4 dicas para criar um ebook de sucesso em 2019

16/01/2019 às 18:01 Marketing

4 dicas para criar um ebook de sucesso em 2019

Em 2019, os ebooks continuarão em alta, mas para ter sucesso com a estratégia é preciso criar ebooks com conteúdo altamente relevante.

O público atual é cada vez mais exigente e pode rejeitar seu ebook, e consequentemente, a sua empresa, caso o material não agrade já nas primeiras páginas.

O primeiro ponto a considerar é que o fato da atração está ligado atualmente a concorrência. Há uns anos atrás, eram poucos os sites que oferecem ebooks como materiais ricos em troca do e-mail dos usuários e também existiam poucos cursos online.

A concorrência dos e-books aumentou

Hoje em dia, há inúmeros ebooks disponíveis sobre os mesmas temas e vários cursos gratuitos e pagos (com custo relativamente baixo) ofertados na internet.

E isso resulta no seguinte fato: o consumidor hoje tem muito mais acesso à informação e assim forma uma opinião e adquire conhecimento sobre vários assuntos.

E como resultado disso, se você produzir um ebook sobre um assunto que já seja bastante difundido e não conseguir inserir informações realmente novas, que as pessoas não tenham acesso, ou seja, não consigam encontrar facilmente na internet.

Por isso, a abordagem e a estrutura de um ebook conta muito para garantir que o material tenha sucesso na web.

E para lhe ajudar a criar ebooks de sucesso, fizemos este texto. A nossa intenção é lhe dar dicas de como preparar, lançar e divulgar o seu ebook para que ele chegue até o potencial cliente e vire um potencializador de geração de lead.

Confira nossas dicas abaixo:

Escolha um tema novo e pouco abordado

Com o crescimento da era digital surgem em várias áreas novas tecnologias, novas teorias, novas soluções, produtos e serviços. E com isso, o número de assuntos que podem ser abordados dentro de um ebook crescem.

Num ebook, diferente de post para um blog, você pode destrinchar tudo o que um tema tem a oferecer. Por ser um material mais extenso, essas informações podem e devem fazer parte do seu ebook.

A dica aqui é que você saia da caixinha e pense em temas novos, que foram muito pouco abordado em ebooks e em sites e blogs na internet.

Essa é uma maneira de atrair um público que deseja saber mais sobre esse assunto específico, mas não acha informações organizadas e com qualidade na web.

Faça uma pesquisa sobre estes temas em sua área de atuação e faça uma pesquisa com potenciais clientes e clientes fidelizados da sua empresa.

Dessa forma, você conseguirá identificar quais assuntos possuem um público potencial maior. Checar o volume de buscas das palavras-chave relacionadas ao tema também pode ajudar a identificar os mais propensos ao sucesso.

Confira também: O mito da hospedagem ilimitada – por que isso é impossível?

Estruture o Ebook ponto a ponto

O Ebook não deve ser produzido com base em livros físicos. Geralmente, os livros físicos tradicionais possuem divisão em capítulos, mas são muito mais compostos por texto corrido, o que numa versão digital perde totalmente a atratividade.

Então, é preciso pensar o seu ebook ponto a ponto, ou seja, parágrafo a parágrafo, conseguindo separar certos trechos para a inserção de imagens, listas, tabelas, pequenas notas, etc.

Isso tornará a leitura bem mais dinâmica, o leitor passa a ter as informações bem organizadas e encontrar relação entre elas, conseguindo entender a mensagem que você quis passar no texto.

Dessa maneira, é possível entender como colocar em prática uma estratégia ou ter um tutorial sobre a realização de certa ação.

Revise o seu ebook

Para que seja altamente relevante, o ebook não deve ter erros de português e não devem conter informações trocadas ou que possam ser mal-entendidas. Para se tornar um ebook de sucesso, será preciso eliminar todos os resultados e deixar as informações mais clara possíveis.

E como sabemos, tem coisas que simplesmente passam invisíveis aos nossos olhos. Quando escrevemos um texto pela primeira vez e depois vamos reler o que foi escrito, com certeza, encontraremos muitos erros em todas as áreas.

Então, a dica aqui é não ter pressa em lançar o ebook. Não escreva o ebook, formate e lance de prima. Faça pelo menos, duas ou três revisões, antes de disponibilizar o material para o seu público.

A primeira revisão deve ser feita por você mesmo ou por um revisor qualificado para tal.

Isso serve principalmente para eliminar os erros de português no decorrer do texto, mas também consiga identificar possíveis partes do texto que seja de dificilmente entendimento para o leitor.

Numa segunda revisão, peça para um profissional da área, de preferência alguém que não faça parte da sua empresa, leia o conteúdo e faça uma crítica sobre ele.

Assim, será possível marcar quais informações estão claras e quais precisam melhorar para o conteúdo se tornar melhor.

Encontre gatilhos para vender o seu ebook

Com uma grande oferta de ebooks no mercado, é preciso encontrar gatilhos para atrair o cliente. Quem trabalha com SEO sabe que é preciso criar um título atrativo para chamar a atenção das pessoas. Então, isso é um gatilho!

Para que o seu ebook seja um sucesso, ele precisa ser divulgado da maneira certa. E como muitas empresas não possuem grande recursos para investimentos em mídia paga, os gatilhos são essenciais para aumentar as chances do seu conteúdo viralizar via tráfego orgânico.

Podem ser considerados gatilhos: um bom título, uma boa capa e uma lista de benefícios que o livro pode trazer o usuário.

Faça uma promessa ao usuário, de tal forma, que isso o instigue a querer prova-la. É lógico que tudo deve ser relacionado ao assunto do ebook para fazer sentido e você entregar o que promete.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: