4 estratégias de Growth Hacking para aplicar no seu negócio

25/12/2018 às 10:47 Ajuda

4 estratégias de Growth Hacking para aplicar no seu negócio

O Growth Hacking é uma técnica que potencializa as ações de marketing de uma empresa. O conceito visa utilizar de testes e dados para validar estratégias de marketing mais efetivas para um negócio específico.

A ideia é criar gatilhos simples e rápidos que possam fazer um negócio pouco conhecido, um fenômeno.

Basicamente, o growth hacking acaba sendo o sonho de todos os profissionais de marketing do mercado, afinal imagina que sendo um growth hacker você pode transformar clientes desconhecidos em empresas ou influenciadores famosos em pouquíssimo tempo.

E para implementar nisso em uma empresa é preciso que o profissional de marketing mude sua cultura de trabalho.

É preciso trabalhar focado e integrado com todos os colaboradores de sua empresa, unindo marketing, vendas, o setor de atendimento, entre outros.

Aplicar uma estratégia de growth hacking é essencial principalmente para pequenos negócios.

Quem possui um poder de investimento menor precisa adotar estratégias mais baratas, que não custem tanto dinheiro e não precisa de tantos profissionais para desenvolvê-la. Nesse cenário, o growth hacking é uma excelente saída.

E para implementar em seu negócio, é preciso estudar e apostar em meios que fujam das ações de marketing tradicional.

O profissional de Growth Hacking necessita ser uma pessoa altamente criativa. Isso por que as ações de uma estratégia desse tipo visa ter um impacto muito maior do que qualquer comercial de TV ou banner pago em algum site da internet.

Como desenvolver estratégias eficientes de Growth Hacking?

Depois de Sean Ellis criar o termo Growth Hacking, ele se desenvolveu bastante, e claro, com isso surgem estratégias que são bem mais efetivas do que eram as iniciais.

E daí surgiu a ideia de tração de um negócio ou traction, em inglês.

Basicamente, o traction é uma fase na criação de uma startup onde é preciso pensar em formas para equilibrar os gastos e as receitas de um negócio que está entrando no mercado agora.

Com isso, os americanos Gabriel Weinberg e Justin Mares criaram o termo “Traction” e lançaram um livro com várias dicas de estratégias de Growth Hacking para validar hipóteses mais rápido, implementar novas ações e crescer fortemente no curto prazo.

Confira algumas das principais estratégias de Growth Hacking:

Pensar e produzir conteúdos virais

Muitas marcas e influenciadores digitais desconhecidos em um dia se tornaram fenômenos no dia seguinte ou após uma semana ou mês do lançamento de um conteúdo viral.

E o que é conteúdo viral? É um tipo de conteúdo que visa divulgar uma marca pessoal ou empresa e que impacte um grande número de potenciais clientes que até então não conheciam o personagem principal do conteúdo.

E como criar? O conteúdo viral pode ser um vídeo no Youtube, uma postagem no seu blog ou nas suas redes sociais, um meme postado em suas redes sociais.

Viralizar um conteúdo hoje é o sonho de qualquer empreendedor.

Confira também: Por que ter uma loja virtual?

Boa estratégia de assessoria de imprensa

Contratar um assessor de imprensa é importantíssimo para qualquer negócio. Diferente de um profissional de marketing, o assessor é um jornalista e busca um contato direto com os grandes veículos de comunicação para tornar a sua empresa conhecida.

Teste 30 dias de Loja Virtual.

Por isso, criar uma estratégia de assessoria de imprensa pode ser uma boa saída para alcançar mídias e ganhar poder de falar jamais pensado para sua empresa.

Por exemplo, se a sua empresa possui uma técnica inovadora no seu setor de mercado, você pode conseguir espaço na grande mídia e garantir uma matéria num programa de TV, num jornal ou num portal de notícias, isso tudo de graça, sem gastar R$ 1 com anúncio.

Implementar uma estratégia efetiva de SEO

O SEO busca a otimiza do seu conteúdo para os motores de busca. E para fazer uma estratégia correta e impactante de SEO é preciso sair do óbvio.

É preciso estar sempre se atentando a novas tendências para conseguir otimizar o conteúdo ao passar do tempo.

Hoje em dia, por exemplo, o Google abandonou vários fatores de ranqueamento principais nos últimos anos e tem dado foco na experiência do usuário.

Então, se aumentou, por exemplo, a atenção dos motores de busca contra possíveis manipulações como o uso de palavras-chave ocultas, um conteúdo muito repetitivo, etc.

Por isso, para fazer Growth Hacking com SEO é importante acompanhar as tendências do mercado e buscar obedecer aos principais fatores mais rápidos, evitando perder posições e manter seus conteúdos ranqueando no topo dos resultados de busca com uma boa frequência.

Aposte em influenciadores digitais

Nos últimos tempos, os influenciadores digitais ganharam muito espaço na internet, principalmente em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter e sites como o Youtube.

Basicamente, eles são pessoas que já eram ou se tornaram especialistas em algum assunto e com se tornaram autoridade na internet.

E colocar o seu produto na mão desses influenciadores é um excelente caminho de encurtar o caminho para o sucesso.

Muitas blogueiras de moda, por exemplo, recebem semanalmente vários produtos de diferentes marcas, conhecidas e principalmente desconhecidas para testarem os produtos e postarem em suas redes sociais.

Isso também vale para outros setores, vários sites e canais de tecnologia, por exemplo, ganham bastante dinheiro e visualizações na web fazendo reviews de produtos.

Os profissionais recebem os produtos para testes ou em permuta (troca por divulgação) para dar uma visão geral de um novo fone de ouvido, por exemplo.

Muitas empresas vêm fechando contratos milionários com influenciadores atualmente.

Bom, para os negócios sem um grande potencial de investimento, o que indicamos é tentar o contato com influenciadores que estejam em pleno crescimento e aceitem mais facilmente permutas para que você reduza os custos e aposte numa ação de baixo risco para sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: