Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para construir as melhores landing pages para ebooks

30/08/2019 às 19:21 Marketing

4 dicas para construir as melhores landing pages para ebooks

Os ebooks são um dos melhores formatos de material rico para empresas que buscam ampliar a sua base de leads. E para otimizar as conversões com ebooks, é preciso construir boas landing page, capazes de captura e gerar interesse no download do material.

A landing page é uma página de captura, que serve como intermediária para converter novos leads. E os ebooks são muito usados para ajudar nas conversões.

O problema é que muitas destas páginas são mal construídas, distraindo a atenção dos usuários no objetivo principal.

Por isso, criamos este artigo para lhe ajudar a construir as melhores landing pages para ebooks. Confira as nossas dicas:

Aprenda como avaliar uma hospedagem de site barata no nosso blog!

Use cores que contrastem entre si

A primeira dica é referente ao design de uma landing page. Esse tipo de página não pode ser construído com uma única cor ou com tons diferentes da mesma cor.

É preciso usar cores que contrastem entre si para dar destaque aos pontos mais importantes e promover uma visualização agradável para os usuários.

O ideal é usar a paleta de cores da identidade visual da sua empresa, mas em certos casos, ela não lhe trará resultado.

Sabendo que a landing page é uma página focada em conversões e que você está ofertando um ebook para os leads, é preciso entender como chamar atenção para o principal: O CTA (call to action).

Por isso, a nossa dica é você mesclar cores mais claras com cores mais quentes e vivas. A cor que mais chama atenção para a CTA é o vermelho, por exemplo, por ser uma cor forte e viva.

Caso você use tons mais claros de azul e branco, por exemplo, você pode indicar ao usuário onde ele deve clicar, evitando que ela perca atenção ao conferir as demais informações da página.

Teste 30 dias de Hospedagem de Site.

Não coloque outros links na landing page!

Esse é um erro básico que muitos profissionais de marketing digital cometem.  A landing page não tem o mesmo objetivo do que a Home de um site, por exemplo, ela não tem que apresentar a sua empresa, tem que apresentar um material.

Por isso, por que colocar menus ou inserir outros links na página de conversão? Isso pode fazer os usuários perderem o foco no que mais importa: fazerem o download do ebook.

Não devemos inserir distrações na página, isso é essencial para que eles cumprem com a ação determinada.

Quer incluir links do seu site? Faça isso na página de agradecimento! Isso mesmo, muitos profissionais de marketing criam páginas de agradecimento após a confirmação de uma conversão.

Confira também: Hospedagem de site grátis – bom negócio ou cilada?

Este é o melhor lugar para incluir links e chamar a atenção para outros materiais da sua empresa. Você pode incluir links que tenham a ver com o ebook que o usuário acabou de baixar.

Dessa forma, você consegue melhorar outras métricas do seu negócio como o tráfego do seu site, por exemplo.

Adote um formulário diferente para cada etapa do funil

Um dos fatores que pode diminuir o interesse dos usuários no seu ebook é a quantidade de campos no formulário de cadastro. E antes que você pergunte, saiba que não há uma fórmula definida.

O que podemos aconselhar é que você adote um tipo de formulário diferente para cada etapa do funil e possa usar ferramentas para a criação de formulários inteligentes.

Dessa forma, você pode definir quais são as informações mais adequadas para cada etapa do funil e propor formulários concisos e coerentes para os usuários.

Essa é uma excelente maneira para nutrir melhor os leads, manter o seu interesse nos materiais de sua empresa e levá-lo adiante até uma compra. Outra dica é relativizar a importância do conteúdo ofertado.

Se você está produzindo um ebook bem elaborado com informações valiosas para os usuários, por exemplo, você pode cobrar informações mais profundas. Sem exageros, é claro, mas o lead entenderá se você pedir mais informações em troca de um bom guia completo sobre um determinado tema, por exemplo.

O ideal é nunca exagerar na quantidade de campos. Independente da etapa do funil que o lead se encontra, ele nunca quer passar vários minutos preenchendo um formulário para baixar um ebook.

Por isso, o mais recomendado é usar formulários mais curtos, com três ou quatro campos, e usar opções de múltipla escolha, para facilitar o cadastro, sempre que possível.

E com o usuário de formulários inteligentes, ir levando os usuários a deixarem novas informações com a sua empresa, sempre que baixarem algum conteúdo novo.

Seja objetivo

A landing page precisa ser o mais objetiva possível. O intuito desse tipo de página é a conversão, por isso a objetividade é imprescindível.

Incluir muitas informações na página é mais um motivo de distração para o objetivo principal.

É óbvio que você deve dar alguns detalhes sobre o ebook e abordar os benefícios que o material pode trazer para os leads.

Porém, o ideal é que você coloque somente o que for necessário.

Você pode citar os principais tópicos sem entrar no assunto, por exemplo, dando uma ideia mais apurada sobre o tema do ebook.

Outra boa ideia é apresentar um case rápido de sucesso, com uma prova social de um cliente em vídeo ou texto falando sobre o ebook.

A objetividade é uma característica fundamental de uma landing page. Deixe o restante do conteúdo para o ebook, foque apenas em gatilhos que podem lhe ajudar a aumentar a taxa de conversão da página.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: