4 dicas para o reduzir o CAC de sua empresa

06/09/2018 às 16:56 Ajuda

4 dicas para o reduzir o CAC de sua empresa

O CAC (Custo de Aquisição por Cliente) é uma das métricas mais importantes e mais conhecidas do mundo do marketing. Ela reflete o quanto a estratégia da sua empresa está sendo viável no mercado.

Segundo o Sebrae, a grande maioria das empresas brasileiras falem após dois anos de abertura. E esse número assustador tem a ver com o custo alto para conseguir um cliente. É óbvio que o marketing digital facilitou todo o caminho para ganhar mais clientes, antes da era digital ter uma empresa, e principalmente, abrir uma empresa no Brasil deveria ser bem pior.

Porém, isso não indica que está tudo resolvido. É muito importante se aprofundar em marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing, entre outros temas para fortalecer sua marca, aumentar as vendas e diminuir o CAC de sua empresa.

Nossa missão neste texto é mostrar para vocês algumas dicas para que aplicando em suas empresas, então leia até o final.

Primeiro, vamos abordar mais a fundo qual é a real necessidade de saber o CAC da sua empresa.

É inacreditável saber disso, mas é fato que muitas empresas sequer se preocupam em saber quanto cada cliente está lhe custando e isso só acaba os levando a falência mais rápido.

Muitos empreendedores ainda cometem o erro comum de ligar apenas para as vendas. Não importa se você gastou R$ 1 mil e o cliente só comprou um produto de R$ 100, o importante é que você vender. Bom, não é bem assim!

Teste 30 dias grátis de Hospedagem de Site.

Enxergar apenas o fim do processo não compensa. Bom, para falar a importância de reduzir o CAC  é preciso citar outro métrica importantíssima no mundo do marketing, o ROI (Retorno sobre o Investimento).

A lógica é a seguinte: Quando menor for o CAC da sua empresa, mais alto será o seu ROI. Simplificando, quanto menos você gastar para ganhar um cliente, menos tempo você levará para repor o investimento feito.

Por isso, o ideal é que você estime todos os gastos com investimentos na área de marketing e depois possa relacionar quanto foi gasto para adquirir um cliente, assim você estará fazendo o cálculo do CAC. Faça isso com frequência!

Vamos as dicas de redução do CAC, confira abaixo:

Deixe de gastar com o indispensável

O primeiro passo antes de pensar nos seguintes é: reduzir custos. Mas investimento não um custo em si, não é mesmo? De fato, isso é verdade! Mas é preciso considerar que muitas ações de marketing não dão resultado.

É muito importante analisar o resultado obtidos com toda a sua estratégia de marketing. Com isso, é preciso ver quais ações foram efetivas e quais não fizeram diferença.

Dessa maneira, é sempre impossível retirar o investimento de ações inofensivas, diminuindo os custos para a aquisição de clientes.

Confira também quais são as vantagens de ter um blog WordPress.

Tenha um bom planejamento

Em complemento a nossa primeira dica, agora é hora de montar um bom planejamento. É importante frisar que é preciso rever a efetividade do que foi planejado periodicamente, só assim sua estratégia de marketing conseguirá reduzir o CAC da sua empresa.

Isso também fará você apostar em ações que gerem resultados melhores, otimizando seus investimentos.

Assim, você terá a certeza de que está investindo o seu dinheiro no lugar certo. Um bom planejamento pode impedir que você faça gastos desnecessários e reforce pontos que devam ser enfatizados.

Em outras palavras, fazer um bom planejamento de marketing irá diminuir os riscos e as perdas do setor e isso irá diminuir o valor do CAC da sua marca.

Além disso, o simples fato de ter todas as ações documentadas é essencial para realizar as comparações necessárias e apostar no que pode garantir de fato o crescimento da sua empresa no mercado.

Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Outro erro bastante comum dos empreendedores e profissionais de marketing é não nutrir um bom relacionamento com os clientes.

Como muitas empresas só focam nas vendas, elas não tentam se aproximar dos consumidores e isso faz com que eles comprem apenas uma vez ou mesmo escolham outra empresa para comprar o que precisam.

É preciso criar um relacionamento de confiança com o cliente, buscando sempre entender suas necessidades para criar e oferecer produtos que resolvam seus problemas.

As empresas que possuem um atendimento personalizado são as que mais ficam na mente dos clientes, e isso é dos pontos que levam os consumidores a voltarem a comprar com a empresa, isso por si só diminuir o CAC.

Essa é uma maneira eficaz, por isso recomendamos que boa parte dos seus investimentos sejam focados num bom atendimento e em formas de mostrar aos clientes que você se importa realmente com eles e não espera apenas pela compra.

Isso, com certeza, irá ser um fator de impacto na diminuição do CAC de sua empresa.

Aposte na fidelização de clientes

Bom, seguindo a dica acima, agora que você está investindo na criação de um relacionamento de confiança com o cliente, é hora de ir além disso, pense na fidelização de clientes. É preciso ir muito além de uma venda.

Existe uma máxima no marketing que diz: Fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo.

Segundo pesquisas, um cliente fiel costuma gastar, em média, o que cinco novos clientes gastam, isso mostra o quanto a fidelização de clientes é importante para reduzir o CAC de um negócio.

Por isso, a nossa recomendação é que você utilize todos os canais de comunicação possíveis para aprimorar o seu relacionamento com os clientes no pós-venda, buscando garantir sua satisfação e incitando novas compras.

É possível ainda desenvolver estratégias de fidelização que podem fazer com que seus clientes fiéis se tornem promotores gratuitos do seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: