Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 erros para evitar na hora de fazer Link Building

20/10/2018 às 08:20 SEO

4 erros para evitar na hora de fazer Link Building

A estratégia de link building é uma das mais eficazes para qualquer site recém lançado alcançar uma relevância de SEO mais rapidamente, se tornando referência em setor de mercado.

Já é claro que ter links apontados para o site é um dos fatores mais importantes para melhorar a posicionamento de ranqueamento nos sites de busca.

Porém, não basta pura e simplesmente conseguir links de qualquer site que gera relevância. Muitos empreendedores e profissionais de marketing cometem muitos erros na hora de estruturar uma estratégia de link building.

Entender quais são as boas e as más práticas de link building é essencial para ter sucesso ao implementar essa estratégia.

Isso pode garantir que você seja bem visto pelos algoritmos dos sites de busca, evitando punições para o seu site e que pode prejudicar muito sua estratégia de marketing digital.

Como você percebeu pelo título do texto, esse artigo não será focado nas boas técnicas de link building, pelo contrário aqui vamos falar sobre os principais erros e dar dicas para que você evite cometê-los dentro de sua estratégia de marketing.

É preciso, por exemplo, entender como o Google avalia cada link apontado para um site.

Vamos lá! O  primeiro ponto é saber que a plataforma só considera relevantes links que sejam coerentes, que gerem valor, de sites confiáveis e que tenham relação com o seu negócio de alguma maneira, como por exemplo, sendo de um setor de mercado complementar ao de sua empresa.

Ter o seu site apontado por meio de um link por um blog que não tenha relevância para o Google pode produzir o resultado inverso e dar prejuízo ao seu site. Então, veja abaixo nossas dicas para não errar na hora de botar em prática sua estratégia de link building:

Você também vai gostar de: hospesdagem de site barata.

Não venda e nem compre links

Comprar ou vender links são práticas que podem destruir sua estratégia de SEO e fazer com que o Google penalize gravemente o seu site.

Com as atualizações do algoritmo, os motores de busca são extremamente inteligentes e que conseguem identificar links que foram comprados ou vendidos em um site.

Para garantir que o link building tenha um resultado positivo para sua empresa. é preciso rever sua estratégia para obtenção de links.

É por isso que na hora de fazer parcerias, é preciso garantir que os links serão trocados com sites confiáveis e que serão coerentes de acordo com o assunto dos textos.

A venda e compra de links é um dos fatores mais perigosos para destruir uma estratégia de link building. O Google está cada vez mais esperto quanto a isso e tem punido com rigor os sites que são adeptos dessa prática.

É preciso inserir links de maneira natural no texto, fazendo com os robôs do Google entendam que o link inserido no texto tem sentido e agregar valor ao conteúdo, é isso que aumenta a relevância de um texto.

Confira também: Vantagens do Cloud Server.

Não crie uma rede de blogs para apontar seu conteúdo

Outra estratégia que também está sendo mapeada pelos motores de busca é a prática da criação de uma rede de blogs para apontar um único site.

Essa prática apesar de parecer boa, pode prejudicar bastante o seu site nos mecanismos de busca.

Isso também não quer dizer que você não possa investir em mais blogs além do da sua empresa, mas isso deve ser feito com responsabilidade.

Muitas empresas acabam criando uma rede de blogs com o intuito puro e simples de fazer o apontamento de links e isso não é considerado relevante pelo Google.

Se você possui um blog a parte e o atualiza com frequência, ele tem um bom tráfego e daí você sempre que pode apontar links para o site da sua empresa, aí sim você pode gerar valor e obter as vantagens de uma estratégia de link building.

Porém, se você pensa em criar uma rede de blogs, somente para gerar links, não se preocupando com a qualidade e a coerência dos textos, você está apostando na estratégia errada.

O Google consegue identificar quando esse tipo de ação é feito e tende a penalizar esse tipo de prática.

Não esconda links

Usar links também é das práticas de link building mal avaliadas pelo Google. Essa estratégia consiste em por um link em um texto da cor do fundo de uma página.

Dessa maneira, é possível esconder links soltos, colocados numa página apenas para tentar burlar os algoritmos.

Apesar de ser uma prática bastante difundida e conhecida por ser uma maneira fácil de ganhar posições nos rankings de busca, tem sido bastante penalizada pelo Google.

A plataforma consegue identificar esse tipo de links, o que gera penalizações graves, já que os sites de buscas entendem isso como uma maneira de manipular o algoritmo.

Tenha cautela em sua estratégia de guest posts

Uma estratégia de guest post é essencial para aumentar o tráfego de um site, além de ser fundamental para melhorar o posicionamento nos rankings de busca, aumentar a autoridade, etc.

Porém, é preciso ter cautela na hora de fechar esse tipo de parceria. De novo, voltamos ao que já falamos acima.

Não importa o número de links apontados, mas a qualidade destes links. Quanto menos você fechar uma parceria de guest post com sites poucos confiáveis, melhor para sua empresa.

Garantir que essa troca de produção de conteúdo seja proveitosa para ambos os lados é necessário para conseguir aproveitar a oportunidade para fazer link building e melhorar o ranqueamento dos parceiros mutuamente.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Cloud Gerenciado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: