Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 habilidades essenciais para o freelancer remoto

05/09/2019 às 11:41 Ajuda

4 habilidades essenciais para o freelancer remoto

O número de profissionais freelancers atuando no Brasil cresceu assustadoramente nos últimos anos. A crise econômica levou muitas pessoas a perderem seus empregos e fez com que elas, sem outras oportunidades, arregaçassem as mangas e fossem atrás de jobs pontuais, os chamados freelas.

Com isso, o trabalho remoto deixou de ser uma tendência no mercado brasileiro e se tornou uma realidade nos últimos anos.

O número de empresas e usuários comuns que passaram a contratar profissionais freelancer também cresceu e isso fez com que muitos profissionais vislumbrassem a possibilidade real de trabalhar remotamente e viver disso.

O trabalho remoto é todo aquele que pode ser feito a distância, pode ser no conforto de casa, em algum escritório alugado ou numa sala de coworking, etc.

E para trabalhar dessa maneira, o freelancer precisa ter algumas habilidades essenciais para conseguir cumprir metas, prazos de entrega e proporcionar um serviço de qualidade para os clientes.

Fizemos uma lista com as principais habilidades que os freelancers, de qualquer área, deve possuir para trabalhar remotamente e serem bem-sucedidos em suas áreas de atuação. Confira abaixo:

Confira ainda o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

Foco

Trabalhar remotamente lhe dá a liberdade de trabalhar de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Isso torna tudo muito fácil por um lado e mais difícil por outro.

Quem está acostumado a trabalhar em empresas, já conhece o ritmo de trabalho, sabe que durante o horário comercial está em pleno batente e não pode ter muitas distrações durante o serviço.

Agora, quando passamos a trabalhar como freelancers não temos horários definidos, não tem suporte e nem atendimento. Somos nós mesmos que executamos os trabalhos, atendemos os clientes, fechamos contratos, recebemos pagamentos, pagamos os custos do nosso trabalho, etc.

E tudo isso requer que tenhamos uma simples habilidade: foco. Não podemos deixar passar nada, temos que ter total responsabilidade com o nosso trabalho.

Um fator que atrapalha muitos freelancers é a procrastinação, e isso não pode acontecer com frequência no nosso dia a dia de trabalho.

Basicamente, quando falamos em ter foco, falamos de conseguir cumprir metas e realizar tarefas no prazo. Para isso, é preciso estar concentrado no trabalho, ter tudo anotado para não se perder e assim evitar atrasos.

E o foco não se estende só em relação ao trabalho em si não, imagina por exemplo, se no meio da correria, você esquece de pagar a conta da internet e ela é cortada? Isso pode acontecer.

Já imaginou como você irá trabalhar? O foco é essencial para darmos conta de toda a nossa responsabilidade como freelancers.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Marketing Pessoal

Como já falamos acima, quando trabalhamos como freelancers geralmente estamos sozinhos e temos que aprender a “vender nosso peixe” para os clientes. Dependendo da área, competimos com outros profissionais freelancers e empresas de pequeno, médio e grande porte. Você pode até entender de marketing digital, precisa também fazer o seu marketing pessoal.

Então, precisamos saber como divulgar e agregar valor ao nosso trabalho. Não há como sobreviver como freelancer sem um bom número de clientes.

E para conseguir mostrar o seu trabalho para o mercado, mesmo sem muitos recursos será preciso encontrar formas de promoção.

Isso se chama marketing pessoal. Dependendo da sua área, é preciso manter alguns canais de comunicação abertos e atualizados para atrair potenciais clientes.

Algumas dicas que podemos dar, por exemplo: criar uma fanpage no Facebook, criar um perfil comercial no Instagram, criar uma conta no LinkedIN, criar o seu próprio site, entre outros.

O mais importante não é apenas criar estes canais de comunicação, e sim, mantê-los atualizados. Eles devem estar ativos com bastante conteúdo para que o seu trabalho seja visto e seja reconhecida pelas pessoas.

Dessa forma, ficar muito mais fácil oferecer seus serviços e receber excelentes propostas de trabalho remoto.

 

Gestão de tempo

Quando trabalhamos remotamente, temos que ter foco. Falamos isso em um dos tópicos acima, e para isso será preciso ter uma boa habilidade para administrar o tempo.

Gerir o próprio tempo significa criar uma rotina de trabalho produtiva, que te permita fazer o seu trabalho sem interrupções e cuidar de outros assuntos pessoais.

Temos que entender que é preciso separar tempo para tudo. O nosso horário de trabalho como freelancers deve ser respeitado.

Da mesma forma, é preciso deixar horários reservados para lazer, por exemplo. Essa é uma maneira bastante eficaz de evitar a procrastinação durante o trabalho e consegue determinar faixas de horário para o trabalho.

É claro que imprevistos podem e vão acontecer. Você pode estar mais cansado ou ficar doente durante um dia e não produzir muito. E isso lhe traz a responsabilidade de passar mais tempo trabalhando após estar reabilitado.

O bom de gerir bem o tempo é encontrar o melhor momento para trabalhar. Tem pessoas que rendem mais durante a manhã, outros durante a tarde ou à noite.

É necessário encontrar os horários que você está mais disposto para desenvolver os jobs.

Contabilidade

Isso mesmo! Independente da área que você atua, é preciso ser bom em fazer contas.

Isso, porque além de precificar trabalhos, você será o responsável por fazer cobranças, administrar meios de pagamentos, pagar todos os impostos necessários para o trabalho, reservar dinheiro para os custos, emitir notas fiscais, entre outros afazeres.

É preciso ser ágil nessa parte do trabalho para não sofrer nenhum calote ou esquecer de emitir a nota fiscal de nenhum cliente, por exemplo.

A dica é estudar bastante sobre a parte financeira do seu negócio, para estudar formas de se ambientar a sua nova realidade como freelancer.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: