5 dicas essenciais para divulgar serviços de programação

29/08/2019 às 14:41 Marketing

5 dicas essenciais para divulgar serviços de programação

Muitos programadores estão se aventurando na carreira freelancer e isso traz uma necessidade: divulgar bem os serviços para atrair mais clientes. Porém, profissionais da área oferecem resistência a promoção pessoal de serviços ou não sabem como fazê-la.

Se você está pensando que basta saber programar para arrumar clientes, você está errado.

Assim como em outras carreiras freelancers, o programador precisa aprender a divulgar os seus serviços, reforçando a sua reputação e destacando a sua imagem no mercado.

Se você almeja ser um programador freelancer de sucesso, terá que aprender muito mais do que as linguagens de programação, terá que saber como fazer o seu marketing pessoal.

A carreira freelancer envolve outras responsabilidades que vão além do conhecimento em programação para alcançar o sucesso. Além de dominar e prestar bons serviços, você deve encontrar formas de fazer o seu trabalho ser visto e reconhecido no mercado.

E isso nunca é fácil, foi por isso que criamos este artigo para lhe ajudar dando dicas para divulgar os seus serviços de programação.

Assim você pode conseguir mais jobs e ter uma carreira estável como programador freelancer, confira as dicas abaixo:

Tenha um bom site/portfólio de seus trabalhos

Ter um site é a melhor maneira de criar um portfólio de programação. Isso porque com um site, é possível trabalhar SEO para destacar o seu trabalho organicamente e através de anúncios no Google.

Quando usamos um serviço de portfólio, acabamos ficando presos as limitações impostas por essas ferramentas.

E ao criar o seu próprio site não, além de servir para apresentar seu portfólio, ele pode ser muito útil para mostrar o que você sabe fazer, basta adotar um bom layout.

Essa é uma excelente maneira de centralizar todos os seus projetos e gerar mais credibilidade em potenciais clientes.

Seja ativo nas redes sociais

As redes sociais também são uma boa pedida para programadores. Através de páginas no Facebook e perfis comerciais no Instagram, por exemplo, você pode mostrar o seu dia a dia de trabalho.

Parece balela, mas muitas pessoas se interessam pela rotina de um programador.

Assim, você tem a chance de atrair mais seguidores, e consequentemente, mais clientes.

Essa é uma maneira de mostrar a sua capacidade e o seu conhecimento na área gratuitamente, apenas fazendo posts e stories sobre determinado trabalho ou tema da área de programação.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Tenha seu próprio blog

A maioria dos sites institucionais de profissionais freelancers contam com um blog. Escrever textos na internet é uma excelente maneira de gerar autoridade.

Dessa forma, você pode se destacar no mercado, influenciando outros programadores e atraindo mais tráfego para o seu site. Isso potencializa as chances de novos jobs.

O conhecimento deve ser compartilhado e nada melhor para fazer isto do que em um blog. Isso pode ampliar o seu alcance no mercado de programação e atrair novos convites de trabalho, e também para a participação em eventos de negócios, etc.

Outra possibilidade trazida com a criação de um blog é a chance de mostrar o seu conhecimento em outras plataformas.

Fazer parcerias de guest post, por exemplo, pode lhe ajudar a alcançar um público grande, sem gastar um centavo com isso.

Parece que estou sendo marqueteiro demais, eu sei disso, mas é preciso entender que investir na sua imagem pessoal é essencial para o sucesso da sua carreira freelancer.

Baixe já o ebook Dicas de como prospectar clientes.

Seja ativo em comunidades de programação

Uma das maneiras mais efetivas de ficar conhecido no mundo da programação é participar de comunidades da área.

Existem grupos e fóruns sobre linguagens de programação e frameworks, onde você pode participar para tirar dúvidas, e principalmente, compartilhar o seu conhecimento com os demais.

Sites como o GitHub, por exemplo, são excelentes oportunidades para divulgar seus projetos e mostrar as suas capacidades como programador.

Muitos dos principais frameworks do mercado são mantidos por comunidades da plataforma, então se manter atualizado sobre o assunto e participar ativamente da comunidade é excelente para se manter em destaque.

Esteja por dentro das tendências

Ao trabalhar como programador freelancer, você estará competindo com outros profissionais e empresas, por isso é importante estar sempre por dentro das tendências para igualar a competição com os demais.

Novas linguagens, frameworks, métodos de programação, surgem o tempo todo e para prover os melhores trabalhos possíveis é necessário sacar de tudo.

A nossa dica para facilitar a sua busca por novas experiências é acompanhar sites da área, ouvir podcasts, ver vídeos em canais no Youtube, tudo o que possa lhe agregar mais conhecimento.

Conclusão

Como vimos, divulgar o seu trabalho de programador freelancer não tem nenhum mistério. Basta estar antenado no mercado e achar as melhores formas de se autopromover.

Organize bem os seus trabalhos e pesquise em quais canais se encontram os seus clientes.

O marketing pessoal é extremamente importante para freelancers, já que é preciso encontrar meios baratos ou gratuitos de divulgar os próprios serviços.

Lembre-se que no mercado, você não estará competindo apenas com outros freelancers, mas também com empresas maiores que possuem mais recursos para divulgação.

Monte a sua estratégia com sabedoria, atue nos canais onde o seu público-alvo está mais ativo, teste formatos de conteúdo, e com o tempo, você estará com uma estratégia eficiente de marketing e terá vários jobs para fazer todo mês.

Viver como programador freelancer é possível, acredite nisso! Basta saber os caminhos para atuar na área e conseguir conquistar clientes em meio a uma concorrência bastante acirrada.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: