Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 prejuízos causados pelo site fora do ar e como evitá-los

16/02/2018 às 17:25 Hospedagem de Sites

4 prejuízos causados pelo site fora do ar e como evitá-los

Se você acabou de criar seu site de e-commerce e inverstir no marketing digital, a última coisa que você quer é que ele fique fora do ar ou inacessível. Afinal de contas, a internet foi feita para funcionar 24 horas por dia, ininterruptamente. É claro que imprevistos acontecem de vez em quando e o site pode acabar ficando fora do ar por vários motivos. Esse artigo vai te mostrar quais são os principais motivos que podem deixar um site inoperante, os 4 prejuízos causados para sua empresa e como evitá-los. Leia até o final e saiba mais sobre esse assunto.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

Domínio expirado                       

Alguns sites podem ficar fora do ar porque o domínio não foi renovado. A renovação de um registro de domínio ocorre anualmente e é esquecido por vários proprietários de sites por causa do grande espaço de tempo. As empresas geralmente alertam os proprietários de sites através de e-mail e quando o domínio não é renovado, ele é congelado, deixando o site fora do ar. Aproveite e leia também nosso post sobre preço do gerenciamento de servidor

Erros na programação do site

Alguns erros de linguagem de programação também podem acontecer e fazer com as páginas não carreguem o site, deixando-o fora do ar. É claro que esse tipo de erro não acontece do nada e é necessário que alguma modificação tenha sido feita na código- fonte do site para que o erro seja descoberto. Não é comum, mas pode acontecer.

Erros de configuração do servidor

Alguns servidores web, possuem arquivos de configuração que comandam o alguns comportamentos do servidor, como redirecionamento e reescrita de URLs. Se algum arquivo de configuração do servidor possuir um erro de escrita, isso pode fazer todo o site fique for do ar. Nesse caso, uma página de erro é exibida com o código de erro 500, usados para identificar erros no servidor.

Excesso de uso de recurso do servidor

Os servidores de hospedagem possuem limites de utilização, caso o seu site esteja em uma hospedagem compartilhada. Sites que passam por picos de tráfego orgânico ou sistemas não otimizados podem sobrecarregar o servidor, que poderá ficar congelado da mesma forma quando seu desktop trava. Quando você tentar acessar um site que esteja passando por uma sobrecarga, o navegador ficará aguardando algum tempo a resposta do servidor, exibindo a conhecida página de erro. Conheça agora os prejuízos causados pelo site fora do ar e saiba como evita-los.

Perda de posicionamento no Google

Desde o ano de 2010 que o maior motor de busca da internet, o Google, considera a velocidade de carregamento de um site como fator de ranqueamento. Essa medição também leva em conta toda a estabilidade do servidor. Se o site de sua loja virtual fica constantemente fora do ar, ele pode ter suas posições no Google prejudicadas por esse motivo, o que pode fazer suas vendas despencarem bem como seu tráfego orgânico. Uma alternativa viável é contratar uma empresa de hospedagem séria e confiável e, de preferência, que ofereça planos de servidor gerenciado. 

Reputação prejudicada perante os internautas

Sejam novos visitantes que querem conhecer seu site ou os clientes habituais, ter um site que fica fora do ar constantemente, pode manchar a imagem de sua empresa na internet, além de deixar uma péssima impressão para eles. Isso pode fazer com que até seu público mais fiel deixe de acessar seu site no futuro. Afinal de contas, ninguém quer acessar um site e dar de cara com uma mensagem de que o mesmo está fora do ar, certo? Você pode evitar que esse problema aconteça contratando uma empresa de hospedagem de confiança, que vai deixar seu site online 99,9% do tempo.

Perda de receita

Caso o seu negócio seja um site de um e-commerce e ele ficar indisponível constantemente, certamente não vai prosperar. Um site de uma loja virtual que fica fora do ar implica diretamente na queda da receita, pois isso tem grande impacto nas vendas diárias. Imagine o seu site fora do ar alguns dias antes do natal ou do dia das mães? Sua empresa iria amargar enormes prejuízos e o fracasso era certeiro. Vale ressaltar que uma loja online que não vende, pode deixar de existir em pouco tempo, principalmente em um mercado de alta concorrência. A solução para evitar esse problema é a mesma dada anteriormente, ou seja, a contratação de uma empresa de hospedagem de confiança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Gerenciamento de servidor

Funcionários ou serviços inoperantes

Se você e todo o seu negócio dependem de sistemas online, a indisponibilidade deles pode deixar várias pessoas de sua equipe de braços cruzados. Essa situação pode ser encontrada em empresas que possuem plataformas de suporte a clientes online. No final das contas, qualquer indisponibilidade de um site de um cliente pode dar grandes dores de cabeça. Você não quer seus funcionários sem trabalhar e seus clientes irritados com sua empresa, certo? Para evitar que esse tipo de problema aconteça, a recomendação é a mesma: contratar uma empresa de hospedagem de sites que seja de confiança.

Conclusão

Você deve ter percebido que contratar uma empresa de hospedagem é a melhor solução para seu site de e-commerce. Com ela, você só vai se preocupar em desenvolver suas estratégias de vendas e nada mais. Vale ressaltar que alguns detalhes como um atendimento de qualidade, suporte técnico 24 horas por dia, um preço justo e coerente com a média do mercado devem ser observados antes de bater o martelo. Boas vendas!

Ainda tem dúvidas sobre os 4 prejuízos causados pelo site fora do ar e como evita-los? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar. Não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade a todos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: