Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 dicas de marketing para fazer conteúdo em vídeo

13/09/2018 às 10:09 Marketing

5 dicas de marketing para fazer conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo é o mais atrativo para os internautas no momento. É isso se deve ao crescimento estrondoso do Youtube e de outras plataformas voltadas para esse formato de mídia.

Com isso, muitos empreendedores tentam viabilizar as maneiras para criar conteúdo em vídeo com qualidade. Por isso, neste texto vamos dar dicas de marketing para que você consiga criar um conteúdo relevante em vídeo e alavancar os resultados de sua marca na internet.

É preciso primeiro entender a importância do conteúdo em vídeo no mercado atual.

Os vídeos são indispensáveis numa estratégia de marketing digital, já que esse formato gera mais interesse no público em geral e o principal meio de consumo de conteúdo entre vários segmentos.

Por isso, iniciar uma estratégia de conteúdo em vídeo é importante para dar ao seu negócio a oportunidade de crescer mais rápido no meio digital.

Porém, criar uma estratégia de vídeo marketing não é tão simples quanto parece.

Dessa maneira, é preciso primeiro montar todo um planejamento e destrinchar as formas de distribuição do conteúdo. Confira abaixo algumas dicas para lhe ajudar a criar um bom conteúdo em vídeo da maneira certa e obter os resultados desejados:

Que tal aprender a escolher uma hospedagem de site barata? Leia mais!

Não tenha pressa para criar conteúdo em vídeo

Muitas empresas começam a produzir vídeos sem a menor preocupação com qualidade e relevância do conteúdo. E por isso acabam fracassando antes mesmo de planejarem uma estratégia para conteúdo em vídeo.

Não adianta apenas fazer um vídeo e achar que ele fará sucesso. Os usuários na internet são cada vez mais exigentes e por isso é imprescindível que sua empresa se preocupe em entregar a melhor experiência para os usuários.

Por isso, o ideal é que você contenha a ansiedade em gravar vídeos e monte toda a sua estratégia de vídeo marketing antes de dar o play e começar de fato a produzir conteúdo nesse formato.

Tenha um objetivo claro

Isso vale tanto para a estratégia de marketing como para o foco de cada vídeo criado. É preciso ter em mente de maneira bem definida como a criação de vídeos podem ajudar sua empresa no mercado.

Você pode ter como objetivo atrair mais clientes através dos vídeos ou gerar leads mais qualificados, por exemplo.

Da mesma forma, é possível ter um objetivo claro para cada vídeo lançado.

Se você lança um vídeo por semana, defina os temas mensalmente e relacione-os fazendo com que cada conteúdo complemente o outro e possa estimular os usuários a seguirem acompanhando seus vídeos.

Com o vídeo é possível gerar mais leads, mais engajamento, se tornar mais reconhecido, aumentar a autoridade no mercado, entre outros objetivos, então pense bem e defina o objetivo antes de seguir para o planejamento do seu conteúdo.

Confira também: Como fidelizar clientes através do e-mail marketing?

Sua audiência se interessa por vídeo?

Apesar do vídeo ser um consenso nos meios digitais, é preciso saber o quanto sua audiência dá valor a esse formato de conteúdo e onde eles buscam por ele.

Por isso, antes de começar a produzir conteúdo em vídeo, busque saber onde suas personas o verão e o quanto isso pode ser importante para elas.

Onde seu público vê vídeos? No Youtube, no Vimeo, no Instagram? Eles consomem somente conteúdo em vídeo? O seu principal meio de consumo digital são vídeos?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas antes de pensar em “botar a mão na massa” e criar vídeos.

Além disso também é preciso saber qual é o formato de vídeo que atrai o seu público. Vídeo mais curtos ou mais longos? Divisão em tópicos? Um ou mais assuntos por vídeo? É preciso responder a essas perguntas para acertar no formato dos vídeos e atrair o seu público.

É preciso também saber qual tipo de vídeo mais atrai a sua audiência, entre os principais estão: vídeos informativos, tutoriais, vídeos humorísticos, etc.

Para isso, busque estudar o seu mercado e seja direto, faça uma pesquisa com seus clientes para obter deles essa resposta.

Dê a real importância para o roteiro na hora da gravação

Diferente do que muitos pensam, ter um roteiro na hora de gravar um vídeo pode facilitar demais todo o processo, isso vale para qualquer tipo de vídeo, desde um comercial de 30 segundos até um longa-metragem.

Essa dica é ainda mais válida se você não tem nenhuma experiência anterior em questão de criação de vídeos.

Por isso, sempre busque elaborar o melhor roteiro possível, fazendo dele um guia para evitar contratempos, dúvidas, enfim evitar que você se perca durante a gravação.

O roteiro dará o tom exato e rumo certo para o vídeo. É nele que você deve citar os tópicos mais importantes, definir maneiras de passar o conteúdo ao seu público e assim nunca fugir do assunto e nem esquecer um detalhe importante.

Tenha os equipamentos necessários para produzir vídeos de qualidade

Para gravar o vídeo você precisar ter alguns equipamentos importantes, são eles: câmera, microfone, notebook (com programa de edição), entre outros recursos que servem para garantir uma boa qualidade de áudio e imagem.

É importante frisar que vídeos com baixa resolução podem influenciar bastante na rejeição dos usuários ao seu conteúdo.

Por mais que as informações contidas nele sejam relevantes, muitas pessoas podem fechar a tela por não verem qualidade em seu conteúdo.

Busque então comprar uma câmera e um microfone que garantam uma boa resolução e que lhe dão a oportunidade de produzir um áudio limpo e um vídeo em alta definição.

Essa qualidade na resolução aliada a qualidade da informação passada no vídeo são a chave para o sucesso do seu conteúdo na internet.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: