5 Segredos de um e-commerce de sucesso, quais são?

11/06/2018 às 17:01 Loja Virtual

5 Segredos de um e-commerce de sucesso, quais são?

Muitas pessoas que inauguram seu e-commerce fazem a pergunta clássica: E agora? Esse questionamento fez ou faz parte da vida de quem está investindo pela primeira vez nessa nova modalidade de negócio online. Não é novidade que o plano de negócio é a base para iniciar qualquer empreendimento seja físico ou online e com o e-commerce não seria diferente.

O bom planejamento e muito esforço são as chaves para conseguir permanecer nesse mercado tão dinâmico e disputado. Esse artigo vai trazer os principais segredos de um e-commerce bem sucedido que você jamais deve se esquecer. 

Os segredos de um e-commerce de sucesso

Quando se inicia e-commerce, existem algumas estruturas do negócio que demandam uma atenção especial e contínua do lojista, para que o negócio se destaque no mercado. Um investimento maior e organização redobrada nessas áreas serão o diferencial para um e-commerce de sucesso.

Priorizar por um sistema de e-commerce adaptável as suas necessidades e manter uma estratégia de marketing digital objetiva visando a um público-alvo determinado sem deixar de lado as necessidades de manutenção do seu estoque de produtos são questões de extrema importância para o desenvolvimento da sua loja virtual.

Saia da zona de conforto

Seu plano de negócios é só o começo, pois é fundamental que o empresário se envolva com seu empreendimento. Faça parte do seu negócio, seja o seu primeiro cliente e seja fiel. Faça a seguinte pergunta para si mesmo: Porque os outros deveriam comprar de você?

Conquistar seus clientes é um processo longo de aprendizado e erro. Lembre-se de que ninguém acerta 100% do tempo e como nenhum negócio é igual ao outro, ser criativo e inovador pode fazer toda diferença.

Tudo deve estar em perfeita harmonia para atender bem seus clientes, pois este é o seu motivo de existir e o ponto mais fácil de esquecer, principalmente quando estamos lidando com outra coisas que demandam mais tempo. 

A regra é nunca se sentir confortável. Para obter bons resultados, estude seus concorrentes, ouça os seus clientes e peça feedback aos seus amigos. Escute todos e sempre procure melhorar todos os dias. Conheça nosso serviço de Google AdWords

Tenha uma plataforma de e-commerce de qualidade

O fluxo de informação da sua loja virtual é fundamental, visto que para um bom desempenho da loja é preciso ter um controle organizado do que exatamente acontece no seu e-commerce, como quantidade de pedidos, controle de estoque e número efetivo de conversões.

Uma plataforma de e-commerce eficiente apresenta um sistema adequado para esse controle e também é projetada para a os usuários, visando a facilidade de navegação, para fornecer um serviço completo e de qualidade aos clientes. 

Vale ressaltar que sua loja virtual sempre deve oferece uma experiência de navegação positiva para o usuário. Ele não deve encontrar nenhum tipo de dificuldade de navegação, principalmente se estiver comprando. Facilite as coisas para o internauta, ao máximo!

Tecnologia e planejamento

Qualquer e-commerce é composto de tecnologia e conhecimento para gerir o negócio e um depende do outro. Por melhor que seja a tecnologia, se a empresa não tiver uma boa estratégia e usar mal as melhores ferramentas, nada vai funcionar. Aprimore seus conhecimentos em O que é remarketing?

Não é fácil, por isso o planejamento é essencial e fará a diferença entre o sucesso ou o fracasso. Você tem inteiramente à sua disposição não só muitas plataformas, como vários sistemas de logística e serviços em nuvem para suportar picos de visitantes. O que não faltam são ferramentas para usar, além dos serviços que ajudam a produzir anúncios, automatizar e-mails, criar campanhas de retargeting.

Uma estratégia de marketing digital bem definida

A internet deixou de ser optativa para virar regra, mesmo para comércios que possuem lojas físicas. A ponto crucial é saber criar uma estratégia eficaz para o meio digital, aproveitando a proximidade que é estabelecida com os clientes de forma positiva. 

Também é preciso estar preparado para lidar com a velocidade do meio digital, pois as tendências, opiniões e preferências mudam muito rápido.

Portando é necessária a busca por uma identificação mais profunda com os clientes, que se estabelece a partir do momento no qual as marcas passam a representar mais do que apenas um produto, representam também valores, crenças e missões.

Dessa forma, ao utilizar e-mail marketing, anúncios digitais e as redes sociais para buscar a fidelização dos clientes através de uma identificação entre eles e a marca, será um ponto crucial para sua sobrevivência no mercado. Leia nosso post sobre google adwords como funciona

Uma boa administração de estoques

Cuidado para não desviar a atenção do principal componente que determina a existência de qualquer loja: o produto. É importante manter o controle do que entra e sai do seu estoque para conseguir fornecer um atendimento de excelência aos seus clientes.

Uma loja que não entrega seus produtos dentro do prazo por falta de gerenciamento adequado ou por estar constantemente com falta de produtos no estoque, perde toda a credibilidade não só dos clientes, mas de todo o mercado. 

Em caso de pequenas empresas virtuais, mantenha os produtos em um mesmo depósito, pois a centralização de todo o estoque é fundamental para a organização dos produtos.

Nas empresas maiores, o empresário deve se organizar seguindo critérios de localidade. Pensar estrategicamente para economizar na hora de transportar as mercadorias é uma boa dica para não perder tempo.

Não se esqueça de integrar o estoque com o sistema digital de e-commerce que irá poupar muito tempo e dinheiro, com opções de logística automatizadas como reposição de estoque ou até mesmo cross docking, garantindo assim resultados otimizados para uma loja virtual de sucesso.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Não medimos esforços para atender bem nossos clientes. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: