5 passos para uma interação eficaz com o cliente

31/10/2018 às 10:29 Loja Virtual

5 passos para uma interação eficaz com o cliente

Quando um empresário abre um novo negócio o primeiro e principal objetivo é prospectar novos clientes, fazer com que eles conheçam a sua marca e confiem no seu investimento.

Esse laço é muito importante e nem sempre é fácil de ser construído, é preciso dar uma atenção importante para a área que cuida e se relaciona com os seus clientes, afinal sem eles não há negócio que dure.

Mas se você não sabe por onde começar, não se preocupe, neste texto vamos apresentar 5 passos para uma interação eficaz com o cliente que você pode começar a praticar hoje mesmo!

Um bom relacionamento com o cliente é essencial

Nem todo empresário se preocupa com o atendimento que é dado ao seus clientes, porém esse contato é essencial para a empresa.

Seus clientes procuram por empresas que possam atendê-los, tirar suas dúvidas, resolver seus problemas e você precisa estar pronto para que eles recebam as respostas certas e de maneira educada e prestativa.

Além disso é preciso investir também no relacionamento fora das ligações e dos e-mails. Invista nas redes sociais, com os avanços da tecnologia as redes sociais se tornaram um grande chamariz, é muito fácil prospectar novos clientes dessa forma e criar uma relação ainda mais forte.

Não deixe de criar um perfil empresários e contratar profissionais capacitados para essa interação.

Confira agora os 5 passos para uma interação eficaz com o cliente.

Seja educado, ouça e não interrompa

A equipe que está lidando com o atendimento ao cliente precisa ser educada e cordial, sempre ouvir tudo o que o cliente tem para dizer, mesmo que já saiba antes como resolver esse problema. Ele quer ser escutado, deixe-o falar para só depois apresentar uma resposta ou solução para ele.

Leia também: Como aumentar a conversão do seu e-mail marketing?

Esteja presente nas redes sociais

Se você ainda não tem um perfil nas principais redes sociais você, com certeza, já está bem atrás dos seus concorrentes. Há alguns anos as redes sociais se tornaram um grande canal de comunicação entre empresas e clientes.

Muitos deixaram de ligar no SAC para tirar suas dúvidas através do chat do Facebook, por exemplo. Isso também fez com que empresas ficassem mais expostas, estando sujeitas a críticas e elogios abertos ao público.

Por isso é muito importante que você também esteja presente nas redes sociais. Contrate uma boa equipe de social media para te ajudar a conversar com seus clientes e a produzir conteúdo que gere engajamento.

Através das redes sociais cada vez mais pessoas vão poder conhecer os seus serviços.  

Esteja aberto à reclamações

Não importa o canal, as reclamações podem vir através de e-mail, telefonemas e até mesmo uma exposição nas redes sociais. É muito importante saber lidar com esse tipo de situação e mais importante ainda oferecer uma resposta com uma solução, e claro, pedidos de desculpa quando necessário.

Nunca deixe uma reclamação em aberto, busque sempre resolver o problema e tirar alguma lição disso. Normalmente as reclamações são sobre falhas que sua empresa cometeu, portanto elas podem te ajudar a melhorar em muitos aspectos.

Não veja isso como uma ofensa, mas sim como uma lição. 

O nosso Serviço de E-mail Marketing tem preços a partir de R$45,00 mensais com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes).

Os diversos canais de comunicação

Existem diversos canais para se comunicar com o seu cliente, você pode e deve estar presente em mais de um, porém é preciso entender como cada um deles funciona.

Além dos meios tradicionais você pode desenvolver um aplicativo para a sua empresa, ou então um grupo fechado no Facebook para atender e interagir, por exemplo. Afinal cada um deles prefere se comunicar de uma maneira.

Estar presente em mais de um canal é essencial para uma interação mais eficaz com o cliente.

Tenha uma equipe qualificada

Nenhum desses passos serão colocados em prática se você não tiver uma equipe qualificada. Invista em cada equipe especificamente, ofereça treinamento adequado e contrate profissionais capacitados para o que você busca.

Você precisa de pessoas prontas para ouvir reclamações ao telefone, um outro grupo preparado para gerir conteúdo e interagir nas redes sociais e ainda uma equipe de TI pronta para fazer tudo isso acontecer.

Além disso eles precisam de um líder presente e que realmente esteja interessado em fazer tudo isso acontecer. Escute seus funcionários e as críticas e sugestões que eles podem apresentar.

Não economize, isso é um investimento necessário para poder ter uma interação eficaz com o cliente.

Confira agora o nosso Ebook "9 dicas para ter sucesso no e-mail marketing"!

Dica extra – Cada cliente é único

Por fim você precisa estar ciente que cada cliente é único. Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas tratam os clientes como um grupo de pessoas que compram seus produtos, mas é importante saber que cada um deles tem as suas preferências, peculiaridades e precisam de atendimentos personalizados.

Mostre que você está ali por ele, que ele é importante e que pode ajudá-lo.

Não o trate de maneira generalizada. Outro ponto importante para fortalecer ainda mais essa relação é promover promoções exclusivas para seus clientes mais fiéis, dessa forma ele saberá que realmente é importante para aquele empresa. 

E aí, está pronto para colocar esses 5 passos para uma interação eficaz com o cliente em prática?

Se você nunca deu a devida importância para essa questão talvez começar do zero seja um pouco mais complicado, mas não desista, esse relacionamento entre empresa e cliente é essencial para o sucesso do seu negócio!

Clientes querem atenção, querem adquirir produtos e serviços que eles possam confiar, esteja aberto a reclamações, dúvidas, sugestões e a tudo o que seu cliente quiser te dizer, dessa forma você criará um laço e as chances dele voltar a fazer negócio e recomendar a sua empresa é ainda maior.

E ah, não se esqueça que tudo isso se multiplica nas redes sociais, não deixe de investir em uma boa equipe de social media e esteja presente em todas as mídias em que seus clientes também estão!

Gostou de nosso post? Compartilhe: