5 motivos para investir em web analytics no seu negócio

03/08/2018 às 17:34 Ajuda

5 motivos para investir em web analytics no seu negócio

Uma das principais vantagens do marketing digital em relação aos meios tradicionais é que é possível e bem fácil mensurar os resultados de toda e qualquer ação de uma campanha.

Isso fez com que empresas encurtassem o caminho para o sucesso, mas ainda não conseguiu convencer todos os empreendedores do mercado.

O investimento em web analytics precisa muitas vezes passar por muitas provações para entrar no cotidiano de empresas de todos os setores.

Se convencer e convencer sua equipe de que investir nesta área é importante para o negócio pode ser um caminho muito árduo.

Muitas vezes por descrença ou desconhecimento e também por falta de recursos, muitos profissionais de marketing acabam deixando de lado as vantagens que o web analytics pode trazer para o trabalho.

Para acabar com todo e qualquer questionamento, vamos listar abaixo alguns motivos que farão você não pensar duas vezes e investir em web analytics, confira:

Chegar mais rápido a um objetivo

Com investimentos em ferramentas de web analytics, você terá toda a possibilidade de chegar mais rápido aos resultados que espera, basta que você saiba interpretar os dados.

Serviços voltados para isso são essenciais para que cada ação de marketing feita por sua equipe seja potencializada e explorada ao máximo.

Através de um bom volume de dados e de uma boa pesquisa e análise, você conseguirá otimizar, por exemplo, as taxas de conversão de sua empresa, atraindo mais clientes, convertendo mais leads e aumentando suas receitas em menos tempo do que se precisasse chegar a um objetivo sem ter um acompanhamento do que acontece em seu negócio.

Todo e qualquer dado pode ser útil se for bem aproveitado.

O ideal é que você defina um objetivo para o seu negócio, seja para seu site, para uma campanha nas redes sociais, entre outras.

O mais importante é que o objetivo seja palpável e que as métricas sejam claras e realistas, para que você consiga executar processos mais eficientes para chegar mais rápido as metas estipuladas.

Independente da complexidade, toda ação de marketing possui um objetivo, nem que seja atrair mais visitantes orgânicos para um site.

Baixe já o nosso ebook “Como alavancar o meu negócio”.

Um investimento maior em comunicação é dispensável

Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar com web analytics não irá gerar mais custos no setor de marketing digital de uma empresa.

Acreditar que você conseguirá seus objetivos apenas investindo em anúncios e outras formas pagas de mídia poderá ser um “tiro no pé”.

Vamos pensar da seguinte maneira, se você trabalha com análise de dados e consegue medi-los com eficiência, você obviamente saberá no que vale a pena investir, correto? Dessa maneira, você poderá focar em ações que realmente gerem resultados e não em tudo o que é formato de mídia.

Saber como seus clientes se comportam na web é essencial para que sua empresa se mantenha rentável e isso só é conseguido se ferramentas de web analytics forem utilizadas em seu negócio.

Essa é a forma mais eficiente de melhorar o CAC e o ROI de sua empresa.

Entenda como você chegou aos seus objetivos

Mais importante do que alcançar objetivos é saber o caminho que foi trilhado até ele.

E por que? Bom, por que assim você pode repetir o feito, e claro, alçar voos maiores.

Você acredita que as ferramentas de web analytics costumam ser rejeitadas justamente por mostrar as falhas numa estratégia de marketing? Pois é.

Em vez de seguir essa lógica, pense da seguinte maneira: se consigo identificar onde eu erro com o web analytics, ele é muito importante para minha empresa, assim conseguiremos melhorar o que não está dando certo.

Esse deve ser o pensamento. A análise de dados fará com que você saiba claramente como você alcançou os resultados que esperava.

escriminando quais ações tiveram efeito e contribuíram para aquele feito e o que ainda precisa ser melhorado para que fique ainda mais fácil para sua equipe de marketing ser ainda mais produtiva.

Confira também por que usar WHM/cPanel na revenda de hospedagem.  

Use dados e não o “achismo” para definir a melhor estratégia de marketing para sua empresa

Trabalhar com web analytics é a garantia de que você terá opiniões reais e mais assertivas sobre cada ação de marketing desenvolvida por sua empresa.

É através dos dados que você conseguirá provar que algo deu certo  ou que deu errado.

Se basear apenas em como você acha que seu público se comporta, pode até dar certo por um tempo, mas logo trará problemas.

Contra fatos não há argumentos, lembre-se dessa máxima sempre que alguém tentar lhe convencer a deixar o web analytics de lado.

Veja os dados como ferramentas para sustentar sua opinião perante os questionamentos de todos os outros profissionais de sua equipe.

As informações obtidas numa análise serão o carro chefe de uma investida para o convencimento do seu chefe e de seus clientes, dependendo do ramo de sua empresa.

Uma boa análise evita erros e incertezas

O mais importante de usar o web analytics é que os dados adquiridos podem evitar que sua empresa cometa erros ou não saiba ao certo como agir no mercado.

Evitar erros e incertezas já é meio caminho andado para crescer no mercado digital.

Nunca decida com base em achismos ou dados errados.

As ferramentas de web analytics são automatizadas, o que torna o processo mais mecânico, evitando a interferência humana e dessa forma eliminando chances de erros.

É preciso ter certeza dos serviços que sua empresa utiliza para saber que os dados obtidos são confiáveis e que podem gerar resultados impressionantes para o seu negócio.

Esteja sempre atento!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: