Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 passos para avaliar o sucesso de uma campanha online

09/02/2018 às 10:50 Loja Virtual Marketing

4 passos para avaliar o sucesso de uma campanha online

As mídias online são uma excelente opção de publicidade para empresas de todos os ramos de negócio e tamanhos. Por serem pagas por cliques ou visualização do anúncio, existem bastante possibilidades de bons negócios. Por esse e outros motivos, fazer uma campanha online tem se tornado praticamente uma obrigação para muitas empresas. Mas como avaliar o sucesso de uma campanha online? Leia esse artigo até o final e conheça os 4 passos para que você mensure o sucesso de sua estratégia de marketing digital.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

Acompanhe as métricas que realmente importam

Você não precisa saber todos os nomes técnicas e nem dominar todas as ferramentas para avaliar suas campanhas online. Apesar da nomenclatura diferenciada, tudo está diretamente relacionado a conceitos de administração. As métricas online de avaliação podem se diferenciar de acordo com o ramo de seu negócio. Em suma, você não precisa ser um expert na área para poder avaliar o sucesso de uma campanha online.

Quando se trata de um e-commerce, você deve avaliar o ROI (Retorno Sobre Investimento), a receita nominal do Google Analytics versus a receita efetivada, bem como o número de pedidos e volume de vendas. É claro que tudo deve ser analisado com muita calma, pois se o investimento for maior que o retorno financeiro, pode ser a hora de repensar sua campanha e ver o que você deve fazer diferente. Aproveite e leia nosso post sobre Passos para montar sua Loja Virtual

Saiba como avaliar os resultados

A dica aqui é observar minuciosamente sua taxa de conversão e o número de usuários únicos trazidos pelas campanhas. Pode-se observar que existe uma relação matemática entre essas duas métricas, em que o número de conversões é diretamente proporcional ao número de usuários de acordo com o mesmo percentual da taxa de conversão. Suponha que sua loja virtual tenha uma taxa de conversão de 2%. Significa que, a cada 1000 usuários que entram no seu site, 20 compram alguma coisa. 

Se sua empresa busca gerar mais leads e mais clientes, uma boa dica é se basear no CPL (custo por lead), que é o valor investido em marketing online dividido pelo número de leads gerados pelas campanhas. Tenha sempre em mente o valor total que pretende investir na aquisição de um novo lead, ou seja, o quanto do seu ticket médio você deseja reverter em suas campanhas. Veja o exemplo a seguir:

Suponha que, ao investir 100 reais em uma campanha online, seu site recebe a visita de 100 internautas e, desse montante, você consegue 2 leads. Sua loja consegue fechar uma venda de um serviço ou produto por 1000 reais, o que significa que cada lead traz 500 reais de receita média. Com base nesse exemplo, se você estiver ciente dessa métrica, todas as suas campanhas de leads serão cada vez mais lucrativas à medida em que o CPL for menor que 500 reais. Tenha uma margem de segurança e encontre o CPL ideal para sua loja. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Loja Virtual

Estipule metas realistas

Se você já investe em campanhas de vendas online e já sabe qual é o seu CPL ideal, seu ROI e outras métricas de sua estratégia de vendas, já pode partir para o próximo passo. É de suma importância que você tenha esses valores bem definidos para que você trace suas metas, pois nenhuma empresa é capaz de transformar seus resultados da noite para o dia. Por isso, é preciso que você tenha as expectativas de acordo com a realidade do seu investimento e do seu ramo de atuação.

Com base nisso, a cobrança por resultados melhores será legítima e fará sentido para você. Lembre-se que os números precisam estar de acordo com a possibilidade de crescimento do seu negócio e com a realidade do mercado online. O caminho mais sensato é avaliar o seu CPL máximo e estipular metas de redução que sejam realistas e alcançáveis. Leia também nosso post sobre Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

Faça um flat de todos os números que foram mostrados

Um erro bastante comum das pessoas que trabalham com resultados de campanhas online é a análise fria de datas específicas, como um determinado dia ou horário, ignorando sazonalidades e os movimentos de mercado. Vários profissionais separam os resultados de cada mídia, desconsiderando o famoso modelo de atribuição.

Trata-se de uma pontuação que cada mídia ou campanha recebe, de acordo com sua importância durante a navegação do cliente. Dizer que uma campanha é melhor do que outra por ter mais conversões, pode ser um erro crasso.  Algumas campanhas levam pessoas novas para seu site, que são chamadas de campanhas de primeiro clique e outras tem o poder de venda, que são as campanhas de último clique.

Saber identificar as diferenças entre essas campanhas é de suma importância para todo o sucesso de suas estratégias online. Mas para isso, é necessário muita experiência em análise de resultados para fazer a distinção de forma clara e precisa. Caso contrário, toda sua estratégia e investimentos podem ir pelo ralo, rapidamente.

Dicas extras

Por essa razão, o ideal é somar todos os números e analisar o resultado final, fazendo para si as algumas perguntas que podem te ajudar a te direcionar para o melhor caminho.

- quanto de dinheiro foi investido em todas as mídias online?

- quanto esse investimento gerou para minha empresa de receita total?

- qual é o valor por venda da minha conta?

- se for possível, como posso diminuir o custo por venda?

- qual o percentual de crescimento mensal da conta?

-será possível manter ou aumentar o percentual de retorno se aumentar o investimento?

Ainda tem dúvidas sobre os 4 passos para avaliar o sucesso de uma campanha online?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: