5 dicas para criar um e-mail de apresentação matador para sua empresa

29/01/2019 às 09:04 Email Marketing

5 dicas para criar um e-mail de apresentação matador para sua empresa

Ter um e-mail de apresentação matador é importantíssimo para qualquer empresa. E nesse texto, vamos listar algumas dicas para que o seu negócio possa conquistar novos clientes já no primeiro contato.

Apesar de ser uma introdução a uma oportunidade de negócio, um bom e-mail de apresentação pode garantir uma venda em menos tempo e com menos trabalho de sua equipe de vendas.

Esse material já faz parte do cotidiano de muitos vendedores e representantes comerciais de diversas empresas no mercado brasileiro.

E nos últimos tempos, vem ganhando de fato a sua real importância na prospecção de um novo cliente. E por que o e-mail? Bom, esse tipo de contato já é mais popular atualmente, além de ser menos invasivo.

Por esses e outros motivos, uma estratégia de marketing e de vendas deve ter na adoção de um e-mail de apresentação matador, uma ação primordial dentro da jornada de compra do cliente, sendo um modelo que vise converter mais usuários em leads e posteriormente torna-lo um cliente da empresa.

Confira nossas dicas para criar um e-mail de apresentação matador e potencializar a conquista de novos clientes pela sua equipe de venda:

Desperte a curiosidade do cliente e seja objetivo!

Uma das métricas mais importantes para atestar se o seu e-mail de apresentação é realmente matador é a taxa de abertura. E para garantir um bom desempenho, é preciso despertar a curiosidade do usuário para abrir o e-mail.

E por isso, é preciso considerar como importantíssima o campo “assunto” do e-mail. A descrição desse campo deve gerar interesse no potencial cliente.

Pense no assunto como um título de um blogpost, por exemplo. Esse simples campo de poucos caracteres pode potencializar a sua taxa de abertura de e-mails.

Outro ponto que facilita a abertura do e-mail é a objetividade. Não se cria um título que desperte a curiosidade sem que ele seja objetivo. Ambas as intenções estão interligadas.

Além disso, para garantir que outra métrica importante, a taxa de cliques, vá bem, é preciso entregar o que promete no campo “assunto”, dando ao e-mail em si também um caráter objetivo.

A objetividade também é um critério eficaz para despertar o interesse do usuário. Leve em consideração que a grande maioria das pessoas recebe uma enorme quantidade de e-mails e por isso muitos são deixados de lado.

Quanto mais objetivo e instigante você for, maiores são as chances dos usuários escolherem abrir seu e-mail em detrimento de outras mensagens.

Confira também: Como atrair mais clientes para a sua loja virtual.  

Foque numa mensagem específica

Quem usa a internet sabe que nos distraímos por qualquer coisa. Geralmente, os usuários abrem diversas páginas no navegador e vão alternando entre elas.

O ideal para prender a atenção do usuário na leitura do seu e-mail é que ele foque em uma mensagem específica.

Abordar diversos assuntos numa mesma mensagem pode dispersar os usuários, fazendo com eles percam atenção na mensagem que você está tentando passar.

Além disso, focar num único tema, torna possível o aprofundamento do mesmo.

Assim, você pode abordar todos os tópicos necessários para conquistar o novo cliente em seu e-mail de apresentação.

Dessa forma, é possível apresentar a sua empresa, destacando as principais características e aspectos de mercado.

Teste 30 dias nossos serviços de E-mail Marketing!

Mostre o quanto se importa com o potencial cliente!

O lead para virar cliente precisa de estímulos e um deles é se sentir importante dentro da sua empresa.

Por isso, no e-mail de apresentação da sua empresa, busque falar diretamente com o lead, tratando-o pelo nome e utilizando das informações que você possui sobre ele para tornar o contato mais pessoal.

Desse jeito, é possível já propor, de forma coerente, algumas soluções para possíveis problemas que o lead esteja enfrentando.

Busque utilizar de todos os dados possíveis para gerar uma comunicação mais pessoal, que aproxime sua empresa do lead de uma forma natural.

Isso nos leva a outro ponto, é preciso fazer o lead se identificar com o seu negócio. Dito isso, você deve dentro desse e-mail de apresentação inserir as principais vantagens que a sua empresa trará para o cliente.

Qual dos meus problemas a sua empresa pode resolver? Essa é uma pergunta que vem a cabeça do lead e é preciso responde-la de imediato.

É lógico que essa oferta deve ser leve e explicativa, afinal a primeira comunicação é apenas uma apresentação.

Mesmo assim, é preciso fazer o usuário ter uma noção do que sua empresa oferece e como ela lhe pode ser útil.

De acordo com as características e necessidades pessoais de cada usuário, mostre como sua empresa pode ajuda-lo.

Prepare um bom call to action!

Para dar prosseguimento a jornada de compra e aproximar o lead do fundo do funil é preciso contar com boas CTAs.

As call to action, ou em português, chamada para ação são essenciais no e-mail de apresentação.

A sua intenção é prolongar o contato com o usuário, por isso ter uma call to action eficiente, pode destacar o e-mail e melhorar a sua porcentagem na taxa de cliques.

Uma boa chamada para ação é aquela que gera impacto, é curta e objetiva.

O ideal é que você use pequenas expressões que possam instigar os usuários a realizarem a ação que você determina no fim do e-mail.

Faça testes A/B

Nossa última dica de e-mail matador é em relação a necessidade dos testes A/B para confirmar a criação de um e-mail de apresentação matador.

Então, busque testar vários formatos de e-mail, variando cada ponto que falamos acima como o campo assunto, a call to action, a linguagem, entre outros, para poder aparar as arestas e formatar um modelo que seja imbatível para conquistar clientes que tendem a se interessar pela sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: