Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 Dicas para atrair mais clientes com um Lead matador

03/11/2018 às 07:34 Loja Virtual

4 Dicas para atrair mais clientes com um Lead matador

O lead é a base de qualquer texto jornalístico, mas não necessariamente serve apenas para matérias factuais de portais de notícias.

Boa parte de uma estratégia de marketing de conteúdo passa pela criação de um lead matador que possa atrair a atenção dos clientes para eles lerem o resto do texto.

Para quem não sabe ao certo o que é lead no jornalismo, uma dica é não confundir com o lead (potencial cliente de sua empresa). O lead neste caso específico é o primeiro parágrafo do texto.

É lógico que para os profissionais de marketing não é preciso se formar em jornalismo para fazer um lead, basta pesquisar sua estrutura e conferir as dicas que daremos ao longo do texto.

E por que o lead é tão importante? Bom, assim como o título do texto, um bom lead serve para atrair o cliente e fazer com que ele leia todo o conteúdo e não apenas um olho no texto.

Então, a logica é a mesma, é preciso despertar o interesse, impactar o leitor de alguma forma para garantir que ele consuma seu conteúdo na totalidade.

Um lead matador pode ajudar a melhorar algumas métricas de marketing digital de sua empresa, aumentando o tempo das sessões e o número de páginas visitadas, por exemplo.

Se nós pararmos para pensar, nós mesmos julgamos um texto atualmente pelo título e o início dele, então isso apenas reforça a necessidade de saber como escrever um bom lead.

Aprenda como avaliar uma hospedagem de site barata no nosso blog!

Qual é a estrutura do lead no jornalismo?

A estrutura do lead no jornalismo pode ser replicada para blog posts. Basicamente, o lead é começo do texto.

A ideia é que num primeiro parágrafo você consiga responder algumas perguntas importantes que levem os leitores a entender qual é o teor do texto.

Também é possível ampliar esse lead para um segundo parágrafo, o que é chamado de sublide. As perguntas básicas a serem respondidas no lead: o que, quem, quando, como, onde e por que?

Formar um lead matador depende das respostas a essas perguntas. A ideia é que você consiga exemplificar no início do seu texto, quais são os pontos principais que serão debatidos no conteúdo.

É como se você fizesse uma síntese, sem entregar os detalhes do que vem a seguir.

Isso facilita bastante na hora de passar uma ideia de maneira clara e escrever parágrafos curtos, o que também é importante dentro do conceito de escalabilidade numa estratégia de SEO.

Confira abaixo nossas dicas para você conseguir criar leads matadores para seus textos:

Desperte a curiosidade do seu público

Na hora de pensar e estruturar o seu texto, busque achar pontos que despertem a curiosidade dos leitores e invista naquilo.

Depois de escrever o lead, leia e releia o trecho para notar se o que você escreveu, desperta a curiosidade e faz sentido para você, dentro do seu texto.

Investir nesse exercício é importante não só como treino para afinar a escrita do lead, como também para fuçar mais a pauta e descobrir pontos ainda mais interessantes para acrescentar ao seu texto.

Busque facilitar ao leitor, deixando quais são as questões que serão tratadas no texto de forma clara.

Escreva no máximo quatro linhas, tendo o objetivo principal de engajar o leitor e seu texto, e não entupir o parágrafo de informações.

Confira também: O que é blacklist? Como ela influencia suas campanhas de e-mail marketing?

Siga as regras básicas do jornalismo

Como explicamos acima, o lead vem do jornalismo e apesar de marketing ser outra área de comunicação, é preciso se atentar as regras básicas utilizadas pelos jornalistas para redigirem suas matérias.

Então, em seu blog ou guest post, você deve despertar a curiosidade dos clientes respondendo as seis perguntinhas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por quê.

É claro, que é preciso adaptar o estilo do lead para o marketing, mas quanto mais perguntas forem respondidas no seu lead melhor, isso atrairá o interesse do leitor, tornando a leitura mais prática.

Baixe já o Ebook 9 Dicas para ter sucesso no E-mail Marketing.

Use a criatividade e seja objetivo

Apesar de pensarmos que quanto maior o texto melhor, essa máxima não é mais uma verdade absoluta. Com as mudanças nos algoritmos do Google, o tamanho do texto passou a ter menos importância em relação as questões de relevância do conteúdo.

Tudo isso por que a experiência do usuário se tornou um dos principais fatores nos motores de busca.

Uma das maneiras de tornar o seu texto mais relevante é ter criatividade na escrita. Busque por referências, mas não copie os textos, e sim busque usar ideias e ressaltar pontos que possam destacar seu texto e fugir do obvio.

Outra maneira de tornar o texto mais relevante é ser o mais objetivo possível. Escreva o seu lead com as informações mais claras possíveis.

Busque responder uma pergunta por frase, dessa maneira é possível tornar o texto mais claro e engajar mais seus leitores.

Gere emoção no lead!

O seu texto começa pelo lead e é preciso gerar boas sensações nos leitores para prendê-los na leitura do conteúdo.

Um desses sentimentos e sensações que é preciso despertar é a emoção. A emoção impacta bem mais o leitor que a razão, pense nisso.

Mesmo que você faça um texto sobre um tema já batido, é preciso utilizar de artifícios no lead que possam gerar emoção, como por exemplo, fazer uma brincadeira para impactar o leitor.

Trazer emoção para o texto pode ajudar a atingir o leitor e criar nele a necessidade de ler o seu conteúdo até o fim.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: