Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 maneiras de aumentar a produtividade com cloud

16/07/2018 às 08:36 Ajuda

4 maneiras de aumentar a produtividade com cloud

Reduzir custos e aumentar a produtividade. Talvez esses sejam os dois principais objetivos de toda empresa.

Em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, qualquer diferencial que possa ser obtido em um negócio é motivo de comemoração para os empresários.

Dessa forma, fazer mais com menos e em um tempo menor passa a ser a meta principal de qualquer companhia que queira se mostrar mais produtiva.

Uma das tecnologias que podem ser utilizadas para alcançar esses objetivos é a cloud computing.

Esse artigo vai te mostrar as 4 principais vantagens do cloud computing que podem aumentar e muito a produtividade do seu negócio.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

Como funciona a computação na nuvem?

Muitas pessoas ainda acham que o conceito de cloud computing ou computação na nuvem é algo difícil de entender e complicado.

Praticamente tudo que você consome atualmente na Internet, seja redes sociais, armazenamento de arquivos, streaming de vídeo e música, provém de aplicativos e serviços baseados na nuvem.

A ideia de guardar arquivos na nuvem surge do fato de que não se sabe exatamente onde os dados estão sendo armazenados ou processados.

Eles podem estar em um servidor no Brasil, do exterior ou até nos dois locais ao mesmo tempo, pois um é o backup do outro. A grande façanha é conseguir acessar todos os dados pela internet, de qualquer lugar do mundo, mesmo que estejam armazenados a quilômetros de distância.

Como eles não estão em lugar fixo como um servidor local na empresa, por exemplo, é possível que várias pessoas de qualquer lugar consigam interagir com aquele conteúdo armazenado na nuvem, desde que tenham acesso autorizado para isso.

A atualização desses arquivos e processos também acontece em tempo real, já que estão conectados à internet, além da criação de cópias de segurança.

Conheça as maneiras de aumentar a produtividade na sua empresa com a cloud computing. 

Colaboração entre equipes: mais agilidade

Um dos desafios que as empresas tinham no passado era o de encontrar meios de tornar a troca de informação entre setores mais ágil e eficaz.

Em uma estrutura tradicional, essa troca dependia da velocidade e da capacidade de processamento de um único servidor, quando havia um sistema envolvido.

Devido aos altos custo operacionais, muitas empresas sequer optavam por fazer algum tipo de integração que existem hoje em dia e que agilizam e muito todos os processos de troca de informação em tempo real. 

A cloud computing mudou completamente esse cenário por meio de ferramentas colaborativas.

Atualmente, é possível ter acesso em tempo real ao que os outros colaboradores de setores diversos estão fazendo, permitindo que seja possível trabalhar de forma integrada sem precedentes.

Para os gestores, a grande vantagem de acompanhar tudo em tempo real é a possibilidade de intervir quando for necessário, evitando até mesmo que seja preciso concluir algum processo para avaliação ou tomada de decisão. Leia nosso post sobre preço do gerenciamento de servidor

O fim dos problemas de desempenho

Diversos profissionais que trabalham com soluções de TI sabem o quanto era complicado resolver certos problemas dessa área no final dos anos 90.

Muitas vezes, enquanto o setor TI tentava encontrar soluções para os problemas de rede, todas as atividades da empresa ficavam paralisadas, porque dependiam exclusivamente dos sistemas corporativos, que se encontravam inoperantes.  

Mudanças estruturais eram praticamente impensáveis, pois tais processos podiam demorar até algumas semanas para ficarem prontos e na maioria das vezes eram extremamente complicados de serem gerenciados. 

A grande flexibilidade que os serviços na nuvem trouxe, acabou de uma vez por todas com isso.

Hoje, mudanças pontuais podem ser feitas em poucas horas, desde que haja um sólido planejamento por trás da estrutura.

 A escalabilidade também é outra característica fundamental do negócio, já que ela permite que o pequeno empresário contrate apenas aquilo que necessita, ampliando o ambiente à medida que isso se justifique.

Conheça nosso serviço de preço do gerenciamento de servidor

Aumenta a mobilidade operacional

A rotina corporativa da maioria das empresas já não é mais a mesma há um bom tempo. Atualmente, grande parte dos funcionários sequer precisa de um escritório físico para trabalhar.

Alguns colaboradores que precisam estar em vários lugares ao longo do dia e em todas essas ocasiões eles precisam ter acesso total a planilhas e relatórios para que a tomada de decisões seja a mais assertiva possível.

Essa descentralização das informações foi extremamente benéfica e boa parte dela é possível graças a cloud computing.

Ferramentas na nuvem garantem que os colaboradores terão acesso a todas as informações que precisam em qualquer lugar onde estiverem. 

Essa característica proporciona mais independência aos funcionários e mais liberdade para que os gestores possam ampliar o foco no planejamento e na tomada de decisões.

Com a computação em nuvem, as chances de erro se tornam bem menores. 

Maior redução dos custos

Quanto dinheiro a sua empresa já gastou com licenças de software que muitas vezes não foram usadas até que aparecesse uma oportunidade para isso?

Quantas vezes você já se viu obrigado a contratar franquias maiores do que a sua necessidade apenas porque aquele pacote poderia servir de alguma forma a médio e longo prazo?

A cloud computing pode te auxiliar nessas questões.

Com ela, sua empresa pode começar a utilizar os recursos computacionais de um ambiente de cloud pública de forma rápida, provisionar recursos computacionais conforme sua demanda e pagar somente por aquilo que usar e pelo período que usar.

Não restam dúvidas de que a cloud computing torna o seu planejamento orçamentário muito mais eficaz. 

Vale ressaltar que toda economia é muito bem-vinda, principalmente em épocas de crise financeira e concorrência acirrada. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esses e outros assuntos.

Não medimos para atender bem nossos clientes e eles são prioridade para nossa empresa. Entre e navegue à vontade! 

Gostou de nosso post? Compartilhe: