4 passos para organizar processos em TI

02/08/2019 às 14:23 Ajuda

4 passos para organizar processos em TI

Quase todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, possuem um departamento de tecnologia da informação, o famoso TI, que resumidamente lida com todos o stipos de problemas relacionados à tecnologia que podem existir.

Apesar de esses profissionais muitas vezes terem a imagem das pessoas que estão lá para arrumar o seu computador ou instalar um novo software quando é preciso, a verdade é que existem muito mais responsabilidades para esse setor do que muitos imaginam.

Embora eles possam de fato instalar softwares, esse departamento pode determinar o sucesso ou não de uma empresa. Por isso hoje vamos falar sobre os principais passos para organizar processos em TI de uma empresa. Quer saber quais são eles e por que são tão importantes? Confira agora!

O que faz o TI de uma empresa?

Antes de entramos no assunto do texto propriamente dito, é necessário dar um panorama sobre a real função desse setor dentro de uma empresa, embora existam algumas pequenas diferenças entre elas.

De uma maneira geral, o departamento de TI é responsável por fornecer a infraestrutura para automação. Isso significa que ele é responsável por fazer funcionar todos os sistemas operacionais e de rede e também auxiliar todo tipo de processo que envolva tecnologia.

Uma coisa que é importante de lembrar é que, embora o departamento de TI implemente e facilite o fluxo de informações dentro de uma empresa, ele não cria a política que define quais informações estão corretas ou acessíveis a outras pessoas.

Isso é definido dentre de outros setores, que repassa essas ordens para que os profissionais de TI possam executa-las.

4 Passos para organizar processos em TI

Agora que você já entendeu melhor o que o departamento de tecnologia da informação de uma empresa faz e quais são as suas responsabilidades, podemos falar mais profundamente sobre os passos para organizar processos em TI.

Eles não estão separados por ordem de importância, já que todos esses são essenciais para que a empresa funcione como um todo.

Consideramos esses passos como uma espécie de guia que você pode consultar para saber que tipo de medidas pode tomar para que a sua empresa melhore nesse sentido.

Você já conhece o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor? É um seriviço tabelado conforme analise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Confira já todas as vantagens!

Liderança

A verdade é que a liderança de um gerente do departamento de TI definirá seu cenário como um todo. É essa a figura que desempenhará um papel pesado em futuras contratações e organizará o restante da estrutura do departamento.

É fundamental que essa pessoa não apenas tenha o conjunto de habilidades para executar algumas tarefas de TI, mas para gerenciar as pessoas e garantir que os projetos sejam atendidos imediatamente.

Também é essencial que este indivíduo esteja aberto para permitir que sua organização permaneça competitiva e dentro de diretrizes que ele mesmo não trabalhou.

A ação efetiva da tecnologia hoje é a chave para continuar sendo o líder competitivo em todos os espaços. Por isso, ter uma boa liderança no departamento de TI é essencial.

Flexibilidade

Toda empresa tem o objetivo de crescer e se tornar uma referência cada vez maior em seu segmento. E com esse crescimento, é inevitável que o departamento de TI exigija mudanças.

O gerente desse departamento pode se deparar com a necessidade de transferir responsabilidades e contratar novos funcionários para ajudar com todas essas mudanças.

O que significa também uma nova forma de encarar o setor como um todo, não só de quem trabalha lá dentro, mas de toda a empresa.

Saber como lidar com esse tipo de mudança e como traçar as melhores estratégias para que o crescimento continue a ocorrer é algo que depende da flexibilidade que o setor possui.

E exatamente por isso consideramos que esse é um dos principais passos para organizar processos em TI.

Capacidade de adaptação

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas flexibilidade com os funcionários que é necessária para lidar com o crescimento da empresa.

A capacidade de compreender a tecnologia antiga, atual e futura de forma rápida e eficaz é fundamental. A aptidão de funcionários que tenham uma boa compreensão nesse sentido é essencial para que o setor continue trabalhando de maneira sólida.

Mais importante ainda, é que a equipe de seja aberta, ágil e saiba trabalhar em conjunto. Não há uma única pessoa no universo que seja especialista em todos os aspectos da TI.

E por isso é importante contar com toda ajuda possível para resolver todos os problemas.

Tenha o TI como sua prioridade

Como um último passo para organizar processos de TI, podemos falar sobre definir suas prioridades.

Não é raro ouvirmos casos de empresas que possuem funcionários que, por terem certo conhecimento, acabam tendo a TI como uma responsabilidade secundária.

Esta situação pode criar um enorme risco para sua empresa, especialmente se as coisas não forem feitas da melhor maneira possível. Que é o que um profissional especializado da área faria.

Podemos dar como exemplo as questões de segurança, que acabam fazendo muitos terem medo, mas também devemos levar em conta aspectos menores, como a não manutenção das máquinas da maneira correta, que também pode dar prejuízos para a empresa.

Leia também: Quais são os preços para o Gerenciamento de Servidor?

E aí, o que achou dos nossos 4 passos para organizar processo de TI? Ainda que eles não sejam seguidos na ordem correta, todos são muito importantes quando falamos das funcionalidades e da organização do departamento de TI de uma empresa.

É assim que aprendemos, pouco a pouco, a melhorar cada setor e entender melhor cada funcionalidade.

E quando você tem uma compreensão maior do que seu negócio realmente é, pode ter uma visão muito mais clara sobre os objetivos da empresa e de como alcança-los. Isso significa crescimento e tomadas de decisões corretas.

Gostou de nosso post? Compartilhe: