Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 tarefas para fazer após colocar no seu site WordPress no ar

19/06/2019 às 19:48 WordPress

4 tarefas para fazer após colocar no seu site WordPress no ar

O WordPress é a principal plataforma de gerenciamento de sites do mundo. E por isso, maioria dos sites estão no WordPress.

E mesmo com toda a qualidade e praticidade do CMS é preciso ficar atento ao seu site depois de colocá-lo no ar. O ideal é que você faça alguns testes na aplicação, antes de fazer uma divulgação dele na internet.

Como colocar um site no ar

Para colocar um site no ar, você precisa começar fazendo um registro de domínio e contratar uma hospedagem WordPress. Se optar pelo WordPress, estude algumas dicas de SEO para WordPress.

Isso é essencial para que você comece a construir conteúdo e gerar receitas no futuro.

Checklist o que fazer antes de colocar o site no ar

Antes de divulgar o seu site para o mundo, você deve fazer algumas tarefas importantes para a segurança e para a otimização do seu site na internet.

Abaixo vamos citar algumas tarefas essenciais que você deve fazer após colocar o seu site no ar. Elas estão ligadas a parte de segurança, otimização de SEO e outras melhorias essenciais para que o seu site atinja os resultados esperados. Confira abaixo a nossa lista de tarefas:

  1. Troque sua senha de Login
  2. Teste a velocidade e a navegação mobile
  3. Botões de redes sociais/Páginas
  4. Análise de SEO

Troque sua senha de Login

Em 2016, cerca de 20% dos sites hackeados no WordPress foram vítimas do uso de ferramentas de descobertas de senhas.

E uma senha fraca torna ainda mais fácil a vida dos hackers. Por isso, após todo o processo de criação de sua página, é essencial que você faça a primeira mudança de login e senha, logo após o site entrar no ar.

Essa troca de senha e login é essencial para divulgar a vida dos cybercriminosos. A tentativa de descobrir login e senha é uma das primeiras ferramentas utilizadas pelos hackers para invadir sites na internet.

E caso eles consigam invadir o seu site, descobrindo a sua senha, eles entram pela “porta da frente” do seu sistema, então quanto mais forte for a senha melhor, isso dificulta a vida dos hackers.

O ideal é que você faça a troca da senha logo após colocar o seu site no ar, e depois a troque com uma frequência razoável, pelo menos, de seis em seis meses.

Dependendo do volume de tráfego e de informações que o seu site recebe por semana ou por mês, o mais recomendável é diminuir ainda mais o intervalo entre as trocas de senha. Você pode realizar uma mudança por mês, por exemplo.

Isso irá dificultar a entrada de hackers por meio dessa brecha porque as ferramentas que eles utilizam vão testando as combinações de senhas possíveis e quando se troca com frequência, fica mais difícil que os programas cheguem até as combinações corretas.

Teste a velocidade e a navegação mobile

O tempo de carregamento de uma página e a forma como ela se adapta a visualização em dispositivos móveis como smartphones é essencial para um bom ranqueamento no Google.

E quando estamos criando um site, temos uma ideia de visualização que pode não se confirmar depois de lançado.

Como podem acontecer erros ou nós mesmos podemos deixar de notar que estamos fazendo alguma coisa errada, nada melhor do que testar a velocidade e a navegação mobile do site logo após ele ser lançado.

Existem ferramentas que facilitam a realização desses testes. Além de mostrar o tempo de carregamento e a visualização do seu site em dispositivos móveis, estes serviços dão várias dicas de melhorias que podem ser feitas para otimizar o seu site.

É essencial ficar ligado nestes detalhes! Fazer os testes antes de começar a divulgar o seu site, pode mostrar as mudanças que a aplicação ainda precisa passar após ser lançada na web.

O Google tem cobrado bastante pela experiência do usuário, e o tempo de carregamento de um site e a adaptação para mobile são dois dos principais fatores de ranqueamento.

Botões de redes sociais/Páginas

Uma navegação prática pelo seu site é um dos principais fatores para atrair mais usuários para o seu site.

E uma das formas mais eficientes de fazer isso é garantir que todos os botões do seu site e links estejam funcionando corretamente.

Links quebrados ou que estejam redirecionando para páginas erradas podem diminuir o tempo médio das sessões em sua página, além de aumentar a taxa de rejeição.

Então, é essencial que após lançar o seu site, você teste todos os botões do seu site, desde os botões de redes sociais até os botões do menu.

Assim, você pode garantir que todas os botões estão ativos e redirecionando para os domínios corretos. E conforme o tempo for passando, é essencial que você continue fazendo esse tipo de teste com certa frequência.

Isso é necessário porque conforme mais conteúdos foram postados, mais aumentam as chances de quebra de links.

Análise de SEO

A análise de SEO é importantíssima após o lançamento do seu site. Mesmo com pouco conteúdo, fazer a análise é essencial para notar se a estrutura técnica da sua página está otimizada.

Existem muitas ferramentas que fazem uma análise detalhada do seu site em poucos minutos.

Estes serviços fazem um site de classificação e apontam os pontos fortes da sua página, e principalmente, dão sugestões de melhorias que podem ser feitas.

Depois de fazer uma análise de SEO logo após o lançamento, o ideal é que a refaça com certa frequência.

Como o SEO muda muito, atrelado as mudanças nos algoritmos dos buscadores, estar sempre analisando o SEO da sua página é fundamental para que ela nunca perca rendimento e assim garanta boas posições nos resultados de busca.

Muitas páginas são prejudicadas porque esquecem de atualizar sua estratégia de SEO de tempos em tempos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: