Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para vencer o bloqueio criativo e criar textos incríveis

07/03/2019 às 10:18 Email Marketing

4 dicas para vencer o bloqueio criativo e criar textos incríveis

Quem trabalha criando conteúdo para a internet sabe como é difícil ter uma rotina altamente produtiva e criar textos incríveis todos os dias.

Existem muitos momentos em que o bloqueio criativo nos impede de nos concentrarmos e encontrarmos as ideias que precisamos para montar um conteúdo memorável.

Esse bloqueio criativo surge por alguns motivos. Um deles é a procrastinação. Cuidar da sua produtividade diária é fundamental, principalmente, quando você é um profissional freelancer.

A procrastinação gera um bloqueio criativo a partir da preguiça que você possui em começar algum trabalho.

Procrastinar pode ser um de seus maiores vilões no trabalho como freelancer e além de atrasar os seus trabalhos, pode lhe gerar problemas de concentração que culminem na escrita de textos confusos e não otimizados.

Outro motivo que gera o bloqueio criativo é a insegurança. Existem muitos profissionais que apesar de conseguirem excelentes trabalhos, ainda não possuem uma autoestima profissional para tal.

Essa insegurança gera um defeito chamado perfeccionismo. Sim, isto é um defeito! É importante frisar que nenhum texto sai perfeito, por mais que consigamos criar um conteúdo incrível.

Esse conteúdo incrível e memorável se destaca pelos dados, pelas dicas, pela linguagem e pela estrutura e nisso não há nada de perfeito e sim de treino.

Para entender melhor como vencer o bloqueio criativo, ganhar da procrastinação e eliminar o sentimento de insegurança da sua vida, veja abaixo as nossas dicas:

  1. Monte uma estrutura para seus textos
  2. Encontre seu horário de trabalho
  3. Faça outras tarefas durante o bloqueio criativo
  4. Testes técnicas de concentração

Monte uma estrutura para seus textos

Como falamos alguns parágrafos acima, um conteúdo incrível não tem nada de perfeito, ele é basicamente montado por uma estrutura e por certos detalhes que o caracterizam.

Por isso, montar uma estrutura é uma maneira de criar um método para escrever um conteúdo e assim ter um aliado para vencer o bloqueio criativo.

E como montar uma estrutura para os meus textos criativos? É simples! Basta que você se acostume a escrever de uma certa forma.

Então, busque sempre expor dados de uma forma, você pode por exemplo, colocando seus em tópicos para dar destaque.

Busque também utilizar um padrão de escrita, padronizando uma linguagem que não seja informal, mas que também não um caráter puramente profissional.

Outra dica é pensar na escalabilidade do texto, determinando quantas linhas cada parágrafo deve ter, como colocar citações, como organizar tópicos em h2 e h3, etc.

Essa é uma maneira de facilitar o início de um conteúdo.

É lógico, que dependendo do cliente, a estrutura será modificada, mas é possível que na maioria dos seus trabalhos, ela possa corresponder as suas necessidades e direcionar a sua escrita para a criação de um texto incrível.

Encontre o seu horário de trabalho

Essa é uma dica exclusiva para quem é freelancer. Como o trabalho neste caso é remoto, é possível escolher o próprio horário, determinar prazos que sejam viáveis para a entrega dos trabalhos, etc.E é preciso aproveitar essas vantagens a nosso favor.

Então, o primeiro ponto é encontrar o melhor horário para realizar os seus trabalhos e isso é teste e prática. Busque trabalhar um dia em cada turno e também no final de semana e compare o seu rendimento.

Assim, você pode perceber em qual horário e dias você rende mais e assim focar a realização dos seus trabalhos, principalmente dos prioritários, nestes dias.

Em conjunto a isto, estipule um tempo viável de prazo para novos trabalhos. Essa é uma dica para que você não se atole com os seus trabalhos.

Busque não desrespeitar o seu próprio tempo e pegar um trabalho grande para entregar em 1 hora, por exemplo.

Faça outras tarefas durante o bloqueio criativo

As vezes não conseguimos fugir do bloqueio criativo, então é preciso ter escapes para tirar o foco de um algum projeto que não está andando para outra tarefa mais fácil.

Então, se a dificuldade para começar ou terminar um texto está grande, busque fazer outras coisas.

Num exemplo básico, você pode pausar o texto, salvá-lo em seus arquivos e checar a sua conta de e-mail.

Se não quiser focar no trabalho, você pode tirar um momento de lazer, como por exemplo, ver 1 episódio da sua série favorita.

Também é uma boa saída parar um pouco e se voltar para os estudos. Você pode, inclusive, estudar sobre o assunto que você tem que escrever sem pretensão alguma.

Assim, você pode ter insights sobre o que escrever sobre o assunto quando voltar a focar no texto.

Uma dica válida é aprender como criar um blog e alimenta-lo com assuntos de seu interesse e não profissionais como séries e jogos, isto ajudará a manter sua mente distraída e arejada para produzir mais.

Para isso basta contratar uma hospedagem de sites e registrar um domínio!

Teste técnicas de concentração

Pode até não parecer, mas sentar e escrever textos incriveis durante várias horas do dia sem pausa pode fazer mal a nossa saúde.

É necessária ter certas pautas durante o trabalho para dar uma andada pela casa, para fazer um lanche rápido ou conversar com parentes e amigos.

Uma boa técnica para utilizar é a técnica Pomodoro. Essa técnica se baseia em criar momentos de concentração e de descontração na rotina de trabalho.

Funciona da seguinte maneira: um time de 25 minutos de trabalho com pausa de 5 minutos para intervalo. E após três pausas de 5 minutos, fazer uma pausa mais longa de 10 minutos.

Dessa forma, você pode focar no trabalho durante 25 minutos, tempo hábil para desenvolver bastante o seu texto e ter entre cinco e dez minutos para descontrair um pouco em meio a tanta informação.

Outro método bem bacana para direcionar o seu trabalho é o método japonês Kanban. Esse método utiliza de post its e divide as tarefas em um quadro.

Funciona assim: você divide as tarefas em a fazer, em andamento e concluídas, sempre colocando os deadlines de cada uma.

Dessa forma, você pode montar a estrutura do seu texto na kanban e ir ponto a ponto, priorizando partes da escrita para a montagem do seu texto e acompanhar elas serem concluídas através do método Kanban.

Gostou de nosso post? Compartilhe: