5 livros obrigatórios na estante do design gráfico

10/08/2018 às 14:41 Ajuda

5 livros obrigatórios na estante do design gráfico

A criatividade, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas um dom que apenas algumas pessoas nascem com ele.

É verdade que muitos tem uma disposição para serem mais criativos, mas mesmo essas pessoas precisam exercitar essa função para que ela possa ser realmente trabalhada.

Trata-se de muito esforço, muito estudo e muito trabalho. E também um pouco de pré-disposição, mas esse definitivamente não é o fator mais importante.

E sabendo disso, podemos tomar como exemplo uma profissão que tem na criatividade um de seus principais pilares, que é o caso da profissão de designer, para mostrar como ela pode e deve ser trabalhada para que você seja um profissional cada vez melhor.

A teoria e a prática precisão estar em harmonia para a evolução seja constante. Em outras palavras, isso significa que os trabalhos precisam ser feitos ao mesmo tempo em que os estudos nunca devem parar.

E é por essa razão que separamos uma lista de 5 livros obrigatórios na estante do designer gráfico.

Com essa lista você vai aprender não só a exercitar a criatividade, mas a evoluir usando todas as técnicas e conceitos utilizados pelos melhores designers do mundo. Vamos à lista?

Thinker Toys – Manual de Criatividade e Negócios

Do autor Michael Michalko, o livro é uma verdadeira chave para um lugar onde você provavelmente nunca imaginou que existia.

A obra do autor ajuda, principalmente, a exercitar os seus pensamentos voltados a ter ideias. Sabe aquele mito de que você tem que esperar uma ideia chegar no momento certo?

Esqueça-o. Aqui, o autor mostra para você como chegar até ela, através de diversas formas de brainstorms.

É um livro obrigatório na estante do designer gráfico e também essencial não só para quem precisa buscar ideias e não sabe por onde começar, mas também para qualquer designer que sabe que a criatividade não é algo que se alcança do nada, mas com muito conhecimento, muita técnica e, principalmente, com muito esforço.

Teoria do Design Gráfico

Teoria do Design Gráfico não somente um livro que todo iniciante deveria ler, mas essencial para qualquer designer, seja ele gráfico ou não.

A autora Helen Armstrong reúne aqui 24 dos mais importantes textos da teoria do design, que falam desde conceitos básicos até alguns mais complexos, reunindo autores como Wolfgang Weingart, Herbert Bayer, Aleksandr Ródtchenko, El Lissítzki, entre outros.

Com todo esse conjunto de conhecimentos em uma única obra, esse se torna, sem dúvidas, um dos livros obrigatórios na estante do designer gráfico.

A designer's art

Um clássico de Paul Rand, um dos mais importantes designers gráficos do século passado. 

Considerado por muitos como o pai da marca moderna, o diretor de arte e designer gráfico americano Paul Rand é mais conhecido por seus designs de logo para grandes clientes como IBM, UPS e NeXT.

Além desse, ele também é autor de outros clássicos para designers como Design, Form e Chaos.

Em “A desginer’s art”, ele explora o processo de design gráfico em geral dentro de 27 ensaios: por que é importante; o impacto que pode ter na sociedade; o que funciona, o que não funciona e, mais importante, por quê.

Se você está iniciando no mundo do design, esse é um nome que com certeza deve estar em sua lista de prioridades.

O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet. Eles possuem custos a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Intuição, ação e criação

O livro de Ellen Lupton faz o leitor aprender não só a importância de criar imagens, mas o ensina como chegar nos melhores resultados.

É um livro muito baseado nos processos mentais que temos e que os usa para ensinar a criar ideias, que por sua vez, se tornam imagens.

Aqui os conhecimentos em design são aplicados de forma prática e mostrados como você pode usá-los para obter bons resultados em seus trabalhos.

É uma leitura simples e prazerosa, principalmente para quem gosta do assunto e faz com que muitas das principais perguntas que todo designer iniciante possui, simplesmente desapareçam.

Uma das leituras mais completas dessa lista e, portanto, merece uma atenção especial.

Você também pode se interessar: Como criar um blog?

Como ser um Design Gráfico sem vender sua alma

O título curioso e engraçado instiga o leitor a querer saber mais sobre o que se trata essa obra.

Aqui, o texto do consultor de design e escritor Adrian Shaughnessy é um manual de carreira prático para ajudar a lidar com as vantagens e desvantagens da indústria do design moderno.

Como o título sugere, no centro está a premissa de que, uma vez que você está formado e dá seus primeiros passos na vida profissional, corre o risco de se estabelecer em projetos simples e insatisfatórios se você não for cuidadoso.

O livro de Shaughnessy é um manual para designers de mentalidade independente que preferem trabalhar em algo mais significativo e gratificante e, como tal, está repleto do tipo de conselho que você não aprenderá na faculdade.

É muito importante, dentro de sua carreira, aprender a fazer as escolhas certas para não acabar preso. Dentro da nossa lista, é o livro que mais fala do mercado de uma forma geral e, por isso, uma leitura essencial.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Gostou de saber quais são os 5 livros obrigatórios na estante do designer gráfico?

Assim como falamos no início do texto, nem sempre é fácil conciliar o encaminhamento profissional e continuar os estudos.

Mas é importante saber que essas duas coisas nunca podem estar separadas.

Enquanto você evolui como profissional, os livros são ferramentas uteis e que também te fazem crescer como ser humano.

Adquirir mais conhecimento de sua área não é algo que precisa estar atrás de um objetivo concreto, mas que pode estar atrás da pessoa que você é, unindo todos os pontos citados no texto hoje. Por isso nunca deixe de aprender.

Busque conhecimento sempre. E lembre-se que os livros são um ótimo caminho para isso.

Gostou de nosso post? Compartilhe: