4 habilidades essenciais para o freelancer remoto

05/09/2019 às 11:41 Ajuda

4 habilidades essenciais para o freelancer remoto

O número de profissionais freelancers atuando no Brasil cresceu assustadoramente nos últimos anos. A crise econômica levou muitas pessoas a perderem seus empregos e fez com que elas, sem outras oportunidades, arregaçassem as mangas e fossem atrás de jobs pontuais, os chamados freelas.

Com isso, o trabalho remoto deixou de ser uma tendência no mercado brasileiro e se tornou uma realidade nos últimos anos.

O número de empresas e usuários comuns que passaram a contratar profissionais freelancer também cresceu e isso fez com que muitos profissionais vislumbrassem a possibilidade real de trabalhar remotamente e viver disso.

O trabalho remoto é todo aquele que pode ser feito a distância, pode ser no conforto de casa, em algum escritório alugado ou numa sala de coworking, etc.

E para trabalhar dessa maneira, o freelancer precisa ter algumas habilidades essenciais para conseguir cumprir metas, prazos de entrega e proporcionar um serviço de qualidade para os clientes.

Fizemos uma lista com as principais habilidades que os freelancers, de qualquer área, deve possuir para trabalhar remotamente e serem bem-sucedidos em suas áreas de atuação. Confira abaixo:

Foco

Trabalhar remotamente lhe dá a liberdade de trabalhar de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Isso torna tudo muito fácil por um lado e mais difícil por outro.

Quem está acostumado a trabalhar em empresas, já conhece o ritmo de trabalho, sabe que durante o horário comercial está em pleno batente e não pode ter muitas distrações durante o serviço.

Agora, quando passamos a trabalhar como freelancers não temos horários definidos, não tem suporte e nem atendimento. Somos nós mesmos que executamos os trabalhos, atendemos os clientes, fechamos contratos, recebemos pagamentos, pagamos os custos do nosso trabalho, etc.

E tudo isso requer que tenhamos uma simples habilidade: foco. Não podemos deixar passar nada, temos que ter total responsabilidade com o nosso trabalho.

Um fator que atrapalha muitos freelancers é a procrastinação, e isso não pode acontecer com frequência no nosso dia a dia de trabalho.

Basicamente, quando falamos em ter foco, falamos de conseguir cumprir metas e realizar tarefas no prazo. Para isso, é preciso estar concentrado no trabalho, ter tudo anotado para não se perder e assim evitar atrasos.

E o foco não se estende só em relação ao trabalho em si não, imagina por exemplo, se no meio da correria, você esquece de pagar a conta da internet e ela é cortada? Isso pode acontecer.

Já imaginou como você irá trabalhar? O foco é essencial para darmos conta de toda a nossa responsabilidade como freelancers.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Marketing Pessoal

Como já falamos acima, quando trabalhamos como freelancers geralmente estamos sozinhos e temos que aprender a “vender nosso peixe” para os clientes. Dependendo da área, competimos com outros profissionais freelancers e empresas de pequeno, médio e grande porte.

Então, precisamos saber como divulgar e agregar valor ao nosso trabalho. Não há como sobreviver como freelancer sem um bom número de clientes.

E para conseguir mostrar o seu trabalho para o mercado, mesmo sem muitos recursos será preciso encontrar formas de promoção.

Isso se chama marketing pessoal. Dependendo da sua área, é preciso manter alguns canais de comunicação abertos e atualizados para atrair potenciais clientes.

Algumas dicas que podemos dar, por exemplo: criar uma fanpage no Facebook, criar um perfil comercial no Instagram, criar uma conta no LinkedIN, criar o seu próprio site, entre outros.

O mais importante não é apenas criar estes canais de comunicação, e sim, mantê-los atualizados. Eles devem estar ativos com bastante conteúdo para que o seu trabalho seja visto e seja reconhecida pelas pessoas.

Dessa forma, ficar muito mais fácil oferecer seus serviços e receber excelentes propostas de trabalho remoto.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site grátis.

Gestão de tempo

Quando trabalhamos remotamente, temos que ter foco. Falamos isso em um dos tópicos acima, e para isso será preciso ter uma boa habilidade para administrar o tempo.

Gerir o próprio tempo significa criar uma rotina de trabalho produtiva, que te permita fazer o seu trabalho sem interrupções e cuidar de outros assuntos pessoais.

Temos que entender que é preciso separar tempo para tudo. O nosso horário de trabalho como freelancers deve ser respeitado.

Da mesma forma, é preciso deixar horários reservados para lazer, por exemplo. Essa é uma maneira bastante eficaz de evitar a procrastinação durante o trabalho e consegue determinar faixas de horário para o trabalho.

É claro que imprevistos podem e vão acontecer. Você pode estar mais cansado ou ficar doente durante um dia e não produzir muito. E isso lhe traz a responsabilidade de passar mais tempo trabalhando após estar reabilitado.

O bom de gerir bem o tempo é encontrar o melhor momento para trabalhar. Tem pessoas que rendem mais durante a manhã, outros durante a tarde ou à noite.

É necessário encontrar os horários que você está mais disposto para desenvolver os jobs.

Contabilidade

Isso mesmo! Independente da área que você atua, é preciso ser bom em fazer contas.

Isso, porque além de precificar trabalhos, você será o responsável por fazer cobranças, administrar meios de pagamentos, pagar todos os impostos necessários para o trabalho, reservar dinheiro para os custos, emitir notas fiscais, entre outros afazeres.

É preciso ser ágil nessa parte do trabalho para não sofrer nenhum calote ou esquecer de emitir a nota fiscal de nenhum cliente, por exemplo.

A dica é estudar bastante sobre a parte financeira do seu negócio, para estudar formas de se ambientar a sua nova realidade como freelancer.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: