Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 formas de aumentar o tempo de navegação dos clientes

02/05/2018 às 08:21 Ajuda

4 formas de aumentar o tempo de navegação dos clientes

O site é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia de marketing digital. É por meio da sua aplicação que seu cliente conhece mais sobre sua e empresa e os produtos que você oferece antes de bater o martelo.

Por este motivo, é fundamental que sua aplicação ofereça uma excelente experiência do usuário, garantindo que ele encontre as informações que precisa com rapidez e sem dificuldades.

Esse artigo vai te mostrar 4 formas de aumentar o tempo de navegação dos seus clientes e porque isso é tão importante no mundo online. Leia até o final e saiba mais. 

O que é experiência do usuário?

A experiência do usuário é usada para definir o nível de satisfação de um visitante que acessa qualquer site na internet. Vários fatores podem influenciar a experiência do usuário, como o tempo de carregamento da página, a adaptação a novas tecnologias e a sua facilidade de uso em geral.

Se ao final de todas estas interações, o usuário tiver uma experiência positiva, maiores serão as possibilidades dele fechar negócio com sua empresa. Mas se ele tiver uma experiência negativa, é bem provável que ele nunca mais volte a acessar seu site.

Você também vai gostar de: hospesdagem de site barata.

Porque a experiência é tão importante?

A experiência do usuário é mensurada por todas as impressões que o usuário terá a respeito de sua marca. No mundo online, uma experiência positiva leva muitos visitantes a fechar negócio. Por isso ela é tão estuda pelo marketing digital. 

Mas como fazer com que seu site proporcione um experiência agradável ao usuário? Você precisa levar em consideração três vertentes: rapidez, layout e conteúdo.

A melhor maneira de manter seus usuários na sua página é garantir que esses três itens sejam muito fortes. Leia nosso artigo sobre Passos para montar sua Loja Virtual

Rapidez

O maior motor de buscas na internet, o Google, fez uma recente pesquisa mostrando que 53% das pessoas abandonam um site que demora mais de 4 segundos para carregar no mobile.

Mas esse dado está bem distante da realidade ideal. A média de carregamento para sites nos celulares é de 15 segundos. A maioria das aplicações são lentas e estão sobrecarregadas com elementos demais, diminuindo a boa experiência do usuário e perdendo visitantes.

Layout

Um layout bem estruturado e planejado para satisfazer as necessidades do visitante tem um grande poder de influenciar a escolha de um consumidor por uma determinada marca.

Mesmo que inconscientemente, ele se lembrará da marca que chamou mais a sua atenção. As cores tem um papel importante em cada segmento e se forem usadas de forma errada, elas podem espantar os usuários ao invés de atraí-los.

Conteúdo

O site pode até ter um layout bacana e ser rápido para carregar, mas se ele não tiver um conteúdo de qualidade que ofereça informações úteis para seus visitantes, ele não fará sucesso.

A regra é clara: se o usuário não encontrar o que procura em um site, ele não o acessa mais. Conteúdo de qualidade e variado é tudo em um website. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

Como melhorar a experiência do usuário em meu site?

Preste atenção nas dicas abaixo.

1. Use um layout simples e de fácil navegação

O design é um elemento crucial para a experiência do usuário, influenciando no tempo de carregamento da página e na experiência de navegação. Invista na criação de imagens atraentes e use cores e formas que se interajam bem entre si.

Uma aplicação com rápido carregamento e layout atraente pode ajudar o usuário a se localizar e encontrar o que ele precisa de forma rápida, sem perder tempo para encontrar o que precisa, fazendo-o perder o interesse.

2. Simplifique a navegação de seu usuário

Outro aspecto fundamental para a aumentar o tempo de navegação do visitante é a sua facilidade de navegação. É muito importante que todas as páginas de seu site ou blog estejam a três cliques de distância de seu usuário, no máximo. 

É necessário também tornar a navegação mais intuitiva, facilitando as coisas para seu visitante, sem o fazer pensar muito. Em suma, você pode usar os menus de navegação, ferramentas de busca e o botão CTA (Call to Action) para direcionar o usuário até a ação que você deseja.

3. Otimize seu site para dispositivos móveis

O número de pessoas que utilizam tablets, celulares e outros aparelhos móveis para acessar a internet, cresce a cada ano. Por isso, é fundamental que você crie um site que funcione bem, independentemente do tamanho da tela do usuário.

Um site que não é otimizado para o uso em um smartphone é muito mais difícil de ler o conteúdo e de carregar, atrapalhando toda a experiência do cliente. Aprimore seus conhecimentos em Como aumentar o tráfego para sua loja virtual

Por isso, invista em um site responsivo que se adapte bem a qualquer aparelho. Se o site do sua loja online ainda não é responsivo, é a hora de repensar isso se não quiser perder para a concorrência. 

4. Ofereça suporte online

Por mais que você se preocupe em criar um site com um layout chamativo, leve e fácil de carregar, é natural que seu usuário ainda tenha algumas dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos.

Por isso, oferecer um serviço de suporte online pode ser o elemento que faltava para melhorar a experiência do usuário.

Este suporte pode ser oferecido por meio de um chat online integrado a seu site corporativo, um formulário para perguntas e respostas ou até mesmo um número de telefone fixo, que é muito útil para clientes que visitam seu site por meio de um aparelho celular.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade. Para nós, cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: