4 dicas para ter sucesso com eventos online

08/04/2019 às 09:56 Ajuda

4 dicas para ter sucesso com eventos online

Produzir eventos online é uma das maneiras de destacar o seu negócio no mercado digital. Mas para ter sucesso com esses eventos é preciso focar em uma palavra, que é lei para quem faz marketing e também para quem trabalha com produção: planejamento.

Mesmo que não seja físico, um evento online também é cheio de detalhes e é preciso gastar um bom tempo para planejá-lo e pensar nos mínimos detalhes.

Além de programar o evento para o público, é preciso pensar em qual plataforma utilizar, qual será a grade de programação, quais serão os temas principais do evento, entre outras coisas.

Ao contrário do que muitos pensam um evento online exige tanta preparação e cuidado quanto um evento físico.

É preciso adquirir experiência na organização de eventos online, assim como para eventos físicos. Os cuidados com pré e pós-produção também existem.

Todo evento é feito de três fases: antes, durante e depois. A pré-produção é a hora de planejar grade, definir o foco do evento e todos os detalhes para sua realização.

Durante o evento, o trabalho de produção não para, é hora de checar se tudo está em ordem e acompanhar a realização do evento. E claro, na pós-produção é hora de medir os resultados, verificando acertos e erros.

Confira nossas dicas para organizar um evento online de sucesso:

Conheça bem a sua persona

Para ter um evento online de sucesso é preciso acertar em cheio na sua persona. Um evento precisa de público e para atraí-lo é preciso conhecer bem o perfil dos clientes da sua marca.

Somente conhecendo bem a sua persona, você pode prosseguir com a pré-produção do seu evento online.

Fazer um evento sem ter um perfil de cliente para atingir em mente é dar um “tiro no escuro”.

O conhecimento sobre a sua persona é que trará insights valiosos na hora do planejamento. Assim, você poderá saber onde realizar o evento, qual é a classificação etária, pensar em valores e em possíveis palestrantes.

Isso aumentará bastante as chances de fazer um evento online de sucesso.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

O que seu evento entrega ao público?

Esse é o segundo ponto que você tem que pensar. Tá, você conhece bem a sua persona e já tem uma ideia de como atingi-los.

Agora, é hora de pensar em como se diferenciar dos seus concorrentes. É importante frisar que os eventos online são cada vez mais comuns, então não adianta entregar o que outras empresas já fazem.

Fazer isso é fadar o seu evento ao fracasso por que as pessoas podem até participar do primeiro, mas dificilmente participarão de uma segunda edição, principalmente se o evento não for gratuito.

É essencial pensar no que seu evento entregará ao público. E partir disso, pensar nos seus diferenciais. Quais serão os temas abordados? E como isso acontecerá? É necessário pensar em formas inovadoras.

Uma dica é participar de eventos dos seus concorrentes e analisar o que eles estão fazendo. Com isso, será possível pensar em como sua superar estas referências, oferecendo um conteúdo de uma forma diferenciada para o seu público.

Grade de conteúdo diversificada

Definido a persona e os diferenciais do seu evento, chegou uma hora extremamente importante: montar a grade de conteúdo do evento.

A nossa dica é que você traga consigo outra diferencial: a diversidade.

O que queremos dizer com isso? Tenha opiniões divergentes, gere discussões entre o seu público. Incluir palestrantes de diferentes organizações, raças, opções sexuais e gênero é importantíssimo atualmente.

O público atual é mais diverso e diversidade é uma de suas exigências. Um evento online não é um curso, um workshop onde você tem apenas um professor, uma ideia única.

Ter vários pensamentos num mesmo espaço é muito bom para tornar o seu evento ainda mais interessante.

Foque em entregar uma experiência incrível para os participantes

O que fará seu evento online ser um sucesso é um público. E para isso ele precisa estar satisfeito. Então, na hora de planejar o seu evento, pense em como oferecer o evento para que a experiência dos usuários seja agradável.

Isso é essencial para o evento, até por que é o que nos faz pensar na estrutura necessária para entregar o que o nosso evento promete.

Então, alinhe um parâmetro do que sua empresa quer oferecer e como ela pode oferecer. Veja se é preciso contratar mais servidores, contar com planos de streaming mais robustos (em eventos de transmissão ao vivo), etc.

Tudo isso é importante para garantir que o usuário consiga ter acesso ao evento sem nenhuma dificuldade.

Por fim, oferecer algo a mais no final também é muito indicado. Pense nisso como o “gran finale” de um evento de sucesso.

Em eventos físicos, geralmente são oferecidos brindes da marca as pessoas. Num evento online, você pode oferecer materiais exclusivos e ainda fazer sorteios dentro do evento de brindes físicos.

Isso tende a otimizar a experiência dos usuários e tornará o seu evento um sucesso ainda maior.

Conclusão

Como vimos acima, nossas dicas foram voltadas principalmente a pré-produção, ao planejamento em si do evento.

E é nesse momento que seu foco deve estar! Isso por que esta é a hora de pensar no durante e no depois do seu evento.

Somente com um planejamento assertivo, você conseguirá atrair seu público, oferecer um conteúdo valoroso e uma experiência incrível.

Com essas dicas, com certeza, você terá um evento online de sucesso.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: