5 dicas para orçamentos matadores

14/08/2019 às 09:41 Ajuda

5 dicas para orçamentos matadores

Envia vários orçamentos, mas fecha poucos negócios? Então, já passou da hora de mudar esse panorama! Neste artigo, vamos dar várias dicas para reformular os seus orçamentos e criar propostas matadores para conquistar mais clientes para o seu negócio.

Criar um orçamento matador é essencial para turbinar as vendas. É nesse documento que estão contidos os principais detalhes da venda, desde o preço, até a descrição do produto, especificações e condições de pagamento e contrato.

Ao mandar um orçamento para o seu cliente, ele deve conter todas as informações importantes e ter gatilhos mentais que possam gerar o interesse para o fechamento da venda.

Quer saber como criar orçamentos matadores? Confira as nossas dicas abaixo:

Destaque as principais utilidades e a importância do seu produto

Quem recebe um orçamento, não está apenas buscando o melhor preço. O cliente está buscando tirar todas as suas dúvidas para fechar o negócio.

Em outras palavras, ele precisa estar bastante convencido que o seu produto/serviço é a escolha certa.

E nada melhor para reafirmar isto que colocar no orçamento, quais são as principais utilidades do seu produto. Demonstre os principais pontos para mostrar ao cliente que a solução que a sua empresa é ideal para o que ele precisa.

Erroneamente, ao criar um orçamento muitos se preocupam apenas com o preço. Na verdade, o ideal é preparar o caminho para o preço, tendo-o como um “gran finale” do orçamento.

Se você listar organizadamente, todos os recursos que seu produto oferece e como ele resolve o problema do cliente, o preço deixará de ser o grande empecilho da contratação.

Fale mais sobre a sua empresa

Falar sobre o produto é muito importante, mas também é preciso falar da empresa. Hoje em dia, nenhum cliente compra qualquer coisa de uma empresa, na qual ele não confia.

Para trazer mais confiança e credibilidade para o seu negócio, o ideal é apresentar a sua empresa ao cliente.

Um ponto chave dessa apresentação é apresentar os diferenciais competitivos da sua empresa. Ainda não sabe o que é isso?

Bom, basicamente, os diferenciais competitivos são pontos que destacam a sua empresa em relação aos concorrentes, algo que ela faz melhor ou que os outros ainda não fazem.

Para dar um exemplo, digamos que você tenha serviço de pronta entrega dos produtos, garantindo que em 24h, ele esteja nas mãos dos clientes e os seus concorrentes demoram mais tempo para entregá-lo.

Esse é um diferencial competitivo da sua empresa.

Esses fatores são essenciais para dar mais credibilidade ao seu negócio. Você consegue mostrar que agregar valor a sua marca e deixar os clientes mais confiantes para fechar negócio.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Liste os resultados que o cliente tende a ter ao comprar o produto

O cliente quer saber de resultado. E esses resultados devem ser mensuráveis para que eles tenham uma percepção de como o produto que estão comprando podem ajudá-los.

Para mostrar estes resultados, você pode recorrer aos cases de sucesso.

Assim, você mostrará como o produto ajudou outros clientes a alcançarem melhores resultados.

Dessa forma, você também tem uma prova social para mostrar, ou seja, um caso verdadeiro do resultado do seu produto no mercado.

Relacione os resultados do produto com os benefícios e utilidades do mesmo, de acordo com o que você listou no tópico acima.

Essa é uma excelente maneira de trazer mais valor para a oferta.

Seja direto ao falar do preço!

Clientes odeiam quando enrolamos no valor do orçamento. Ele deve estar bem claro no documento.

Bom, se você seguiu os passos acima, com toda certeza, não terá dificuldades em falar sobre o preço.

Se você for direto em relação aos valores, possíveis descontos e condições de pagamento, chamará bem mais atenção e cativará o cliente.

Ao ficar em rodeios, buscando explicar minuciosamente os valores, você estará desviando a atenção deles e diminuindo o interesse sobre o produto.

Depois de listar todas as vantagens do seu produto, o cliente estará mais convencido da compra. E mesmo que o preço, a princípio, não lhe agrade, ele não desistirá de imediato.

O máximo que poderá acontecer é uma negociação por um melhor preço. E um abatimento nos valores não é nada, comparado a vários orçamentos sem respostas, não é mesmo?

Faça outras ofertas, após fechar o negócio!

Uma dica que vai além da criação do orçamento é mandar para os clientes, novas propostas atreladas ao orçamento inicial, com novas ofertas.

Assim, você pode buscar aumentar o ticket médio do cliente com a sua empresa.

É lógico, que neste caso, isso deve ocorrer após a compra. Depois de tudo fechado, é que você deve apresentar novas propostas. Isso é essencial para melhorar a experiência do cliente e para evitar desviar a atenção dele no orçamento principal.

Obviamente, a nova oferta deve ter relação direta com a primeira. Nesse momento, o seu cliente já terá feito a compra de um produto, e provavelmente, ele não estará interessado em outros que não sejam similares.

O ideal é que você escolha produtos complementares que possam ser úteis ao produto que acabou de ser comprado.

Assim, você pode levar o cliente a entender, que ele pode melhorar ainda mais e atender melhor as suas necessidades, com a aquisição de outros produtos.

E claro, ofereça descontos consideráveis para fechar a compra.

Afinal, o cliente já comprou um produto mais caro, e com isso para comprar outras peças, ele precisa obter mais vantagens, como descontos e brindes, por exemplo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: