Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 vantagens do SSG para criação de blogs

20/09/2018 às 16:46 Hospedagem de Sites

5 vantagens do SSG para criação de blogs

Com o avanço da tecnologia sempre que pensamos em criar um site ou um blog precisamos pensar também além do conteúdo que será disponibilizado, como o servidor que será utilizado e que deve oferecer o melhor custo e benefício, a segurança dos nossos dados e ainda se vamos optar por um sistema ou software SSG ou CMS.

E você sabe o que são esses dois últimos? Se não souber, não se preocupe, no texto de hoje vamos explicar sobre essas duas opções e ainda te mostrar 5 vantagens do SSG para a criação de blogs.

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

Gerador de Site Estático e Sistema de Gerenciamento de Conteúdo:

Esses termos podem soar um pouco complicados para quem não possui familiaridade, então, vamos com calma.

Primeiro, você sabe o que é o SSG e o CMS? O Gerador de Site Estático (SSG), ou Static Site Generator em inglês, é um sistema que gera sites estáticos, ou seja, páginas a partir de conteúdo, temas e plugins já armazenados. Ou seja, tudo já está ali, pronto só esperando a sua próxima postagem e os acessos.

Como trabalha unicamente com HTML, sempre que alguém for acessar a sua página o servidor vai apenas enviar esse arquivo e não cria-la.

Já o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), ou Content Management System em inglês, quase sempre utilizados em sites dinâmicos, utiliza linguagens como PHP e Java, funcionam com base em um servidor e precisam de um banco de dados para armazenamento, já que lidam com muitos dados.

Um dos CMS mais conhecidos é o Wordpress, que é muito utilizado principalmente pela sua facilidade e por possuir uma grande gama de plugins e temas.

Outro ponto positivo do CMS é a possibilidade de agendamento das publicações. Porém, há um custo maior já que é preciso investir em servidores e bancos de dados.

Porque escolher o Gerador de Site Estático?

São vários os benefícios de utilizar um gerador de site estático, apesar de ser mais complicado num primeiro momento, já que é preciso ter conhecimento no assunto para poder aplica-lo.

Mas aqui vamos citar 5 vantagens do SSG para criação de blogs que vão fazer você desistir dos CMS convencionais. São elas:

  • ·Preço
  • ·Segurança
  • ·Confiança
  • ·Tempo e velocidade
  • ·Preview off-line.

Agora vamos explica-las para que você possa entender melhor ainda como funciona o SSG e como ele pode ser extremamente útil para o seu blog.

Preço

Dentre todas as vantagens do SSG para criação de blogs, essa pode ser a que mais valha a pena para você pensar em aplicar esse sistema em seu negócio online.

Pense num site dinâmico e em todos os seus custos. Pense também que não tem como economizar em alguns pontos como a hospedagem, os bancos de dados e os servidores.

Quando se trata de um site dinâmico todos esses componentes precisam ser escolhidos com cautela e sempre visando o melhor, pois seu site ou blog depende deles para funcionar perfeitamente (ou quase).

E mesmo assim você está sujeito a invasões de hackers, por exemplo.

Com o SSG você não precisa gastar muito dinheiro com tudo isso, já que um simples servidor barato pode dar conta de tudo.

Imagina quanto dinheiro é possível economizar para investir em outras funcionalidades do blog? Talvez essa seja a principal vantagem do SSG para a criação de blogs.

Já conhece o nosso serivço de Gerenciamento de Servidor? O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme análise.

O serviço conta também com diferenciais como o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Confira todas as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio!

Segurança

Não tem como negar, os CSM são mais vulneráveis a ataques de hackers. Porém utilizando um site estático você não precisa ter essa preocupação, já que eles são construídos a partir da sua própria máquina e gerados pelo SSG que apenas enviam o arquivo da página solicitado pelo usuário durante a navegação.

Simples, não? Justamente por conta dessa funcionalidade que não é preciso pensar em uma hospedagem com alta capacidade de armazenamento, já que a quantidade de espaço a ser ocupado é mínima.

Confiança

Confiança deve ser uma palavra-chave em qualquer sistema ou serviço aplicado em seu negócio e com o SSG isso não é diferente.

Pense nos erros que os bancos de dados sofrem com frequência e que por vezes tiram blogs e sites dor ar por horas e até mesmo dias.

Trabalhando com um SSG você não precisará mais de um e consequentemente não terá que lidar com problemas como esse. Isso por si só já aumenta a confiança no seu blog. Sem dúvidas, uma grande vantagem para o seu negócio.

Tempo e velocidade

Essas duas palavras são sempre nossas companheiras quando falamos em negócios virtuais, não é? Como as páginas não precisam ser montadas sempre que um usuário a visita, como num site dinâmico, o acesso acaba sendo muito mais rápido.

Você também pode se interessar: Qual é o preço de um gerenciamento de servidor?

Preview off-line

Essa é uma daquelas pequenas vantagens que serve como a cereja do bolo. Como as suas páginas já estão criadas é possível produzir um conteúdo estando off-line e ainda visualizá-lo, o que não é possível quando se tem um site dinâmico, que precisa criar toda a página.

Conseguiu perceber que são inúmeras as vantagens do SSG para a criação de blogs.

Claro, sempre há uma ou outra desvantagem que também precisa ser analisada, como o fato de que é preciso ter um conhecimento mais técnico do assunto, mas se o que você busca é criar um blog com baixo custo, com segurança e sem ter muitas preocupações não há dúvidas de que a melhor opção é o gerador de site estático.

Fazem parte das melhores coisas, sempre tem um momento mais difícil, mas no fim vale a pena.

Entender o funcionamento do SSG e aplica-lo no seu blog, pode parecer e ser num primeiro instante algo muito difícil, mas que com a quantidade de benefícios que oferece vale o investimento.

Gostou de nosso post? Compartilhe: