Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 vantagens da computação em nuvem para o marketing

29/05/2018 às 10:59 Email Marketing Marketing

5 vantagens da computação em nuvem para o marketing

A computação em nuvem pode ser considerada uma das maiores revoluções possibilitadas pela internet. As empresas, cada vez mais, estão inserindo-se nesse novo ambiente digital e desfrutando das inúmeras vantagens possíveis oferecidas pela cloud computing.

Ficou curioso para saber quais são as vantagens? Leia todo esse artigo e saiba mais sobre esse importante assunto. 

O que é cloud computing?

A computação em nuvem consiste em manter arquivos, documentos e aplicativos todos numa rede que tem acesso à internet, sendo possível acessá-los de qualquer dispositivo, pois os dados não estão restritos a um hardware local.

Entretanto, rápidos avanços têm mostrado que os benefícios vão muito além do acesso remoto possível com qualquer dispositivo com conexão à internet.

Atualmente, a cloud computing também é um recurso usado para grandes análises de dados, maior segurança tecnológica para empresas, otimização de recursos e de processos, aumento da produtividade de colaboradores, melhor relacionamento com clientes, entre outros. Leia nosso post sobre Vantagens do Cloud Server

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

Vantagens da nuvem para o Marketing 

No Marketing Digital, as vantagens que a cloud computing trouxe são imensas. Conheça algumas delas e implemente já em sua empresa. 

1. Melhores previsões na análise de dados

A análise de dados em nuvem permite personalizar as previsões, reduzindo o tempo de análise e oferecendo uma solução mais eficaz, em bem menos tempo.

Esse recurso de análise de dados personalizados pode ser apropriado por qualquer empresa para acompanhamento cada vez mais eficiente do desempenho de colaboradores.

Basta visualizar um histórico de ações e desenvolver soluções para limitações antes que essas se agravem.

Ter uma melhor previsão na análise de dados pode ajudar seu negócio a ser mais saudável, evitando prejuízos que poderiam se tornar graves para a empresa. 

Além disso, um quadro de análise em tempo real consegue mostrar se há algum indicador muito abaixo do esperado. Isso permite com que as equipes possam realizar ações de curto prazo para reverter a situação.

2. O meio ambiente agradece

Consumidores, empresas e governos estão muito mais preocupados com a ação humana sobre o meio ambiente e a responsabilidade ecológica se torna mais importante em empresas de diferentes tamanhos e nichos de atuação.

Ao otimizar processos, identificar melhores alternativas de transportes e logística, reduzir tempo de produção e execução de serviços, a nuvem permite que a empresa seja mais responsável ambientalmente.

Por exemplo, a nuvem auxilia a identificar serviços a serem prestados próximos geograficamente, permitindo que haja um único deslocamento.

O acesso remoto às informações também pode ser usado para permitir que colaboradores diminuam a necessidade de deslocamento para executar determinadas tarefas, entre outras alternativas.

A nuvem permite conciliar opções mais sustentáveis de logística e gestão, sem custos adicionais para as empresas, que por sua vez podem beneficiar-se das otimizações reduzindo custos operacionais relacionados a transporte e outros fatores.

3. Mais eficiência na operação de marketing + vendas

O alinhamento de todos os processos entre as equipes de marketing e vendas é fundamental para que uma empresa tenha uma operação eficiente e sem furos. 

Para manter essas duas áreas em plena sintonia é preciso que haja uma intensa interação entre elas. Dessa forma, ferramentas que estão na nuvem facilitam muito esse contato e todo o relacionamento.

Dentro da nuvem os colaboradores da empresa podem verificar em tempo real como está a operação da outra área, identificar pontos de melhoria e agir rapidamente para ajudar a empresa a entregar os resultados desejados. 

Outro ponto importante é que a nuvem permite que as equipes de marketing e vendas acompanhem juntos o comportamento e as interações dos Leads, centralizando todas essas informações em uma única plataforma. Aprimore seus conhecimentos em Vantagens do Cloud Privado

Dessa forma, a equipe de marketing consegue acompanhar qual o perfil e o comportamento dos Leads que se tornaram clientes e usar essas informações para gerar insights de conteúdo sobre suas personas e suas necessidades recorrentes.

A equipe de vendas consegue acompanhar todas as interações do Lead no site da empresa para entender o que ele precisa e fazer uma abordagem mais personalizada durante o processo de vendas. 

4. Mais produtividade para toda a empresa

Uma empresa que não usa a computação em nuvem está fadada ao fracasso em pouco tempo, pois não faz mais sentido não trabalhar com a possibilidade de acessar qualquer documento em qualquer dispositivo. 

Com soluções em nuvem, os colaboradores podem trabalhar em diferentes dispositivos sem que isso afete sua produtividade. Não existe mais aquele arquivo perdido e basta acessá-lo na nuvem através de qualquer laptop, celular ou outro dispositivo.

O mesmo vale para os softwares hospedados na nuvem que podem ser usados por qualquer pessoa da empresa e não apenas no computador em que ele está instalado. Conheça nosso serviço de Servidor Cloud

Outro ponto importante que a cloud computing trouxe foi uma maior facilidade em trabalhos colaborativos.

Os colaboradores não só podem acessar os documentos a qualquer momento e de qualquer lugar como podem também compartilhá-los com outras pessoas da mesma equipe, facilitando todo o trabalho.

5. Integração das informações

A cloud computing permite a integração de informações de grandes proporções, como a administração de recursos públicos de um governo, facilitando a administração orçamentária de grandes montantes e tornando o processo mais transparente.

Na empresas, esse recurso torna-se uma das opções para o acompanhamento do orçamento do negócio, além do monitoramento dos recursos em diferentes níveis, desde a execução até o planejamento a longo prazo, envolvendo informações de todas as áreas da empresa. 

A solução em nuvem aumenta a eficiência da gestão, evitando desvio de recursos, uso inadequado do orçamento e auxiliando a identificar desperdícios ao longo do processo, aumentando a eficácia da gestão orçamentária da empresa, sem acarretar em aumento de tempo para análise desses dados.

Quando começar a utilizar a cloud computing?

A nuvem pode beneficiar empresas de diferentes áreas, o que indica que não há um tempo determinado para adotar essa estratégia.

O recurso pode ser implementado ao identificar oportunidades de melhoria no processo de fabricação, prestação de serviço ou gestão do negócio decorrentes de uma melhor análise dos dados coletados nesses processos. 

Empresas menores que não possuem condições de iniciar um grande investimento em computação na nuvem podem iniciar com investimentos direcionados a áreas mais críticas utilizando-se de serviços na nuvem oferecidos por empresas de tecnologia.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esses e outros assuntos. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: