4 motivos para focar no atendimento através de aplicativos de mensagens

13/10/2018 às 08:50 Redes Sociais

4 motivos para focar no atendimento através de aplicativos de mensagens

As empresas têm apostado nos aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp e o Facebook Messenger para atender melhor seus clientes e isso tem apresentado excelentes resultados.

Com isso, o número de consumidores que se comunica com suas marcas favoritas através desses aplicativos e das redes sociais. As marcas vêm implementado bots e atendendo melhor a seus clientes, tornando o atendimento mais simples e mais rápido.

Não é de hoje que as redes sociais vêm sendo utilizadas para fins corporativos. O WhatsApp e o Facebook, por exemplo, são os principais aplicativos de relacionamento utilizados por empresas para falar com seus clientes.

E como bem sabemos também, o atendimento via telefone, o famoso telemarketing, e o atendimento presencial costuma ser bastante demorado e pouco eficaz. Isso faz com que o atendimento por aplicativos de mensagens instantâneas seja ainda mais valorizado.

Confira quais são os principais motivos para apostar no atendimento para aplicativo de mensagens:

Foco em influenciar na hora da compra

O consumidor está mudando, na era digital ele passou a ser bem mais exigente. A relação entre consumidor e empresa tanto mudaram que atualmente, a maior preocupação das marcas é atingir as expectativas de satisfação dos clientes, através de prover uma melhor experiência para eles.

Nos aplicativos de mensagem também se torna mais fácil a atuação de uma equipe de marketing para garantir que a jornada de compra do consumidor seja levada com maior atenção, com foco inicial na influência que o levasse a uma compra.

Hoje em dia, não faz mais sentido ter os setores de vendas, atendimento e marketing sem nenhuma integração. Com isso, é possível trabalhar as marcas com mais incisão nas personas. É possível segmentar os diferentes perfis de consumidores e ser uma opção para os consumidores antes e depois da compra.

Trabalhar com atendimento em aplicativo de mensagens instantâneas é uma chance de criar oportunidades e maneiras para o consumidor tirar toda e qualquer dúvida e receber todo o apoio e incentivo necessário para uma compra.

É comprovado por diversas pesquisas de consultorias de marketing que o uso de aplicativos como Facebook Messenger e WhatsApp são grandes influenciadores na decisão de compra dos consumidores atuais.

Diminui os riscos e a exposição negativa da marca

O atendimento por meio de aplicativos dá a oportunidade das empresas de evitarem reclamações mais incisivas por parte dos consumidores. Respondendo rápido a qualquer crítica seja através dos aplicativos ou até em comentários de postagens em redes sociais, dando as empresas a oportunidade de mudar o tom de crítica e diminuir o risco de exposição negativa.

Hoje em dia, as empresas podem minimizar qualquer risco a reputação da marca através dos aplicativos de mensagens, basta ter um serviço que responda prontamente as questões levantadas pelos usuários.

Para os clientes essa questão também é bastante importante. Através dos aplicativos é possível ter respostas mais rápidas e consequentemente resolver os problemas mais rápido, o que é o que todos querem.

E qual é a principal vantagem para a diminuição dos riscos? É simples! As redes sociais e os aplicativos de mensagens são privados, o que diminui a exposição negativa das marcas. Quando um cliente quer reclamar através do WhatsApp, por exemplo, ele o faz numa conversa privada.

Essa “privacidade” indica que é possível trabalhar a reputação da marca com menores riscos. Esse recurso pode ser muito importante, por exemplo, para evitar um “linchamento público” de uma empresa nas redes sociais.

Além disso, atender prontamente os clientes podem ter seus problemas resolvidos e as empresas ganham a chance de reverter esse processo.

Confira também: O que preciso saber antes de abrir um e-commerce?

Atendimento simultâneo

Os aplicativos de mensagens possibilitam as empresas a estimularem o atendimento simultâneo com maior facilidade. Assim, é possível atender diversos clientes ao mesmo tempo, agilizando o processo de resolução de problemas e tiragem de dúvidas.

A possibilidade de tratar vários usuários ao mesmo através de atendimento humano ou mesmo através de bots é essencial para dar um upgrade no atendimento de qualquer marca e pode ajudar uma empresa a mudar sua reputação online.

O consumidor, por outro lado, espera ser atendido prontamente, afinal os aplicativos de mensagens dão uma ideia de interatividade que necessidade desse contato imediato. Diferente de um atendimento por telemarketing, por exemplo, os atendentes podem lhe dar com vários clientes ao mesmo tempo, o que diminui a fila de espera por atendimento.

Além disso, é possível resolver problemas sem atendimento humano. Muitas empresas já implementaram bots para atuação nesses aplicativos para solucionar os problemas mais recorrentes.

Dessa maneira, os problemas e as dúvidas mais comuns pelos usuários podem ser prontamente resolvidos pelos bots em ligação direta com o usuário. A ideia é que os atendentes humanos possam redobrar a atenção para tarefas que são mais importantes, como clientes que tenham solicitações um pouco menos simples de serem resolvidas.

Menor custo com infraestrutura

Os aplicativos de mensagens instantâneas geram um custo menor em relação a infraestrutura para manter uma equipe de atendimento. Comparando com uma equipe de atendimento presencial ou um call center (telemarketing), o investimento para trabalhar com atendimento nesses aplicativos é muito menor.

Além disso, também é possível trabalhar de diferentes lugares. Quem tem ou trabalha em pequenas e médias empresas, por exemplo, podem atender seus clientes dias de semanas, fins de semana, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar através dos aplicativos de mensagens.

Isso é, de fato, um grande facilitador para empresas que estejam começando no mercado e não tenham como montar uma infraestrutura potente de atendimento para seus clientes e talvez não tenham um número de clientes para isso.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: