Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 métricas para ficar de olho na barra de informações do Facebook

01/03/2019 às 17:21 Redes Sociais

4 métricas para ficar de olho na barra de informações do Facebook

Como já sabemos, o Facebook fornece informações sobre Fanpages criadas dentro da plataforma. E são poucas as pessoas que prestam atenção nas métricas que ficam na barra de informações de uma página.

Para acabar com isso, fizemos esse texto para lhe mostrar quais são as principais métricas para ficar de olho no Facebook.

As métricas cedidas pelo Facebook não são tão profundas, mas podem ajudar na administração e na criação de novos conteúdos para a fanpage da sua empresa.

Os números da plataforma são bastante úteis para entender como melhorar o desempenho da sua página.

E como bem sabemos, no marketing digital é preciso acumular, organizar e analisar dados e as métricas da barra de informações do Facebook são o começo desse processo de avaliação do desempenho de uma página dentro da plataforma.

Não adianta apenas produzir conteúdo, é preciso saber avaliar seus resultados.

E ao contrário do que muitos pensam, avaliar essas métricas do Facebook ajuda na geração de insights valiosos que podem otimizar os seus resultados dentro da fanpage da sua empresa na plataforma.

E para lhe ajudar a fazer essa avaliação, listamos abaixo as principais métricas e como elas devem ser analisadas, confira:

Visão Geral

A visão geral é um resumo das métricas exibidas pelo Facebook na barra de informações. Mesmo sendo algo bem genérico, é possível ter uma noção da efetividade da sua estratégia de marketing para o Facebook da sua empresa.

Dentro da visão geral, você pode fazer uma análise rápida do último mês de postagens na sua fanpage.

A primeira métrica mostrada é a “Ações na Página” que mostra toda a interação que os usuários do Facebook tiveram com informações como o telefone, site e o botão de ação da sua fanpage.

Os números podem indicar que as pessoas estão muito ou pouco interessadas em entrar em contato com a sua empresa.

A segunda métrica é a “Visualizações de Página” que mostra quantas vezes a fanpage da sua empresa foi visualizada pelos usuários da plataforma.

Clicando nessa métrica é possível ter informações genéricas do seu público, como idade do público, país, dispositivo pelo qual acessam, postagens mais visitadas, etc.

Outras métricas também são mostradas na Visão Geral, mas sobre elas abordaremos nos próximos tópicos por conta de sua maior complexidade.

Curtidas da Página

Essa métrica aponta quais pessoas curtiram sua página, segmentando por curtidas antigas e novas, curtidas orgânicas e pagas.

Ficar de olho nas curtidas é essencial para avaliar o desempenho de suas campanhas de mídia paga e também para avaliar o impacto do seu conteúdo orgânico na fanpage da sua empresa.

É possível ver o número total de curtidas que a sua página possui, desde o dia de criação até o momento atual.

Esse número não aponta muita coisa, mas pode ser visto como um meio de avaliar a imagem da sua empresa dentro do Facebook.

Confira também: Como anunciar no Google AdWords.

Outra parte importante dessa métrica é avaliar o número de pessoas que curtiram e que deixaram de curtir a sua página num período entre sete dias e um mês.

Há um gráfico de curtidas dividido entre as cores azul (que indica novas curtidas) e vermelho (que indica as pessoas que deixaram de curtir sua página).

A partir disso, é possível avaliar se a sua estratégia de conteúdo no Facebook está sendo efetiva e está trazendo mais usuários para sua página ou não.

Quanto mais acentuada a parte vermelha do gráfico estiver, maior deve ser sua preocupação, é hora de reavaliar seu conteúdo para entender por que tantas pessoas estão abandonando a sua página.

Também existe um gráfico que indica a origem das curtidas na sua página. Isso é ótima para que você avalie qual estratégia está sendo mais efetiva para atrair novos seguidores para a página da sua empresa.

Publicações

Avaliar a métrica Publicações é essencial para saber qual é o formato de conteúdo que mais atrai o seu público. A barra apresenta todas as suas postagens e destaca o envolvimento de cada uma delas.

O destaque aconteceu pelas reações que cada postagem obteve.

São avaliados os cliques e as reações e também os comentários e os compartilhamentos para a medição do nível de engajamento de um post.

Isso pode indica, por exemplo, que conteúdo em vídeo gera um maior engajamento entre seus fãs do que uma imagem.

É possível ainda saber precisamente quantas pessoas foram alcançadas e se algum usuário optou por ocultar a publicação ou mesmo denunciar e descurtir a sua página após uma postagem.

Isso pode indicar erros graves em sua estratégia de conteúdo para o Facebook.

Alcance

O Alcance da sua página e das publicações é uma métrica importantíssima dentro do Facebook.

Os gráficos sobre o alcance mostram quantas pessoas suas publicações conseguiram alcançar organicamente e através de mídia paga.

Isso pode gerar um bom comparativo sobre suas campanhas e seu conteúdo orgânico na fanpage da sua empresa.

É possível também avaliar as reações as suas publicações como um todo, sejam elas positivas ou negativas. Estes são fortes indicativos sobre o engajamento da sua página. E gerar engajamento deve ser um de seus principais objetivos.

Quanto maior for o engajamento da sua página, maiores devem ser suas taxas de conversão e de vendas.

Além disso, ter um público bastante ativo é uma excelente maneira de trazer credibilidade a sua empresa.

Uma marca forte nas redes sociais pode influenciar outros usuários a comprarem de sua empresa, mesmo sem conhecerem a fundo a sua história.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: