4 hacks para aumentar o número de views nos seus vídeos do Youtube

11/06/2019 às 08:49 Marketing

4 hacks para aumentar o número de views nos seus vídeos do Youtube

Depois do Google, o Youtube é o maior buscador do mundo. Com o crescimento da plataforma, muitas pessoas buscam vídeos dos mais variados e assuntos dentro do site.

Com isso, se tornou fundamental montar uma estratégia de SEO para o Youtube. Essa é a chave para aumentar os números de visualizações dos vídeos na plataforma.

O Youtube possui um sistema de “vídeos em alta” e sugere vídeos para os usuários. Estes vídeos têm mais destaque, e consequentemente, atingem um número maior de views na rede.

Mas estes vídeos não ganham destaque por acaso, o algoritmo do Youtube lhe traz mais destaque por conta de sua relevância.

Sim, assim como o Google, o Youtube também usa um algoritmo para fazer ranqueamento dos vídeos. Por isso, criamos esse texto para lhe trazer vários hacks que podem te ajudar a entender e usar o algoritmo ao seu favor e aumentar o número de views dos seus vídeos dentro da plataforma.

Confira abaixo os hacks que separamos para lhe ajudar a bombar seus vídeos no Youtube:

Descubra quais são as suas fontes de tráfego

De onde está vindo seu tráfego? Essa é uma dúvida que você deve responder para otimizar o seu conteúdo e sua estratégia de SEO para Youtube.

Hackear quais são os canais de origem dos visitantes do seu canal é muito importante para fazê-lo crescer.

E para saber de onde está vindo o tráfego do seu canal, basta entrar na parte de Analytics do seu canal no Youtube e checar as estatísticas. Existem quatro fontes principais de tráfego e todas ajudam a entender a efetividade da sua estratégia.

Assim, você pode saber se a origem do seu tráfego está fora do Youtube, sendo externa, trazendo visitantes de outros sites ou através de redes sociais.

Também é possível notar se o tráfego está sendo gerado pelas pesquisas no Youtube e isso é um excelente sinal, afinal seu vídeo estará sendo achado por usuários dentro da própria plataforma.

O tráfego também pode estar vindo por meio dos próprios inscritos do seu canal, o que aumenta a sua relevância para o Youtube, já que você mostra que tem bastante inscritos ativos.

E por último, outra excelente fonte de tráfego são os vídeos sugeridos, isso indica que você está usando bem a palavra-chave do seu conteúdo e ele está bem ranqueado.

As fontes de tráfego são importantes para orientar sua estratégia de SEO. Através delas, é possível achar o equilíbrio para ter um tráfego otimizado, que auxilie o Youtube a aumentar a relevância do seu canal rapidamente e colocá-lo em destaque em seu segmento de conteúdo.

Faça uma boa Thumbnail

Essa é uma dica meio “clichê”, mas faz toda a diferença para levar mais tráfego aos seus vídeos. Quando seu vídeo está na lista de pesquisa do Youtube ou mesmo presente em outros sites e redes sociais, ele precisa chamar atenção.

É como um CTA, sabe, ele precisa ter algum destaque para que o usuário decida clicar nele.

Ter uma boa thumbnail agregada a um título chamado pode ser um fator fundamental para aumentar o número de cliques sobre o seu vídeo. Isso é essencial para ter mais visualizações e ganhar pontos com o Youtube.

O ideal é que você utilize um frame marcante do vídeo ou recorte um de seus elementos e coloque um fundo com cores vivas para aumentar o contraste.

E coloque uma frase que sirva como uma chamada. Faça alguma promessa na chamada, como por exemplo: “Feche suas primeiras vendas”. Isso despertará o interesse dos usuários para assistirem o vídeo.

Confira também: Vantagens do streaming de vídeo.  

Busque aumentar o tempo médio de visualização dos seus vídeos

Outro ponto que influencia o algoritmo do Youtube é o tempo médio de visualização dos vídeos. Não adianta criar uma boa thumbnail e as pessoas não gostarem do seu vídeo.

Quanto menor for o tempo médio de visualização, menor será sua relevância no Youtube. Isso indica que o seu conteúdo não está sendo tão valoroso para as pessoas.

Então, o ideal é que você entenda o que usuário quer e precisa. O primeiro passo é saber quais são as necessidades reais do seu público.

Assim, será possível encontrar temas que tenham um bom volume de busca e que não possuam muitos conteúdos de qualidade.

Depois disso, você tem de pensar em um formato de vídeo que prenda a atenção das pessoas. Os primeiros 15 segundos do seu vídeo são importantíssimos para manter o usuário assistindo-o até o fim.

Se você quer que uma pessoa assista o seu vídeo por 10 minutos, deve conquistá-la nos primeiros 15 segundos!

Uma boa dica é começar o vídeo prometendo entregar X respostas, dicas ao público. Isso pode fazer com que eles fiquem mais um tempo no seu vídeo.

Outra boa maneira de manter o público é ir direto ao ponto e já começar o vídeo dando uma dica ou uma informação sobre o tema central do conteúdo.

Dica extra: suporte a Closed Captions

O Youtube possui suporte a legendas ocultas para os vídeos. Esse recurso é pensado para ampliar a acessibilidade dos seus vídeos, permitindo que pessoas com problemas de audição podem entender o seu conteúdo, tendo uma experiência mais agradável.

Porém, as legendas também servem para evitar que pessoas assistam os seus vídeos em qualquer.

Digamos, por exemplo, que a pessoa esteja no trabalho e não pode escutar o seu vídeo (nem colocar o fone para ouvi-lo), por meio da legenda ela consegue entender o conteúdo.

Esse é um recurso essencial para estimular que mais pessoas vejam os seus vídeos a qualquer momento do dia.

O closed captions pode servir como um grande potencializador de views para o seu canal no Youtube.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Streaming.

Gostou de nosso post? Compartilhe: