Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas para acelerar site Joomla

23/05/2019 às 18:27 Ajuda

5 dicas para acelerar site Joomla

A internet faz parte da vida de todos nós e isso é inegável. E hoje é em dia, é muito comum que estejamos acostumados a receber e passar informações o mais rápido possível.

Isso significa que a velocidade do seu site é uma das coisas com as quais você mais deve se preocupar. Pensando nisso e nas novas plataformas que surgem a todo momento para a criação e o desenvolvimento de páginas, separamos 5 dicas para acelerar o site Joomla.

Quer saber quais são elas? Leia o texto até o fim e confira! Mas antes, você pode estar se perguntando: joomla o que é isso?

O que é Joomla?

Podemos definir Joomla como um sistema de gerenciamento de conteúdo livre que permite criar e gerenciar facilmente um site dinâmico.

Isso significa, na prática, que é uma plataforma que permite que você a transforme e na qual você pode criar seus sites de uma maneira bastante livre.

Apesar de não ser o único sistema que permita isso, o Joomla é tem crescido cada vez mais nos últimos anos e se tornado um dos mais populares, principalmente entre os entusiastas da criação de sites.

Por isso é uma excelente opção para quem deseje desfrutar das vantagens de ter um blog.

Uma das grandes vantagens do Joomla é que existem centenas de extensões gratuitas escritas para esse sistema, que permitem que os usuários estendam suas funcionalidades e personalizem de acordo com seus próprios objetivos.

Por outro lado, existem alguns problemas que podem fazer com que um site baseado em Joomla fique um pouco mais lento.

Por que o Joomla pode ter problemas de velocidade?

Antes de mais nada, é necessário falar que as questões que envolvem a velocidade de um site Joomla não tem a ver diretamente com o tipo de sistema que é utilizado para a criação do site.

O que acontece é que existem problemas gerais na internet e que também podem se apresentar dentro desse tipo de plataforma.

Falamos sobre problemas como extensões que são pesadas demais para o servidor que você possui, por exemplo, o que pode fazer com que o tempo de espera para carregar uma página em seu site seja maior do que o planejado.

Outro problema que pode ser enfrentado é quando as imagens não estão corretamente compactadas e ocupam muito mais espaço do que deveriam. São problemas possíveis de serem solucionados e exatamente por isso é necessário falarmos sobre eles.

Você já conhece o nosso serviço de hospedagem de site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Dicas para acelerar o site Joomla

Agora que você já entendeu o que é e por que esse tipo de site por ter problemas de velocidade, chegou a hora de mostrarmos as 5 dicas para acelerar o seu site Joomla e que podem ser essenciais para que esse problema seja resolvido de uma maneira fácil:

  1. Teste a velocidade do seu site
  2. Remova extensões que você não usa
  3. Habilite o cache
  4. Otimize suas imagens
  5. Mantenha suas extensões atualizadas

Teste a velocidade do seu site

Antes de começar a otimizar seu site para fazer com que ele fique mais rápido, é essencial verificar seu desempenho atual.

Esse pode ser o seu ponto de partida que você pode comparar com os resultados após o final de todas as melhorias.

E é apenas com esse tipo de comparação que você consegue saber se o seu site realmente melhorou após as modificações.

Existem diversas opções de sites que podem ajudar você a avaliar o desempenho do seu site. O mais popular neste momento, como o Google Page Insights, por exemplo.

Remova extensões que você não usa

Outra importante dica para acelerar o seu site baseado em Joomla. É muito comum que, quando começamos a usar a plataforma, diversas extensões saltem aos nossos olhos e que nós queiramos usar todas elas de uma vez.

Porém, é necessário saber também o que não usar para que a velocidade não fique comprometida. 

A nossa dica aqui é: remova os plugins desnecessários e instale o peso leve e precise de extensões específicas do Joomla.

Habilite o cache

Se o armazenamento em cache estiver desabilitado, quando um usuário visitar uma página, todos os dados precisarão ser carregados em cada vez que ele entra na página.

Como você pode imaginar, esse processo leva algum tempo e pode fazer com que muitas pessoas percam a paciência.

Ao habilitar o cache do Joomla, se alguém visitar seu site pela primeira vez, todos os dados serão armazenados em cache como um conteúdo mais leve e mais rápido que será carregado para todos os próximos visitantes. Essa é, sem dúvidas, uma das principais dicas para acelerar o site Joomla.

Otimize suas imagens

Essa dica é bastante simples, mas muito importante.

Assegure que todas as imagens que você usa em seu site estão otimizadas, ou seja, compactadas para não terem um tamanho gigantesco, já que isso interfere diretamente na velocidade do site.

Mantenha suas extensões atualizadas

As atualizações de extensões que você usa no seu site sempre incluem novidades que visam superar certas limitações e adicionar mais força ao desempenho geral do site.

Enquanto o Joomla está crescendo todos os dias para a contribuição de código aberto, a consequência nos apresenta a atualização frequente do Joomla com as possibilidades de velocidade do site, porque cada versão atualizada vem com vários aprimoramentos de código.

O mesmo acontece com as extensões, por isso é tão importante os manter atualizados, já que dessa forma você vai ter o que precisa de cada uma dessas extensões.

Conclusão

E aí, o que achou das nossas 5 dicas para acelerar o site Joomla? Quais delas você pode implementar para o seu negócio? Quais outras você também implementaria?

Saber o que fazer para que o envio e o recebimento de dados seja feito de forma cada vez mais rápida, significa saber como se comportar no mundo dos negócios digitais, o que é um ótimo sinal para o seu negócio prosperar. Em tempos onde a velocidade é fundamental, nada melhor do que contar com dicas como essas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: