Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas para proteger seu website de ameaças virtuais

15/11/2017 às 18:40 Hospedagem de Sites

5 dicas para proteger seu website de ameaças virtuais

Com o crescimento de negócios virtuais, o número de sites e blogs aumentou bastante nos últimos anos. Com a maior demanda, os ataques e acessos sem autorização feitos por criminosos virtuais também cresceram na mesma medida. Por isso, é preciso proteger seu site contra todos os tipos de ameaças virtuais. Não são apenas sites de grandes empresas e com grande tráfego que são visados por hackers, as invasões atingem a todos. Sites pequenos são bastante visados, já que em geral, a segurança deles é mais fraca e, portanto, são mais fáceis se sofrerem ataques.

Nesse quesito, os grandes portais, até pela necessidade já contam com uma proteção bem mais robusta, alguns ainda possuem equipes especialidades para cuidar da segurança da aplicação.

Leia ainda sobre hospedagem de site barata em nosso blog!

Por que meu site precisa de proteção?

Antes de mais nada, você precisa se atentar ao que já falamos acima, todos os sites são visados e correm riscos de serem invadidos ou tomados por criminosos, e sim, a preocupação é real e este assunto deve ser levado a sério.

Sites pequenos costumam a sofrer invasões no momento em que começam a se destacar, ou seja, começa a ranquear melhor no Google, começando a adquirir um certo público ainda pequeno, mas significativo.

Mesmo com a marca ainda desconhecida, sabemos que através de técnicas de SEO é possível tornar um site ou um blog conhecido e colocá-lo na primeira página do Google, o que chama muita a atenção dos invasores.

Com o aumento do destaque do seu site, mais protegido ele deve estar, já que com o crescimento da concorrência, muita gente estará de olho nele, inclusive hackers que passam boa parte do tempo procurando sites bem posicionados para realizar invasões e utilizar seu tráfego para enganar internautas e cometer mais crimes, além de claro se ter a possibilidade de invejosos buscarem invadir seu site para tirá-lo do ar, por exemplo.

Lembre-se busque sempre estar atento para proteger seu site na internet, porque quanto maior for o crescimento da aplicação, ela será alvo de criminosos virtuais, o que pode gerar muita dor de cabeça pra você e fazer com que seu negócio perca lucro e tempo, o que é valioso no mercado digital.

Confira algumas dicas para conseguir proteger seu site de ameças virtuais:

Defina as permissões de usuários

Os seus próprios colaboradores são os pontos mais fracos em relação a segurança de seu site. Por que? Simplesmente, porque se eles tem permissão para fazer tudo e não tem uma diretriz de como certas ações devem ser feitas, eles acabam por abrir brechas para invasões em seu site.

Cada vez que for adicionar um novo administrador ou usuário ao painel do seu site, defina o que aquela pessoa fará em seu site e dê somente as permissões necessárias para ela. Esse cuidado simples e fácil de ser realizado, pode evitar que grandes estragos sejam feitos, já que por mais que a conta de um colaborador poder ser invadida, com as restrições permissivas, a invasão não terá grandes efeitos.

Crie boas senhas e códigos fortes

É muito importante que você como administrador crie senhas fortes para cada um de seus colaboradores. Utilizar códigos fortes e inimagináveis irá dificultar a descoberta de criminosos virtuais.

Procure impor orientações rígidas para criação de senhas, sugerindo sempre o uso de, pelo menos, 12 caracteres, mistura entre letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. O mais importante é garantir que todos tenham senhas fortes, com combinações difíceis de serem descobertas, se ao menos um de seus usuários tiver uma senha mais fraca, isso pode afetar a segurança de seu site.

Além de criar senhas fortes, também é preciso e recomendado realizar a troca frequente das mesmas. Outra dica importante é evitar salvar a senha utilizada para logar no painel de administrador do seu site em seu computador, e nunca cogitar salvar o código em computadores de redes públicas ou de amigos.

Confira também o que é gerenciamento de servidores.

Mantenha seu computador e sua rede seguros

Não adianta nada seguir as dicas acima, se o seu computador e o de seus colaboradores estiverem desprotegidos. Sua rede deve estar protegida por um forte e atualizado antivírus e um bom antispyware.

Estes softwares deixarão sua rede mais segura e evitará que programas ou aplicações maliciosas entrem ou sejam instaladas para extrair dados importantes de seu negócio. Se o seu servidor de hospedagem tiver a opção da utilização de uma conexão segura via “https”, também é indicado escolhê-la.

Essa conexão é mais segura e protege os dados trocados entre computadores e o painel de controle do seu site através da criptografia, o que torna mais difícil a intromissão de criminosos. Caso utilize um FTP, busque utilizar o protocolo SFTP para diminuir os riscos de alguma invasão através dos dados trafegados em seu site.

Mude seus logins

Assim como na questão de senhas, é preciso redefinir seus logins após contratar o serviço de painel de administrador. A grande maioria vem padronizado com o nome ‘admin’, o que é um tipo de login bastante comum e mais fácil de ser invadido.

Com o prefixo como login, é possível que hackers consigam invadir seu site através de técnicas que burlem os códigos da aplicação e encontram vulnerabilidades no sistema.

Faça o backup de todos os dados

O backup é uma prática muito recomendada para resolver problemas de invasões de sites de forma rápida. Apesar de não impedir ataques, realizar um backup do seu site, pode ser de grande adianto para você economizar tempo.

A cópia de segurança criada através de um backup são todos os arquivos utilizados em seu site, ou seja, todos os seus dados, o que é fundamental e devem ser restaurados o mais rápido possível em casos de invasões hackers.

Fique atento e previna ataques. A qualquer sinal de invasão, por mais simples que seja, faça um backup em seu site e atualize-o usando uma cópia de segurança, isso fará com que seus clientes não deixem de acessar seu conteúdo, até que o suporte de sua hospedagem consiga identificar a origem do ataque.

Gostou? Confira mais dicas em nosso site e baixe o Ebook Site Invadido? E agora? Conheça os planos de gerenciamento de servidor da ISBrasil.

_BANNERREVENDAAQUI

Gostou de nosso post? Compartilhe: