5 itens de segurança para se preocupar na sua aplicação php

18/12/2017 às 18:10 Hospedagem de Sites

5 itens de segurança para se preocupar na sua aplicação php

Falhas de segurança em servidores web são bastante comuns e atualmente estão cada vez mais em evidência.

É preciso se atentar a alguns itens de segurança e ter um bom suporte, que esteja preparado e conheça as principais ameaças ao sistema, e claro, saibam como resolvê-las e evitá-las.

Garantir a segurança de uma aplicação em php não é fácil, existem diversos processos que devem ser realizados para evitar invasões e o uso de dados e recursos de forma ilegal.

O importante é estar sempre atento a esta questão, que é de suma importância para o bom desempenho do seu site na internet.

O que é uma aplicação php?

O PHP é uma linguagem de programação utiliza na maioria dos sistemas operacionais como o Windows, Mac Os e Linux.

O formato é suportado pela maioria dos servidores de hospedagem atualmente, trabalhando tanto como módulo ou como um processador CGI.

Usando essa linguagem é possível ter liberdade de escolha, optando pelo melhor sistema operacional e pelo melhor servidor web.

Também é possível criar uma programação estruturada ou orientada a objeto, em resumo, uma mistura dos dois modelos.

As possibilidades com o PHP não se limitam a geração de HTML. É possível gerar imagens, arquivos em PDF e animações em flash.

É possível criar padrões de texto como o XHTML e arquivos XML.

Uma das principais características dessa linguagem é oferecer suporte aos mais variados banco de dados, sejam eles extensões específicas ou camadas de abstração.

O PHP também tem suporte para comunicação com outros serviços utilizando protocolos como o HTTP e o POP3, além de suportar o intercâmbio de dados WDDX, utilizado em praticamente todas as linguagens de programação de websites.

Dicas para manter sua aplicação PHP sempre segura

Confira abaixo alguns itens e dicas que irão te ajudar a manter sua aplicação php totalmente segura:

Utilize certos operadores

Os operadores e podem evitar a perda de tempo com bugs do sistema. Algumas funções de PHP tem um valor booleano, ou seja, tem dois valores, principalmente quando as funções são strings.

Nestes casos, é recomendado o uso desses operadores para normalizar possíveis falha de segurança.

Valide dados externos

Validar todos os dados externos de uma aplicação PHP é essencial, já que estes podem ser manipulados e por isso merecem muita atenção. A validação evita ataques como XSS e SQL Injection.

Por isso valide cookies e dados externos vindos de terceiros como RSS. Existem diversas validações nativas disponíveis no PHP.

Limite o tempo das sessões

Fazendo isso, por mais que cibercriminosos consigam acessar o seu sistema, eles terão pouco tempo para agir dentro da sua aplicação.

Essa ação provavelmente vai diminuir os estragos que hackers podem fazer na sua aplicação, evitando o roubo de dados importantes e graves modificações nos códigos de programação.

Monitore todos os login dos usuários

Assim é possível bloquear o IP de origem de usuários que tentem e errem mais de três a senha para entrar no servidor.

Também é possível adicionar um captcha para colocar mais dificuldades a alguns tipos de ataque.

Restrinja o acesso às pastas do sistema

Coloque permissões para o acesso a pelo menos as pastas principais de sua aplicação.

Isso evitará a execução de comando ou modificações em pastas que sejam importantes dentro da linguagem adotada pelo seu site.

Confira também qual é a melhor hospedagem para site.

Tenha controle sobre os erros

Controle todas as exceções e erros que acontecem eventualmente em seu sistema.

É importante monitorar os erros, já que eles podem exibir dados de sua aplicação, por isso destine alguns arquivos de log para registrar os erros e acompanhe em tempo real.

Valide todos os arquivos antes de salvá-los em sua aplicação

Por precaução, o certo a se fazer é validar todos os arquivos antes de salvá-los em seu servidor, evitando subir arquivos que possam ser executados, o que pode causar danos graves a sua aplicação PHP.

Validar apenas a extensões dos arquivos não deixará sua aplicação segurança, já que é possível manipular os dados durante o envio.

Proteja sua aplicação contra acessos HTTP

O conteúdo de alguns dados de configuração do seu sistema como extensões ini, XML e txt pode ser visível ao serem acessadas por qualquer navegador, ou seja, elas estão expostas para todos na web.

Isso pode prejudicar o seu servidor, se nelas conterem informações confidenciais como senhas e outros códigos da sua aplicação.

Para não dar chance para esse tipo de vulnerabilidade em sua aplicação PHP é preciso proteger os diretórios que contenham arquivos de grande importância para o seu servidor, os deixando guardados e inacessíveis a acessos externos.

Problemas com servidores compartilhados

Optar por servidores de hospedagem compartilhados pode parecer uma boa opção pelo valor mais em conta, mas tudo tem um preço.

Existem diversos problemas de segurança que deixam sua aplicação vulnerável quando se usa soluções de hospedagem compartilhada.

Crie senhas difíceis

Nunca crie senhas fáceis, isso é um atrativo para hackers tentarem invadir sua aplicação. De preferência, escolha senhas que misturam letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Também não é aconselhável utilizar senhas que tenham combinações pequenas e evite ter apenas uma senha para tudo referente ao seu site.

Além da criação de senhas mais fortes, você deve buscar modificar periodicamente, mudando-a de três ou três meses, ou até em menos tempo se perceber que sua aplicação vem sofrendo com várias tentativas de invasão.

Alterando sua senha com frequência, você irá se prevenir contra-ataques de hackers que terão mais trabalho para conseguir invadir a sua aplicação e roubar seus dados.

Cuidar da segurança de uma aplicação PHP é essencial, já que ela é uma das mais utilizadas para a construção de sites de empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação.

Essa linguagem de programação tem inúmeras funções de texto que se encaixam perfeitamente com o layout diferentes, pensados para o segmento corporativo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça nosso serviço de hospedagem de site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: