. Isso ajudará a plataforma a recomendar seu vídeo para o público certo.

Se você produz um vídeo de música, por exemplo, coloque tags que detalhem o estilo e os tópicos que serão discutidos nele para que a plataforma valorize o seu vídeo.

Thumbnails

As imagens estáticas dos vídeos que aparecem nos resultados de busca são chamadas de thumbnails, ou seja, pequenas miniaturas que muitas vezes são frames retirados do próprio vídeo.

Produzir uma imagem personalizada, incluindo elementos como texto e formas que possam valorizar o frame do vídeo escolher é essencial para que a plataforma recomende seu conteúdo e para que os usuários que tenham acesso a ele, cliquem para visualizá-lo.

As miniaturas têm uma grande influência no despertar de interesse dos usuários, tornando-o mais ou menos atraente para quem está vendo o conteúdo na plataforma.

Por isso, produzir thumbnails simples mais que contenham elementos que incentivem a visualização do vídeo é muito importante para o ranqueamento.

Likes e comentários

Os likes e os comentários nos vídeos são junto com o número de visualizações, a melhor maneira de gerar engajamento e fazer o vídeo ganhar relevância dentro do Youtube.

Por isso, de maneira natural, busque incentivar os usuários a deixarem likes e a comentarem seus vídeos, incentive ao máximo esse diálogo.

Um vídeo muito comentado e bem avaliado pelos usuários será melhor visto pelo Youtube e com isso ganhará posições no ranqueamento, alcançando o topo das páginas de busca na plataforma.

Gosto? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: