Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas essenciais para divulgar serviços de programação

29/08/2019 às 14:41 Marketing

5 dicas essenciais para divulgar serviços de programação

Muitos programadores estão se aventurando na carreira freelancer e isso traz uma necessidade: divulgar bem os serviços para atrair mais clientes. Porém, profissionais da área oferecem resistência em divulgar  serviços ou não sabem como fazê-lo.

Se você está pensando que basta saber programar para arrumar clientes, você está errado. É preciso antes de tudo saber como divulgar serviços.

Como divulgar meu trabalho

Assim como em outras carreiras freelancers, o programador precisa aprender a divulgar os seus serviços, reforçando a sua reputação e destacando a sua imagem no mercado.

Se você almeja ser um programador freelancer de sucesso, terá que aprender muito mais do que as linguagens de programação, terá que saber como fazer o seu marketing pessoal.

Freelancer programação

A carreira freelancer envolve outras responsabilidades que vão além do conhecimento em programação para alcançar o sucesso. Além de dominar e prestar bons serviços, você deve encontrar formas de fazer o seu trabalho ser visto e reconhecido no mercado.

E isso nunca é fácil, foi por isso que criamos este artigo para lhe ajudar dando dicas para divulgar os seus serviços de programação.

Assim você pode conseguir mais jobs e ter uma carreira estável como programador freelancer, confira as dicas abaixo:

  1. Tenha um bom site/portfólio de seus trabalhos
  2. Seja ativo nas redes sociais
  3. Tenha seu próprio blog
  4. Seja ativo em comunidades de programação
  5. Esteja por dentro das tendências

Tenha um bom site/portfólio de seus trabalhos

Ter um site é a melhor maneira de criar um portfólio de programação. Isso porque com um site, é possível trabalhar SEO para destacar o seu trabalho organicamente e através de anúncios no Google.

Quando usamos um serviço de portfólio, acabamos ficando presos as limitações impostas por essas ferramentas.

E ao criar o seu próprio site não, além de servir para apresentar seu portfólio, ele pode ser muito útil para mostrar o que você sabe fazer, basta adotar um bom layout.

Essa é uma excelente maneira de centralizar todos os seus projetos e gerar mais credibilidade em potenciais clientes.

Seja ativo nas redes sociais

As redes sociais também são uma boa pedida para programadores. Através de páginas no Facebook e perfis comerciais no Instagram, por exemplo, você pode mostrar o seu dia a dia de trabalho.

Parece balela, mas muitas pessoas se interessam pela rotina de um programador.

Assim, você tem a chance de atrair mais seguidores, e consequentemente, mais clientes.

Essa é uma maneira de mostrar a sua capacidade e o seu conhecimento na área gratuitamente, apenas fazendo posts e stories sobre determinado trabalho ou tema da área de programação ou dando dicas práticas, por exemplo sobre como escolher a melhor hospedagem de site.

Tenha seu próprio blog

A maioria dos sites institucionais de profissionais freelancers contam com um blog. Escrever textos na internet é uma excelente maneira de gerar autoridade.

Dessa forma, você pode se destacar no mercado, influenciando outros programadores e atraindo mais tráfego para o seu site. Isso potencializa as chances de novos jobs.

O conhecimento deve ser compartilhado e nada melhor para fazer isto do que em um blog. Isso pode ampliar o seu alcance no mercado de programação e atrair novos convites de trabalho, e também para a participação em eventos de negócios, etc.

Outra possibilidade trazida com a criação de um blog é a chance de mostrar o seu conhecimento em outras plataformas.

Fazer parcerias de guest post, por exemplo, pode lhe ajudar a alcançar um público grande, sem gastar um centavo com isso.

Parece que estou sendo marqueteiro demais, eu sei disso, mas é preciso entender que investir na sua imagem pessoal é essencial para o sucesso da sua carreira freelancer.

Seja ativo em comunidades de programação

Uma das maneiras mais efetivas de ficar conhecido no mundo da programação é participar de comunidades da área.

Existem grupos e fóruns sobre linguagens de programação e frameworks, onde você pode participar para tirar dúvidas, e principalmente, compartilhar o seu conhecimento com os demais.

Sites como o GitHub, por exemplo, são excelentes oportunidades para divulgar seus projetos e mostrar as suas capacidades como programador.

Muitos dos principais frameworks do mercado são mantidos por comunidades da plataforma, então se manter atualizado sobre o assunto e participar ativamente da comunidade é excelente para se manter em destaque.

Esteja por dentro das tendências

Ao trabalhar como programador freelancer, você estará competindo com outros profissionais e empresas, por isso é importante estar sempre por dentro das tendências para igualar a competição com os demais.

Novas linguagens, frameworks, métodos de programação, surgem o tempo todo e para prover os melhores trabalhos possíveis é necessário sacar de tudo.

A nossa dica para facilitar a sua busca por novas experiências é acompanhar sites da área, ouvir podcasts, ver vídeos em canais no Youtube, tudo o que possa lhe agregar mais conhecimento.

Conclusão

Como vimos, divulgar o seu trabalho de programador freelancer não tem nenhum mistério. Basta estar antenado no mercado e achar as melhores formas de se autopromover.

Organize bem os seus trabalhos e pesquise em quais canais se encontram os seus clientes.

O marketing pessoal é extremamente importante para freelancers, já que é preciso encontrar meios baratos ou gratuitos de divulgar os próprios serviços.

Lembre-se que no mercado, você não estará competindo apenas com outros freelancers, mas também com empresas maiores que possuem mais recursos para divulgação.

Monte a sua estratégia com sabedoria, atue nos canais onde o seu público-alvo está mais ativo, teste formatos de conteúdo, e com o tempo, você estará com uma estratégia eficiente de marketing e terá vários jobs para fazer todo mês.

Viver como programador freelancer é possível, acredite nisso! Basta saber os caminhos para atuar na área e conseguir conquistar clientes em meio a uma concorrência bastante acirrada.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: