5 dicas para melhorar a gestão do seu negócio

20/12/2019 às 10:41 Ajuda

5 dicas para melhorar a gestão do seu negócio

A crise econômica no Brasil gerou uma grande massa de empreendedores nos últimos anos. Muitos pequenos negócios foram criados para suprir a demissão de um emprego formal ou a busca por uma nova fonte de renda complementar.

O problema é que muitos empreendedores de primeira viagem não conseguem gerir bem seus negócios.

E isso acontece porque eles não tiveram acesso a conhecimento sobre educação financeira. Apesar do número de empresas ter triplicado nessa década, ainda são pouco o número de empresas que conseguem se estabilizar no mercado.

Para ajudar esses novos empreendedores, separamos algumas dicas importantes que podem fazer toda a diferença para a gestão de um negócio. Confira as nossas dicas abaixo:

Faça um plano de negócio

Um dos motivos que levam mais negócios a falência no Brasil é a falta de planejamento.

Sei que é difícil falar em planejamento, principalmente se você está desempregado e depende do dinheiro para pagar as contas, mas montar um plano de negócios é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Faça uma boa pesquisa de mercado, analise seus possíveis concorrentes e procure uma consultoria (o Sebrae presta consultoria gratuita).

O plano de negócios é um documento onde você vai mapear todas as necessidades do seu negócio. Nele, entrarão informações de fornecedores, investimento, concorrentes, clientes, estrutura, etc.

Com todas essas informações, você consegue definir metas e objetivos iniciais, e implementar ações de marketing para dar início a sua empresa.

E com o tempo, fica muito mais fácil, analisar os seus resultados e fazer os ajustes necessários para o crescimento do seu negócio.

Separe suas finanças pessoais das finanças da empresa

Outro erro bastante comum de novos empreendedores é não separar as finanças da empresa das suas finanças pessoais.

É importante separar as contas para ter maior controle sobre o dinheiro. Se você é MEI, por exemplo, pode aproveitar para abrir contas digitais sem tarifas, assim você consegue separar as contas, sem nenhum custo.

Essa é a melhor maneira para evitar usar o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais e vice-versa.

Para conseguir fazer a separação, estipule um valor de um salário para você, a cada receita nova que entra em sua empresa. Assim, você pode separar os montantes e ter menos dificuldade para organizar as suas contas.

Confira também: Revenda de hospedagem barata compensa?

Envolva todos os colaboradores em suas metas

Se você conta com um ou mais funcionários no seu negócio, uma boa dica de gestão é envolvê-los no planejamento do seu negócio.

Centralizar o poder não é uma boa ideia! Faça reuniões com todos os colaboradores, peça opiniões dos mesmos e você verá que chegará a insights valiosos para o negócio.

Geralmente, são os colaboradores que tem maior contato com os clientes. Eles conseguem dar opiniões, com base na sua experiência com os consumidores e isso é valioso para qualquer empresa.

Assim, você pode definir metas e objetivos realistas e apostar em ações de marketing mais efetivas para o seu negócio.

Além disso, manter os colaboradores envolvidos no seu negócio é essencial para dar-lhes mais motivação.

Outra boa maneira de ampliar a participação deles na sua empresa é promover treinamentos, atender necessidades visando melhorar a estrutura de trabalho.

Com isso, você pode aumentar a produtividade e diminuir a rotatividade do seu negócio, o que é fundamental quando se está começando. 

Use a tecnologia a seu favor!

Fazer a gestão de um negócio antigamente era uma tarefa árdua, eram vários relatórios, vários cadernos e livros-caixa, tudo era impresso.

Hoje em dia, existem softwares e aplicativos que possibilitam fazer todo este serviço através de novas tecnologias. Então, aproveite!

Existem muitos serviços que facilitam o controle financeiro de um negócio. Você pode gerir suas contas, gerir o seu estoque, integrar e compartilhar informações com mais facilidade.

Dessa forma, você não fica preso aos papéis, automatizando todos os dados sobre o seu negócio e os seus clientes.

Essa é uma forma de se igualar a seus concorrentes e otimizar o fluxo de vendas e os processos internos. Use toda a tecnologia possível a seu favor.

Se você ainda não conhece bem os serviços, peça ajuda a consultores ou então, peça indicações a outros amigos empreendedores.

Se capacite e capacite sua equipe!

Um dos problemas do mercado nacional é a falta de qualificação. E isso vale para todos os cargos, seja de gestão ou não.

Então, buscar se capacitar e oferecer opções de capacitação aos membros de sua equipe é essencial para otimizar a gestão do seu negócio.

Faça treinamentos, workshops e cursos para se tornar um profissional mais capacitado para gerir o seu negócio.

Fazer uma gestão eficiente de negócios é uma grande responsabilidade, e para isso é necessário conhecimentos técnicos para obter melhores resultados.

Invista em marketing digital

Para otimizar a gestão do seu negócio, é preciso se investir em marketing digital. Assim, você trazer mais audiência para a sua empresa.

Para ter um negócio de sucesso é preciso apostar uma estratégia de marketing que gere reconhecimento para o seu negócio.

Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, coloque a “mão na massa” e busque ampliar a sua audiência através de ações de marketing, seja por meios orgânicos com marketing de conteúdo e inbound marketing ou por meios pagos, como anúncios no Google Ads e no Facebook Ads, por exemplo.

Melhorar a gestão do seu negócio é essencial para o crescimento dele no mercado. Neste artigo, demos muitas dicas simples para que você consiga melhorar a sua gestão sem gastar tanto dinheiro.

Então, vá em frente e trilhe o caminho para o sucesso!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: