Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 maneiras de conseguir contratos recorrentes para sua agência

21/05/2020 às 08:31 Marketing

4 maneiras de conseguir contratos recorrentes para sua agência

O job foi perfeitamente executado: tudo dentro do prazo, cliente satisfeito, pagamento realizado. Foi um grande cliente e as chances de ele voltar a fechar negócios são altas.

Mas a pergunta que não quer calar é: quando será a próxima vez? No texto de hoje vamos falar sobre 4 maneiras de conseguir contratos recorrentes para sua agência.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

Quer saber quais são elas? Confira agora no texto de hoje!

Primeiras dicas para conseguir contratos recorrentes para sua agência

 Agências de marketing digital enfrentam este dilema com frequência, o que gera insegurança e instabilidade financeira e obriga constantemente a equipe de vendas a buscar novos clientes – uma tarefa que demanda tempo e dinheiro.

A solução para essa imprevisibilidade é buscar os chamados contratos recorrentes: acordos estabelecidos entre agência e cliente para que os projetos sejam executados por um período determinado.

Ao longo de sua realização, o pagamento é feito automaticamente, com um valor fixo que se repete.

É um modelo de trabalho cada vez mais adotado na prestação de serviços, pois apresenta vantagens para ambos os lados: a agência, que conta com uma segurança financeira assegurada por um prazo maior, e o cliente, que possui uma alta demanda atendida por uma empresa de sua confiança.

 Para aumentar as chances de fechar esse tipo de acordo, que basicamente cria uma longeva relação de fidelização, é preciso fazer uma gestão adequada e eficiente.

Isso vai demandar um esforço maior de modo a atender as cláusulas estabelecidas, com resultados satisfatórios, bom atendimento e cumprimento de prazos.

Metas devem ser acompanhadas constantemente, com o planejamento feito junto ao cliente e com comunicação clara e eficaz. 

Separamos 4 dicas infalíveis para sua agência obter mais contratos desse tipo, que contribuem consideravelmente para uma imagem empresarial consolidada – um chamariz infalível para uma maior clientela.

O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme analise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Confira tudo o que podemos te oferecer! 

4 maneiras de conseguir contratos recorrentes para sua agência 

1. Antes de tudo, analise resultados antigos

Para ter uma visão mais realista das metas a serem alcançadas dentro de um horizonte de tempo, é preciso checar todos ou ao menos parte dos resultados alcançados em um intervalo.

Verificar as métricas dos meses passados pode trazer insights muito úteis acerca do que pode ser feito adiante.

Leia também: Preço do gerenciamento de servidor

Veja a seguinte simulação, referente ao ano de 2019:

Janeiro: 2/16 Propostas enviadas

Fevereiro: 4/15 Propostas enviadas

Março: 5/ 20 Propostas enviadas

Abril: 5/ 25 Propostas enviadas

Maio: 4/22 Propostas enviadas

Junho: 8/30 Propostas enviadas

De acordo com os dados, é possível saber que:

  • 28 contratos foram fechados
  • 4,6 novos negócios por mês (número de novos contratos/6 meses)
  • A cada 4,57 propostas enviadas, 1 contrato é fechado (número de propostas enviadas/número de contratos fechados)

Os dados indicam que as seguintes medidas de melhoria podem ser tomadas:

  • Aprimorar a eficiência das propostas enviadas
  • Buscar mais previsibilidade no que toca ao número de contratos fechados mensalmente
  • Diminuir a diferença de contratos fechados entre um mês e outro.

Reveja seus resultados e estabeleça focos de ação referentes à realidade da sua empresa.

2. Assegure a adimplência e gerencie bem o tempo investido em cada projeto

Garanta que o pagamento será feito em dia, para evitar dores de cabeça na hora do recebimento.

Uma forma de evitar problemas é automatizá-los através de sistemas de cobrança digital, a exemplo da Netflix.

Com o contrato fechado, administre o investimento dispensado a cada projeto com base no Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Ou seja, leve em conta que é importante investir nos trabalhos apenas o que é devido.

Perceba que sua gestão precisa considerar o valor pago mensalmente pelo contrato. O controle também deve perceber o tempo de trabalho dedicado ao projeto, visto que a agência tem outros clientes e atividades.

3. Visualize cenários

Com os contratos passados a limpo, é hora de traçar metas e pensar nas seguintes possibilidades de cenário para a sua agência: otimista, pessimista (ou conservador) e realista. 

Cenário otimista

Com base nos valores enunciados no início do parágrafo, um cenário otimista seria de 4 contratos fechados por mês, o que, dentro de um intervalo de seis meses, geraria 24 vendas semestrais.

Cenário pessimista 

Nesse caso, as perspectivas caem, de modo que o planejamento espera que os resultados também não sejam satisfatórios.

No nosso exemplo, um resultado bastante conservador seria de apenas uma venda por mês.

cenário realista 

Este é um ponto de equilíbrio entre ambos os cenários anteriores, o que representaria três vendas por mês, totalizando 18 vendas no semestre.

É importante, no entanto, haver sempre metas desafiadoras, com parcimônia, que impulsionem as equipes a trabalhar com energia, mas sem comprometer a vida pessoal

4. Faça um atendimento encantador e tenha uma proposta contratual sólida

Ajustes nos briefings, novas negociações, e tudo mais que for necessário, com um trabalho eficiente, trazem ótimos resultados. O seu bom atendimento dá mais credibilidade à agência e vira publicidade gratuita para sua marca. Pense bem nisso.

Ainda, tenha uma proposta de contrato bem desenvolvida, sólida. Preze pela transparência e clareza das informações, além das vantagens, que serão pontos atrativos para o cliente. Um contrato deve ser bem equilibrado, confiável.

Dessa forma, o cliente se sentirá seguro, dentro de um cenário justo, e pronto para um relacionamento recorrente, de longo prazo.

As agências devem ter os termos acertados e registrados digitalmente, com as respectivas assinaturas e formalidades respeitadas. Essas medidas conferem maior proteção para que o trabalho seja desenvolvido nos trâmites corretos.

Os documentos digitalizados ainda geram economia de espaço na agência, com a liberação de cômodos com a utilidade única para armazenamento de papéis, e flexibilidade e agilidade na hora de consultá-los. 

Dica extra: mantenha um processo de vendas bem estruturado. De nada adianta seguir as etapas anteriores se você não segue os passos comerciais mais básicos.

No caso das agências, eles basicamente são: prospecção, contato, briefing, solução (dentro de uma apresentação), negociação e fechamento. Use os dados obtidos a cada negociação e verifique se estão de acordo com as metas estabelecidas, como abordado no tópico anterior.

Gostou de conhecer essas 4 maneiras de conseguir contatos recorrentes para sua agência? Então aproveite para coloca-las em prática e bons negócios!

Gostou de nosso post? Compartilhe: