5 dicas de usabilidade para gerar mais tráfego para o seu site

16/05/2019 às 16:59 Ajuda

5 dicas de usabilidade para gerar mais tráfego para o seu site

O algoritmo do Google vem mudando bastante nos últimos tempos e isso não acontece somente porque a empresa quer inovar.

O modo de consumo dos internautas no mundo todo tem se aperfeiçoado, a busca por facilidade e por uma experiência agradável tem sido o foco. Por isso, vamos lhe dar algumas dicas usabilidade para o seu site.

Como a prioridade em 2019, como já falamos em outros artigos, é otimizar a experiência do cliente, cuidar da usabilidade do seu site é essencial para gerar mais tráfego orgânico e pago.

O que é usabilidade?

Usabilidade é um termo utilizado por especialistas de marketing para definir um conceito de site que seja simples, intuitivo e facilite a interação do usuário.

Entre as principais otimizações de usabilidade podemos citar, por exemplo, a adaptação para mobile, a criação de conteúdo escaneável e a adoção de um layout intuitivo.

Veja abaixo nossas dicas de usabilidade para atrair mais tráfego para o seu site em 2019:

Adote o conceito mobile friendly no seu site

No fim do ano passado, o Google passou a dar prioridade aos sites que já possuíam uma versão mobile friendly do seu site como principal.  

Isso é resultado do aumento de acesso à internet através de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Pesquisas apontam que a maioria das pessoas já acessa a web pelo smartphone para checar as redes sociais, realizar buscas e fazer compras online.

E a tendência é que isso se massifique nos próximos anos. Então, busque adotar o modelo mobile friendly como o principal do seu site.

Esse modelo é totalmente adaptado para a navegação do usuário pelo smartphone, funcionando melhor do que a criação de um site responsivo, por exemplo.

Dessa forma, os elementos principais do seu site continuarão em destaque e sua página mobile será uma potencializadora de conversões para sua empresa.

Adote o conceito de escaneabilidade

O conceito de escaneabilidade é bastante aplicado no marketing de conteúdo. A escaneabilidade consiste na criação de conteúdo com parágrafos curtos, separações em tópicos, listas, frases curtas e o uso de itálico ou negrito em informações importantes.

Por que recomendamos isto? Bom, diferente do meio de leitura tradicional (livros, jornais e revistas), o internauta geralmente é um usuário que não tem muito tempo para ler uma notícia corrida.

Então, se ele entra no seu site e vê um texto de quatro parágrafos de seis linhas e sem nada em destaque, ele provavelmente fecha a página.

Por isso, a escaneabilidade é indicada para melhorar a usabilidade. Ela torna tudo mais fácil! Se o usuário entrar no seu site e ver um texto dividido em 7 ou 8 parágrafos, com uma lista numerada, dois subtítulos e negrito nas principais informações, ele será atraído pelo conteúdo.

E por quê? Porque ele terá facilidade em encontrar as informações que ele deseja.  

Confira também: O mito da Hospedagem ilimitada – por que isso é impossível?

Tenha um layout objetivo

Já foi a época em que lançar sites com visuais e animações espetaculares chamava muito atenção. Atualmente, quanto mais limpo e objetivo for o layout do seu site, melhores devem ser os resultados.

É lógico, que para criar um layout objetivo será preciso conhecer bastante a sua persona.

Conhecer a persona é extremamente importante neste caso, porque o seu site será feito para ela, logo a página precisa ter as informações que ela procura e estes dados devem ser facilmente encontrados.

Se o seu já estiver no ar, você ainda pode utilizar ferramentas como o heatmap (mapa de calor), por exemplo, para conseguir identificar quais são os locais mais clicáveis da sua página e assim colocar os principais elementos no lugar certo.

Tenha um site bem leve

Aliado a um layout objetivo, aqui entra outra boa dica: o seu site deve ser o mais leve possível.

Por isso, é importantíssimo pensar no tempo de carregamento de página.

Assim, como o usuário não gosta de um conteúdo embaralhado e de um site complexo, ele também não gosta de esperar muito tempo para o site carregar.

Os sites rápidos costumam carregar suas páginas entre três e cinco segundos, passando disso eles já perdem força e podem deixar de atrair mais usuários simplesmente porque não carregam rápido.

O tempo de carregamento de página é um fator importantes para o ranqueamento de sites nas buscas do Google.

Então, vale a pena dar total atenção adotando a compressão de arquivos por formatos mais leves para atrair o acesso de pessoas que tenham conexão limitada de internet banda larga e que acessam por meio do celular com 3G e 4G.

Navegação em poucos cliques

Continuando a parte do layout objetivo, não basta apenas criar uma home bonita e intuitiva para o seu site. Todas as páginas devem ser um padrão.

O usuário deve conseguir achar as informações que precisa com poucos cliques. Isso é essencial!

Isso é um fator importantíssimo não só pensando em gerar uma navegação mais agradável para o cliente, mas também pensando em conversões.

Pense no seguinte: se um potencial cliente entra no meu site e precisa passar por cinco páginas para comprar um produto ou chegar a uma landing page, ele provavelmente vai desistir no caminho.

Agora, se com dois ou três cliques, ele consegue realizar esta operação.

O fato do conteúdo ser escaneável, do layout ser objetivo e do carregamento rápido das páginas do seu site também agregam bastante valor a navegação e serão aliados para dar agilidade e rapidez em uma navegação precisa e de poucos cliques.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: