4 dicas para melhorar a reputação online do seu negócio

11/05/2018 às 08:13 Ajuda

4 dicas para melhorar a reputação online do seu negócio

Uma boa reputação é essencial para uma empresa conseguir o sucesso no mundo digital. Todo profissional de marketing sabe que os clientes que compram produtos e serviços pela internet costumam ser bem mais exigentes, por terem em sua mão a oportunidade de checar as ofertas de diversas empresas antes de fechar uma compra.

É por isso que construir uma boa imagem de sua marca na internet vale tanto. Este é o caminho para conquistar mais público em menos tempo. Mas para atingir o status de uma empresa confiável que goze da credibilidade dos consumidores é preciso pôr a “mão na massa” e ter como comprometimento a criação e a melhora constante de uma boa reputação online.

O principal problema é que muitos empreendedores acabam errando em suas estratégias de marketing e com isso geram uma má reputação para seus negócios, seja por falta de qualidade em seus produtos e serviços ou pela desatenção com o cliente ou com a identidade de sua marca.

Confira abaixo algumas dicas para conseguir dar um upgrade na reputação online de sua empresa:

O cliente deve ser sua prioridade

Parece óbvio falar isso, afinal sem cliente, não tem venda e sem venda não tem empresa, mas é preciso enfatizar essa máxima para que você passe realmente a dar valor a seus clientes. Desenvolver um bom relacionamento com os consumidores vai muito além de apenas incentivá-los para comprar seus produtos.

No mundo do marketing, toda ação tem um antes e um depois, por isso a criação de um relacionamento a base de confiança e troca mútua de informações é ideal para que você entenda o perfil de seus clientes e conseguir produzir melhor para quem compra de sua empresa.

Quando um cliente se interessa por seus produtos, a primeira coisa que ele vai checar é a reputação online de sua empresa. Assim que ele tiver a certeza através de outras referências que sua marca é confiável, ele apostará na compra de um produto ou serviço.

Mas a reputação não é importante apenas para gerar mais vendas, ela é importante para manter o bom andamento de sua empresa no mercado. É por isso que estreitar o relacionamento com seus clientes é tão importante.

Por isso, o ideal é que você seja transparente e busque atendê-los da melhor forma. Primeiro, não promete o que não pode cumprir, venda seus produtos de forma real, mostrando as utilidades que eles podem ter, não invente.

Segundo, sempre terão clientes mais exigentes, então tenha paciência e preparo para ouvir questões e até reclamações, sempre mostrando que você está disposto a resolver o problema. Criar um relacionamento honesto e se esforçar para deixar o cliente satisfeito é um excelente caminho para melhorar sua reputação online.

Saiba qual é a melhor hospedagem de site.

Maximize o potencial de seus canais de comunicação

Aquela frase já conhecida: “Quem não é visto, não é lembrado” também vale para o marketing, por isso nunca se esqueça que buscar maneiras para atrair mais clientes é de suma importância. Qualquer empresa para conseguir lucrar no mundo digital deve ter fortes canais de comunicação, tudo para que os clientes possam conhecê-la melhor de maneira fácil.

Seu negócio precisa ser facilmente encontrado na internet, só assim ele poderá alcançar o sucesso. Por isso, tenha um bom site e redes sociais fortes, marque presença online! E para isso não vale apenas criar os canais e deixá-los “largados”, é preciso estar sempre presente.

Troque de lugar com os consumidores, se você quisesse comprar de uma loja, o que você procuraria? Um bom site e boas redes sociais para poder tirar todas as dúvidas sobre os produtos que você quer comprar.

É importante que você use suas redes sociais não apenas para divulgar produtos, mas também para tirar dúvidas, ouvir sugestões e reclamações, e resolver os problemas dos clientes. O ideal é que você mantenha uma proximidade com seus clientes para fazer com eles comprem e sempre voltem aos seus canais de comunicação para ver as novidades de sua empresa.

Esteja preparado para receber todo o tipo de feedback

Não adianta nada apenas vender seus produtos, para saber como anda sua reputação online é preciso ouvir seus clientes. Para ter a certeza de que você está fazendo tudo direitinho é preciso garantir que eles estão satisfeitos.

Por isso, receber e absorver o feedback dos consumidores é importante. Independente se eles são positivos ou negativos, eles devem ser avaliados para que você consiga gerar um melhor conteúdo e melhorar a qualidade de seus produtos.

Para ter e manter uma boa reputação online será preciso estar preparado para qualquer tipo de feedback, desde um elogio que amacie seu ego até uma crítica dura e forta que acabe com a sua autoestima.

É importante encarar todo feedback como uma oportunidade de vender mais e melhor, podendo oferecer algo com a cara de seu público. Receber elogios é bom, mas é preciso saber que sempre tem algo que podemos melhorar.

Já imaginou se sua empresa só tivesse elogios? Isso seria um sonho, não é mesmo? Pois saiba que isso é utopia! É errando que se consegue melhorar! Com certeza, sua empresa já teve e ainda terá muitos clientes que irão reclamar de produtos ou do atendimento, por isso é importante buscar entender no que você precisa melhorar.

Mensure seus resultados

Utilize ferramentas como a avaliação do Facebook e de outras redes sociais e a reputação de sua empresa no Reclame Aqui, por exemplo, como parâmetro de boa reputação online. Você está errado se acha que apenas pelo número de likes você conseguirá definir que seu negócio é um sucesso.

O mercado está cheio de empresas muito conhecidas que não são bem quistas pela maioria dos consumidores. É nas avaliações e em cada contato que os clientes tenham com sua empresa como comentários, reações que eles irão expressar a satisfação ou a indignação com o seu negócio, fique atento a isso!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de hospedagem de site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: