Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 Erros fatais do marketing nas redes sociais

04/07/2018 às 19:43 Redes Sociais

4 Erros fatais do marketing nas redes sociais

O uso das redes sociais numa estratégia de marketing digital é fundamental para o sucesso de um site ou blog na internet.

A grande maioria dos empreendedores já entenderam que suas empresas devem marcar presença online para poderem crescer.

Por outro lado, ainda existem muitos profissionais de marketing e também usuários leigos que acabam utilizam mal as redes sociais e cometem erros cruciais que acabam destruindo estratégias de marketing.

Afinal, seguir o que outras empresas já fazem, mesmo que elas sejam suas concorrentes pode não ser a melhor opção.

Cada negócio deve criar sua própria estratégia e buscar a utilização das redes sociais de diferentes maneiras para alcançar o máximo potencial em resultados.

Mesmo que as redes sociais sejam ambientes que precisem ser explorados pelo marketing, elas não podem ser tratadas como qualquer outra página de internet.

Do que adianta criar uma página no Facebook, por exemplo, e enchê-la de conteúdo vazio. Isso apenas irá ajudar a criar uma péssima imagem para sua empresa.

É importante planejar todos os passos nas redes sociais, mostrando uma estratégia de conteúdo e testando sua eficiência para apostar em novos recursos, modificar alguns pontos e reforçar as ações positivas.

É desse jeito que você deve trabalhar conseguir vender mais, fidelizar mais clientes e crescer no mercado com a ajuda dessas ferramentas.

Mas o que te prejudica mais se tratando de marketing digital em redes sociais?

Bom, existem diversos erros, então vamos listar abaixo os principais fatores que acabaram destruindo sua presença online, confira:

Falta de Planejamento

Esse é o pior erro que você pode cometer na hora de criar e manter suas redes sociais atualizadas. Sem montar um bom plano de ação, não é possível desenvolver uma estratégia eficiente para redes sociais.

Como agravante, esse erro acaba levando a muitos outros, já que a falta de planejamento prejudicará sua presença online como um todo.

É extremamente importante que você consiga traçar um bom plano de comunicação para redes sociais.

Para isso, busque conhecer o seu público, estude seus concorrentes e estipule metas alcançáveis para conseguir crescer através das redes.

O planejamento serve para manter a qualidade e a frequência do seu conteúdo, fazendo com que o público que segue sua empresa nas redes sociais seja atraído naturalmente.

Você também vai gostar de: hospesdagem de site barata.

Falta de esforço e atenção! (Achismo)

Qualquer profissional de marketing sabe que para uma estratégia dar certo, ela precisa ser planejada e para isso é preciso fazer toda uma pesquisa antes para garantir que o planejamento é o mais assertivo possível.

Porém, indo contra essa premissa, muitos empreendedores acham muito fácil administrar redes sociais e apostam apenas no achismo.

Para eles, basta postar qualquer imagem, escrever qualquer coisa que o público se agrada, mas sabemos que não é bem assim.

Quem deseja crescer nas mídias sociais deve saber que terá de ser bastante atento e principalmente esforçado.

Como cada rede social tem suas próprias características, é preciso trabalhar de diferentes formas para conquistar objetivos, buscando manter um padrão de qualidade no conteúdo multimídia (texto, vídeo e áudio) que é produzido.

Gerenciar redes sociais de empresas como se elas fossem perfis pessoais é um dos maiores erros que novos empreendedores cometem.

Caso você seja leigo no assunto, o ideal é que você contrate um profissional de marketing ou busque estudar sobre o assunto para desenvolver um planejamento estratégico para as redes sociais do seu negócio.

Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Crie um calendário de conteúdo e um plano diferente para cada rede social

Rede social não é tudo a mesma coisa. Como citamos acima, cada uma delas possui suas características.

Por exemplo, o Instagram é uma rede que foca no uso da imagem como carro-chefe, ideal para quem trabalha com moda.

Já o Twitter, foca em comentários curtos e também permite o uso de imagens, o que é excelente para um portal de notícias, por exemplo.

Não saia publicando aleatoriamente o mesmo conteúdo em diferentes redes.

Crie um calendário de conteúdo específico para cada rede, assim você saberá dividir o trabalho da melhor maneira possível, fazendo postagens frequentes e voltadas para cada rede social.

É muito importante que você conheça seu público e saiba qual é o comportamento dele em cada rede social.

Somente assim você poderá desenvolver um planejamento que alcance ao máximo e fale diretamente com seus potenciais clientes, aumentando as chances de vendas e de fidelização de novos clientes.

Além disso, você pode facilitar a vida de sua equipe de marketing adotando alguns serviços que permitem a programação de postagens para cada rede social.

Dessa maneira, é possível produzir o conteúdo mais rápido e deixá-lo agendado para postagem sem ter de ocupar muito o tempo do seu time.

Falar somente de seus produtos e serviços

Rede Social não é uma forma autopromoção! Você deve ter isso em mente antes de usar essas ferramentas.

Apesar delas servirem para a promoção de seus produtos e serviços, seu público não quer saber disso apenas.

Numa estratégia de um blog, por exemplo, é preciso criar conteúdo de qualidade sobre o tema desejado para construir uma boa reputação online.

Isso se aplica também as redes sociais. As pessoas querem que você mostra o quanto você sabe, querem conferir a qualidade do que você vende.

Os usuários adoram conferir dicas, consumir um conteúdo de qualidade, por isso é importante pesar esse fato na hora de montar seu calendário de conteúdo.

Busque mesclar posts com dicas e promoções de seus produtos, para que o conteúdo não seja massivo.

Estes são apenas os erros principais na hora de colocar em ação o marketing em redes sociais. Estude bastante sobre o assunto e foque num bom planejamento para garantir que as redes sociais serão excelentes ferramentas para mudar o patamar da sua empresa no mercado digital.

Gostou das dicas? Confira mais sobre o assunto e temas relacionados em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: