5 livros sobre branding que todo marqueteiro deve ler

23/02/2019 às 19:21 Marketing

5 livros sobre branding que todo marqueteiro deve ler

O marketing digital está cada vez mais focado no branding. A construção de uma marca forte e de diferenciais competitivos é uma maneira bastante eficiente de destacar um negócio ou um profissional num universo digital tão concorrido.

Nesse texto, vamos listar alguns livros sobre branding para lhe ajudar a criar uma marca forte.

Diferente do modelo de consumo da sociedade antes da transformação digital, atualmente os consumidores possuem uma maior gama de informações sobre qualquer assunto.

Isso os deixa bem mais exigentes do que antigamente e reforça a necessidade de ter uma boa estratégia de branding.

Hoje em dia, quem faz o sucesso de uma marca são os próprios consumidores e não mais os meios tradicionais de comunicação.

Se uma marca ficava conhecida antigamente pelos comerciais de TV, hoje ela tem como um termômetro de sucesso, o engajamento e um bom NPS.

E onde o branding entra nessa brincadeira? É simples! O branding busca a construção de uma marca de sucesso. E para isso, é preciso adotar estratégias e criar uma identidade original para um negócio.

Dessa forma, sua empresa criará gatilhos na mente dos consumidores para que eles recomendem a sua empresa.

O branding é o caminho para tornar a sua marca memorável. Um bom exemplo de branding é a Coca Cola, a empresa criou um ideal por trás do produto e hoje o refrigerante tem uma identidade forte e representativa no mercado mundial.

Quando falamos de marca forte, podemos simplificar dizendo que o objetivo final do branding é fazer as pessoas se conectarem positivamente com o seu negócio. É esta conexão que gera uma promoção gratuita e leva o seu negócio ao sucesso nos diais atuais.

Agora, vamos direto ao assunto. Depois desse resumo sobre branding e sua importância, veja abaixo nossa lista de livros sobre o assunto para lhe ajudar a criar uma identidade forte para sua marca. Confira:

On Branding

Este livro é de autoria de um dos principais gurus do branding, o americano David Aaker. No livro, o autor aborda o tema com uma linguagem simples e destrincha os 20 maiores princípios do branding.

Dessa forma, o leitor pode escolher por onde começar a leitura e depois ir interligando um princípio com os demais, sem precisar ler os tópicos em ordem. Todos os conceitos abordados por Aaker no livro buscam mostrar quais são os fatores essencial para a construção de uma marca de sucesso.

Confira também: Revenda de hospedagem – Por que WHM/cPanel?

What is Branding?

“O que é branding?”, na tradução literal para o português é um livro escrito por Matthew Healev que exemplifica o que falamos no começo do texto.

O autor mostra como a transformação digital mudou o modelo de consumo e como o branding passou a ser central para o sucesso de uma marca.

Healey mostra com uma linguagem simples e objetiva como se deu essa mudança de conceitos e relações comerciais nos últimos anos.

O autor indica que nos últimos tempos, uma marca de sucesso passou pela satisfação do cliente. E essa satisfação é construída pelo branding, com o objetivo não só de venda, mas de geração de uma experiência agradável.

O livro explica quais são os principais fatores que devem ser exploradas para uma gestão de marca eficiente e que possa gerar resultados.

Healey apresenta estudos de caso para mostrar aos leitores como é possível trabalhar com o branding em diferentes culturas e aproveitar o máximo as oportunidades de negócio que surgirem.

Branding para empreendedores

O livro é de autoria de um especialista em branding, o brasileiro Marcos Bedendo.

Por ter uma formação acadêmica e também uma experiência prática, o autor busca mesclar conceitos e explica facilmente como novos empreendedores podem montar e aplicar uma estratégia de branding.

Branding para empreendedores é um livro que facilita a vida de empreendedores em diferentes momentos.

Possibilitando não só a construção de uma marca do zero como uma reconstrução de uma marca.

E o melhor, é que o livro não foi escrito por estrangeiros, Bedendo é um profissional que conhece a fundo o mercado de mercado e as estratégias de gestão de marcas aplicadas nas empresas do país.

Isso pode dar uma visão geral de como o branding funciona no Brasil.

Baixe o Ebook Como abrir um negócio sem gastar muito.  

E se você fosse uma marca

Esse livro é de autoria de Aldo Wandersman e foca na construção de uma marca pessoal.

E num Brasil onde o número de profissionais freelancers crescem diariamente, é preciso saber como se valorizar como profissional e criar uma estratégia de branding para construir uma marca pessoal forte no mercado.

O livro divide a construção de uma marca pessoal em quatro etapas, são elas: fundação, posicionamento, embalagem e promoção.

Os tópicos ajudam os profissionais de marketing a entender como eles podem construir uma marca em cima de si próprios.

Todo o livro visa mostrar para o leitor como criar uma percepção de destaque em torno do seu público alvo e isso pode lhe garantir mais oportunidades de negócio.

Gestão estratégica de marcas

Esse livro é uma das principais referências sobre branding.

Gestão estratégica de marcas é de autoria do professor de marketing Kevin Lane Keller e tem uma adaptação brasileira feita pelo criador do comitê de branding da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Marcos Machado.

Como o nome já indica, o livro centra seu discurso sobre a construção de um planejamento estratégico de marketing.

O autor busca enfatizar como é possível montar um plano de marketing para uma gestão de marca eficiente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: