Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para otimizar sua newsletter e aumentar o interesse dos leads

23/05/2019 às 12:13 Email Marketing

4 dicas para otimizar sua newsletter e aumentar o interesse dos leads

Dentro de uma estratégia de marketing digital, o e-mail marketing e a newsletter são peças chaves para garantir mais leads para o seu negócio.

Se o usuário se cadastrar para receber sua newsletter, com certeza, ele se interessou sobre a sua empresa e quer conhecer mais sobre ela.

E entregar o conteúdo em uma newsletter é uma grande responsabilidade. Caso, o conteúdo não seja bom, a primeira coisa que o usuário vai fazer é cancelar a inscrição.

E isso pode indicar que você o perdeu para sempre. Então, hoje vamos dar dicas de como otimizar a sua newsletter para manter e aumentar o interesse dos leads no seu negócio.

Confira nossas dicas de otimização para sua newsletter ficar ainda melhor abaixo:

Você também vai gostar de: hospesdagem de site barata.

Menos é mais!

Um dos erros cometidos na hora de criar newsletter é encher a mensagem de informações, arquivos pesados e tentar fazer animações ou coisas do gênero. Nada disso é necessário para uma boa newsletter.

Assim como o conteúdo de blog posts, a máxima “Menos é mais!” deve ser aplicada em uma newsletter.

Um e-mail repleto de informações pode destruir a experiência do usuário, dificultando para que ele leia o conteúdo e até para que ele ache a sua call to action, etc.

O ideal é que você crie uma newsletter suscinta e organizada. Se a sua proposta, por exemplo, é divulgar os principais conteúdos da semana, busque separar as pautas em tópicos, dando uma separação por linhas e grades.

Dessa forma, elas estarão mais organizadas e facilitando a escaneabilidade do leitor.

Assim como num blog post, pensar em dividir o conteúdo em tópico, colocando os principais pontos em negrito, pode otimizar bastante a experiência do usuário.

Isso é um passo muito importante para o lead decidir se cadastrar em outras landing pages e receber mais conteúdo da sua empresa.

Uma newsletter com o conteúdo organizado pode aumentar o interesse dos leads e isso deve ser percebido com o aumento de algumas métricas importantes no e-mail marketing, como a taxa de abertura e a taxa de cliques.

Faça uma hiper segmentação

Essa é uma excelente para empresas que possuem clientes de diferentes perfis. Quando isso acontece, nem sempre uma newsletter que agrada a uns, irá agradar a outros.

A saída é criar dois e-mails diferentes e segmentar a base que receberá o conteúdo. No e-mail marketing podemos chamar isto de hiper segmentação.

Basicamente, você estará dividindo os clientes em várias bases dentro da sua estratégia de e-mail marketing. Isso pode ser uma boa também para enviar outros tipos de e-mails sobre assuntos mais específicos.

E é possível fazer isto na hora da assinatura da newsletter. Quando o cliente for preencher o formulário de cadastro, você pode colocar algumas opções para que ele escolha as que deseja receba.

Assim, ele pode optar pelos assuntos que mais o interessam e escolher a frequência ideal com a que deseja receber o conteúdo.

Essa é uma maneira também de abrir espaço para oferecer a ele novos conteúdos. Você pode, por exemplo, enviar uma newsletter e oferecer de brinde um ebook sobre o mesmo assunto.

Dessa forma, o lead estará cada vez mais envolvido pelo seu negócio e as suas chances de venda aumentam.

Confira também: O que é E-mail marketing e como criar o seu?

Diversifique a newsletter, deixe-a o mais dinâmica possível

Uma newsletter com texto corrido em alguns parágrafos de quatro linhas, por exemplo, provavelmente será rejeitada pela maioria da sua base de leads.

O ideal é que você diversifique o formato do conteúdo e o torne o mais dinâmico possível.

Uma boa dica é criar um formato que mescle várias opções. Você pode ter uma parte em texto e usar imagens para ilustrar a mensagem.

Também pode inserir links para ampliar a interatividade com o seu lead. E pode utilizar o vídeo, nem que seja uma vez por mês, para não pesar muito o e-mail, para engajar mais com os seus potenciais clientes.

Estar sempre diversificando o conteúdo torna a sua newsletter mais atrativa. O lead deve saber o que pode esperar da sua newsletter em relação a informação, dicas, etc.

Porém, ele deve ser surpreendido na forma como esse conteúdo será passado.

Então, montar vários formatos para sua newsletter pode ser uma excelente maneira de deixa-lo sempre na espera pela próxima novidade da sua empresa.

A newsletter deve ter a cara do seu negócio!

A nossa última dica é bem simples, faça a newsletter com a cara da sua empresa. Como assim? Bom, já começamos falando pela identidade visual.

Use as cores da sua empresa, destaque a sua marca na mensagem, defina uma linha de chamada no assunto do e-mail e use formatos típicos no envio da mensagem.

O usuário deve abrir o e-mail e reconhecer que a mensagem é a newsletter da sua empresa, entendeu? É preciso encontrar algumas características da sua marca para ter um formato próprio de newsletter.

É lógico que conteúdo e dinamismo importam, mas originalidade vale muito.

Busque achar algumas peculiaridades no visual e no textual do seu negócio que possam ser usadas ao seu favor.

Conclusão

Como vimos durante o texto, uma newsletter pode ser o início do caminho de compra de um lead e também pode ser o fim da linha da relação dele com a sua empresa.

Por isso, esse tipo de conteúdo não deve ser a porta de entrada, mas deve ser considerado como uma peça importante de sua estratégia para nutrir leads e levá-los até uma compra.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: