5 dicas de SEO para indexar suas páginas rapidamente

18/07/2019 às 13:51 SEO

5 dicas de SEO para indexar suas páginas rapidamente

Está encontrando dificuldades para indexar suas páginas? Precisa que sua estratégia de SEO traga retorno no curto prazo? Se as respostas para essas perguntas foram SIM, você está no lugar certo.

Geralmente, uma boa estratégia de SEO gera resultados no médio e no longo prazo, em outras palavras, eles demoram a aparecer, mas quando aparecem são duradouros.

O problema é que nem todo mundo tem tempo para esperar. E claro, conseguir indexar suas páginas rapidamente no Google colocam qualquer um em vantagem aos concorrentes.

Existem estratégias que conseguem otimizar a indexação e trazer respostas mais rápidas para novos conteúdos lançados em seu site/blog.

E é isso que vamos mostrar neste artigo. No decorrer do texto, abordaremos vários truques de SEO que facilitam a indexação rápida do seu conteúdo no Google.

Como acontece a indexação de conteúdos nos buscadores?

Os algoritmos dos buscadores funcionam de maneira semelhante.

Eles são os responsáveis por fazerem uma varredura na web para organizar e oferecer conteúdo relevantes para o seu público.

Você deve estar se perguntando: como o robô consegue vasculhar toda a internet em alguns segundos?

A forma de rastreamento é bem variada, mas basicamente, os robôs vão apenas indexando novas páginas ao seu panteão de conteúdo.

O processo de indexação funciona da seguinte forma:

  • Crawling: O primeiro passo é a varredura do algoritmo. Neste ponto, os robôs vasculham a internet em busca de conteúdo para indexação. E eles acham esse conteúdo, principalmente, por meios de links internos e externos entre sites.
  • Indexing: Processo de identificação do conteúdo, onde a página web é registrada e vai para o índice de URLs dos buscadores, em outras palavras, aqui ela já está indexada aos mecanismos de busca.
  • Ranking: E por último, após a indexação acontece a classificação do conteúdo, de acordo com a sua relevância. E assim que são definidas as posições das páginas nos resultados de busca.

Como já deu para perceber, para ser indexado no Google, o seu conteúdo precisa ser encontrado pelo algoritmo.

E sites novos não encontram essa facilidade, já que estão começando e geralmente tem uma base mínima de público e parceiros pequenos para fazer uma estratégia efetiva de link building.

Por isso, é essencial seguir todos os hacks que daremos abaixo. Com toda certeza, as nossas dicas facilitarão o rastreamento e a indexação do seu conteúdo, podendo-o levar a resultados imediatos após a publicação.

Confira os principais truques de SEO para indexar suas páginas rapidamente:

Resolver problemas de rastreamento

O primeiro passo para uma indexação rápida é identificar problemas de rastreamento. Isso acontece quando os robôs dos buscadores não conseguem encontrar o seu conteúdo, mesmo fazendo varreduras pela web.

  E isso não acontece só porque seu site é novo, existem outros empecilhos que podem estar impedidos que seus conteúdos sejam indexados.

Entre os erros mais comuns podemos citar: erros de DNS ou de servidor, uso de robots.txt, falha de redirecionamento, entre outros.

Para descobrir se há algum problema de rastreamento no seu site, basta acessar o Google Search Console e checar a seção de Erros de Rastreamento.

Dependendo do caso, é possível resolver os erros sozinho ou precisa de ajuda especializada.

Com os problemas resolvidos, você tem a garantia que o algoritmo pode encontrar o seu site, e assim poderá aplicar outros truques que daremos abaixo.

Ferramenta de Inspeção de URL

Já explicamos como os buscadores fazem a indexação de páginas. O Google disponibiliza alguns recursos que facilitam a indexação como a Ferramenta de Inspeção de URL, que está disponível dentro do Google Search Console.

Essa é uma forma de avisar ao Google que você tem uma nova página a ser indexada. Ao passar pela inspeção, é possível acompanhar o status para indexação da página ou verificar algum problema que esteja impedindo a finalização do processo.   

Dessa maneira, sua página entra como prioridade para indexação no Google e é possível acompanhar o andamento da sua solicitação.

A conclusão do processo pode levar alguns dias ou até duas semanas para acontecer.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Sitemaps atualizados do seu site

Enviar sitemaps atualizados do seu site ao Google é uma excelente maneira de acelerar a indexação.

No momento de varredura, o Google descobre novas páginas por meio de links.

E ao enviar um sitemap da sua página, você dará ao Google, o mapa de todas as páginas dentro do seu site, o que facilita a indexação.

Dessa forma, o robô conseguirá identificar todo o conteúdo e classificá-lo por importância.

Google API

O Google API é outra ferramenta poderosa do Google para acelerar a indexação de páginas. O problema aqui é que, provavelmente, você precisará contar com a ajuda de desenvolvedores web.

Mesmo assim, o Google API é essencial para a indexação, já que é um contato ainda mais direto com o Google.

Neste caso, você notifica o buscador sempre que uma página for adicionada, removida ou atualizada do seu site, assim o algoritmo coloca o seu conteúdo como prioridade para o ranqueamento.

Usando esta ferramenta, se a sua página estiver sem problemas de rastreamento, é possível realizar a indexação em algumas horas.

Rede de links internos

Como parte do processo interno de produção de conteúdo, não custa ressaltar que é preciso criar uma rede de links internos.

O ideal é que você colocar links internos dentro de todas as suas páginas, dessa maneira, ao fazer a varredura no seu site, o algoritmo do Google conseguirá encontrar facilmente novas páginas.

A dica é colocar estes links em páginas importantes, que tenham um bom número de visualizações e bom desempenho nos resultados de busca.

Isso facilita a indexação e possibilita uma classificação melhor da nova página pela relevância do seu conteúdo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: