5 tecnologias que simplificam processos nas PMEs

20/01/2019 às 13:44 Hospedagem de Sites

5 tecnologias que simplificam processos nas PMEs

Pequenas e médias empresas têm o constante desafio de tentar crescer sem ter que gastar mais do que podem.

Essa eterna batalha pode ter momentos bons e momentos ruins, mas sem dúvidas faz parte da vida de todos que precisam manter uma empresa desse tipo.

E se essa batalha é eterna, existem coisas que podem ajudar a ela, pelo menos, não ser algo tão preocupante.

É foi exatamente por isso que hoje decidimos falar sobre as principais tecnologias que simplificam processos nas PMEs. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o texto e confira todas as nossas dicas!

Já conhece o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor? Ele é tabelado conforme analise.

Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Confira todas as vantagens!

Esteja em toda as instâncias digitais

Mesmo em um mundo onde o digital é dominante, alguns pequenos empresários ainda usam certas ferramentas manuais para realizar processos simples.  

Muitos empreendedores se preocupam com o custo necessário para uma solução de faturamento por meio digital, mas já está mais do que comprovado que essas soluções economizam tempo e dinheiro a longo prazo, permitindo que você se concentre em outras partes de sua empresa que podem promover seu crescimento, como o marketing, por exemplo.

Estar presente digitalmente de todas as formas é, sem dúvidas, essencial para quem quer sobreviver no mercado de hoje.

Utilizar processos manuais para realizar tarefas simples e que podem ser feitas com único clique é, além de atrasado, algo que te faz perder tempo e, consequentemente, dinheiro.

Um bom investimento em serviços digitais te faz economizar e te ensina a focar no que mais importa, que é o crescimento do seu negócio.

Use a nuvem

A nuvem é uma das tecnologias mais inovadoras que nós tivemos o prazer de ver nos últimos anos.

É um tipo de tecnologia que simplifica processos nas PMEs justamente porque se trata de algo muito prático e ao mesmo tempo barato.

Saber utilizar todos os recursos que os serviços de nuvem oferecem hoje em dia é sair na frente quando se trata de crescer com o seu negócio.

Existem diversas formas de utilizar esse tipo de serviço, desde servidores inteiros baseados em nuvem até com pastas compartilhadas com clientes para projetos internos. Quem escolhe o quanto da nuvem usar é você.

Portanto, se você ainda não utiliza a nuvem, considere começar a utilizá-la.

Você vai perceber como esse tipo de tecnologia é simples e prático ao mesmo tempo e não é à toa que tem ganhado cada vez mais adeptos em um tempo muito curto.

Simplifique os métodos de pagamento

Pagamentos em dinheiro e cheques estão em declínio e, se sua empresa não puder aceitar o pagamento de forma eletrônica, provavelmente você com certeza perderá oportunidades de vendas importantes.

Os clientes esperam que as compras sejam rápidas e fáceis. Se a sua empresa for de varejo, considere a implementação de pagamentos via smartphone, nos quais você pode aceitar o cartão de crédito de um cliente por meio de aplicativos.

Para negócios baseados em serviços, permitir que os clientes paguem faturas online poupa o tempo que você gasta inserindo pagamentos ou fazendo depósitos bancários.

Além de tudo isso, o pagamento é mais rápido e é totalmente seguro. Essas novas tecnologias de pagamento certamente vêm para simplificar processos nas PMEs e por isso não devem ser deixadas de lado por você.

Quando você integra todos os seus processos em um único software, você obtém insights instantâneos em todas as áreas da sua empresa.

Assim, você não precisa perder tempo pesquisando várias coisas diferentes em várias planilhas e bancos de dados para encontrar o que procura.

Em vez disso, você tem todos os seus dados ao seu alcance em um único clique. Então você pode tomar decisões mais inteligentes e rápidas.

Já se foi o tempo em que você precisava “escavar” arquivos em HDs e computares antigos e você precisa caminhar junto com a tecnologia.

Os softwares de unificação de arquivos são cada vez mais populares pela interface simples e por sua praticidade.

Tenha um ótimo site

Essa última tecnologia que simplifica processos nas PMEs pode parecer meio óbvia para muitos, mas de tão óbvia ela pode simplesmente não aparecer para muitas pessoas.

A questão é que não basta apenas ter um site, mas ele precisa ser muito bom. Sua interface precisa ser simples, ele precisa carregar as páginas de maneira rápida e o visitante tem que se sentir confortável quando o visita.

Essas são algumas dicas simples de como o seu site deve ser para que você não precise ficar quebrando a cabeça na hora de atrair mais visitantes.

E o melhor de tudo é que ter um site fantástico não precisa necessariamente dar muito trabalho. Você usar um modelo pré-pronto e trabalhar com um conteúdo interessante nele.

Quando o site já estiver em funcionamento, é bastante simples mantê-lo atualizado. Adicionar uma seção de perguntas frequentes pode poupar seu tempo respondendo apenas às consultas de clientes.

Pense nesses pequenos detalhes e perceba quanto tempo e quanto dinheiro você pode economizar sem que você faça muito esforço.

Leia também: Qual é o preço do Gerenciamento de Servidor?

Conclusão

E você, o que achou dessas tecnologias que simplificam processos nas PMEs?

Realmente ter uma empresa de pequeno ou médio porte é uma tarefa bastante difícil, principalmente no Brasil, mas para tocar o seu negócio sem grandes preocupações, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

É claro que, com o passar do tempo, essas tecnologias vão avançar, se modificar e novas irão surgir para substitui-las. Isso tem acontecido de forma cada vez mais rápida e por isso é importante sempre ficar atento às principais tendências e a todo tipo de tecnologia que pode simplificar processos nas PMEs.

Ao fim de tudo, crescer com segurança e qualidade é o que mais importa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: