Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 maneiras de reduzir custos com servidores

09/07/2018 às 20:06 Ajuda

5 maneiras de reduzir custos com servidores

Administrar os servidores de uma empresa é algo que requer muita responsabilidade e conhecimento.

O profissional que tem essa tarefa nas mãos precisa estar sempre atento aos avanços e às tendências tecnológicas e aprimorar os mecanismos e recursos utilizados para manter o crescimento do negócio e reduzir os custos com servidores.

Mas como fazer isso sem perder a eficiência nos processos? Esse artigo vai te dar 5 dicas de como reduzir os custos com servidores.

Confira também o texto sobre hospedagem de site barata!

Atualização de equipamentos    

Se sua empresa conta com equipamentos muito antigos, eles podem gerar diversos custos extras para você.

Servidores atualizados já possuem um alto consumo de energia, mas servidores obsoletos consomem ainda mais, além de necessitarem de mais refrigeração, pois aquecem muito rápido. 

Outra desvantagem em usar equipamentos ultrapassados é a eficiência que fica cada vez menor e a manutenção que tende a ser cada vez mais cara.

Eles acabam fazendo você gastar mais dinheiro do que se trocasse de equipamentos. 

Dessa forma, chega-se à conclusão de que sua empresa precisa atualizar seus equipamentos para reduzir o custo com servidores.

Investir em equipamentos mais modernos, que funcionam com mais eficiência e que demandam menos, certamente, valerão a pena para seu negócio. 

Outro ponto importante são as constantes aplicações que precisam estar em constante crescimento e no mesmo caminho que o mercado.

Um sistema de servidores ultrapassado pode retardar esse avanço e gerar mais despesas.

Os custos que esse tipo de desatualização pode gerar para sua empresa são diversos, por isso, o ideal é investir constantemente na atualização dos equipamentos, visando reduzir gastos com energia e manutenção dos equipamentos, além de problemas com falhas e paradas dos servidores.

Terceirizar a equipe responsável

Escolher uma equipe de colaboradores ou contar com um setor de TI especializado no cuidado e gestão dos servidores pode ser algo muito oneroso para a empresa.

Em alguns casos, o valor gasto com uma equipe responsável pode representar certa de 40% de todo orçamento.

Em situações como essa, o ideal é terceirizar os responsáveis pela infraestrutura e manutenção dos servidores da empresa.

Ao adotar essa estratégia, a responsabilidade e o cuidado passa a ser da empresa contratada, economizando gastos com uma equipe interna e deixando de sobrecarregar colaboradores do setor de TI.

Além disso, seu negócio fica livre de preocupações e dores de cabeça, caso algum imprevisto aconteça.

Contratar uma empresa especializada com gerentes e gestores de TI para auxiliar a sua empresa em todo o tipo de situação, garantindo segurança contra riscos, é uma boa alternativa. 

Migrar parcial ou totalmente para a nuvem    

Essa talvez seja a melhor opção para reduzir custos com servidores.

Ao migrar parcial ou totalmente os servidores da sua empresa, além de reduzir custos com equipamentos e infraestrutura robusta e adequada, elimina-se a constante necessidade de atualização das aplicações e sistemas. 

Além disso, os custos com energia, refrigeração e manutenção são diminuídos drasticamente e em caso de migração total, é possível eliminar por completo.

Ter todos os servidores da organização em nuvem significa eliminar a necessidade de contar com a onerosidade de uma equipe responsável por essa função.

Aprimore seus conhecimentos em preço do gerenciamento de servidor

Para algumas empresas, migrar definitivamente para a nuvem é a melhor opção.

Seja qual for a sua situação, é importante considerar que tecnologias como a nuvem são opções seguras, seja para armazenar arquivos em total segurança ou manter sua aplicação atualizada e livre de invasões. 

A ISBrasil oferece toda a estrutura necessária para receber e manter os seus servidores na nuvem com total segurança, escalabilidade e economia. 

Se você deseja reduzir os custos de servidores da sua empresa, a ISBrasil oferece uma gestão de TI completa e segura e uma migração para a nuvem com total eficácia e mobilidade. 

Virtualizar os servidores físicos

Virtualizar significa reduzir o que sua empresa tem de hardware, significando a diminuição os custos que você tem com eles, como manutenções e atualizações que sempre são necessárias.

Através da virtualização dos servidores físicos é possível fazer com que um grande volume de dados seja armazenado por menos máquinas.

Ao criar várias máquinas virtuais em um número reduzido de máquinas físicas, a empresa reduz gastos com componentes e conexões físicas, além de toda a manutenção que uma grande quantidade de equipamentos exige.

A virtualização do hardware de usa empresa é uma ótima opção que serve não só para melhorar a eficiência operacional do seu negócio online, mas também para apoiar programas de consolidação, desativação e gerenciamento de custos.

Conheça nosso serviço de Gerenciamento de servidor e aproveite!

Conheça o seu negócio

A parte mais importante para saber como reduzir custos com servidores é entender onde o seu negócio online se encaixa no mercado, seja ele um site, um blog ou uma loja virtual. 

Servidores que oferece muito espaço ajudam a melhorar o problema de lentidão e um servidor dedicado oferece muito mais segurança para os dados e eficiência nos processos. 

É claro que isso, na maioria das vezes, não se encaixa na realidade de negócios pequenos e que estão somente começando a disputar mercado. 

A grande vantagem de conhecer bem o seu negócio é que você vai pagar somente os serviços que atendam as demandas de sua empresa.

É claro que ter muito espaço disponível nunca é demais, mas pergunte-se se realmente sua empresa precisa pagar por todo tudo isso.

Analise também se um software eficiente não conseguiria ajudar na segurança do seu site, já que sua empresa apenas está começando e ainda não tem tantos clientes. 

Conhecer o seu negócio significa entender o lugar em que ele se encontra e saber onde você quer chegar.

Pode ser que em algum momento você precise de todo o espaço e segurança que um plano maior oferece, mas primeiramente você precisa crescer e prosperar no concorrido mercado. 

Conclusão 

Negócios online envolvem diversos tipos de gastos e reduzir os custos com servidores nem sempre é tarefa fácil. 

Entender qual é a realidade do seu negócio, o tamanho dele e quais são as suas perspectivas de crescimento a curto prazo, é sempre importante.

Dessa forma, você vai conseguir entender quais são os verdadeiros custos que você precisa ter e assim começar a reduzir todos eles.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: