Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para alinhar marketing e T.I na sua empresa

17/06/2018 às 11:26 Marketing

4 dicas para alinhar marketing e T.I na sua empresa

Quando falamos no funcionamento de uma empresa, sobretudo quando o assunto é o alinhamento de diferentes setores, logo nos vem à cabeça a necessidade de unir a equipe de vendas com a equipe de marketing.

Isso acontece porque é um problema pelo qual todos os empreendedores ou donos de negócios passam na hora de administrar sua organização. Não é raro nem incomum vermos empresas tendo que lidar com esse tipo de problema, mas você já parou para pensar que o próprio marketing também precisa se alinhar com outros setores?

Em uma era digital como a que vivemos hoje em dia, é praticamente impossível que o departamento de T.I não seja o seu braço direito na hora de colocar as suas ações em prática.  

É esse departamento que vai estar com você desde a hora de resolver os problemas mais básicos de funcionamento até a parte das vendas finais e do gerenciamento do relacionamento com o cliente. E é por isso que que separamos 4 dicas para alinhar marketing digital e T.I na sua empresa. Quer saber quais são essas dicas e tirar o máximo de aproveitamento desses dois setores? Então confira!

Você já conhece o nosso serviço de Cloud Gerenciado? Os planos do Cloud Privado possuem preços a partir de R$250,00. Seus diferenciais são o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso. Confira ja!

Mas antes de entrarmos nas dicas em si, é necessário entendermos o porquê desse alinhamento.

Aprenda como avaliar uma hospedagem de site barata no nosso blog!

Por que unir os dois setores?

Como já dissemos anteriormente, o T.I hoje em dia é fundamental em qualquer empresa. O que antigamente era considerado um setor que simplesmente fazia reparos e funcionava como uma espécie de manutenção das máquinas de uma empresa, hoje em dia se tornou uma das peças-chave para a evolução de uma companhia.  

Nem é necessário explanar muito sobre a importância do marketing e de como esse setor tem uma enorme importância para a relevância de sua marca e para que a sua empresa gere renda. A grande questão aqui é entender que tanto o T.I quanto o marketing são importantes para você e, por isso, eles precisam trabalhar com um mesmo objetivo.

Quando há muita separação dos dois setores, os funcionários têm a sensação de que fazem um trabalho separado do outro, o que pode ser prejudicial para todos no final. E como resolver isso? É aí que entram as nossas 4 dicas para alinhar marketing e T.I na sua empresa.

Faça com que todos tenham consciência do trabalho

É de extrema importância que, quando um funcionário novo chega em sua empresa, ele saiba não só o trabalho que ele deve realizar, mas o que a empresa faz no geral para que se chegue ao resultado final.

Quando isso é bem alinhado com todos os setores, é consequência que os funcionários entendam a importância do seu trabalho na participação do todo. Isso faz com que eles se sintam até mais motivados a trabalhar, pois sentem o peso de sua importância no produto final.

Também é interessante que os setores trabalhem com sistemas de software integrados, pois isso irá facilitar a absorção das informações sobre o seu produto ou serviço final.

Falando especificamente do marketing e do T.I, esses dois setores precisam estar interligados o tempo todo para que as campanhas digitais sejam feitas com máxima eficiência, para que o monitoramento seja feito de forma correta e para que não haja problemas na hora da execução das tarefas.

Promova Integração

É muito comum funcionários terem em suas mentes que seus setores desempenham um papel mais importante do que o outro. Promover a integração do marketing com o T.I mostra para eles que uma campanha nunca iria funcionar sem um suporte adequado e também que toda a tecnologia não consegue sustentar a empresa sem os conhecimentos de campanhas de marketing.

E para que isso aconteça, é necessário que os líderes de cada um dos setores saibam passar isso para os funcionários.Leia também: Vantagens do Cloud Server.

Um setor depende do outro

Para sobreviver no moderno ambiente de marketing atual, os profissionais precisam ter a tecnologia à sua disposição.

A tecnologia é hoje um elemento fundamental para o departamento de marketing porque os diretores de das empresas em geral marketing estão sendo pressionados a entender intimamente seus clientes e seus respectivos comportamentos, para melhorar o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Como você já consegue imaginar, isso significa que a relação entre o T.I e o marketing precisa se tornar cada vez mais íntima.

Incentive os Líderes

Sem dúvidas essa é a dica mais valiosa para alinhar marketing e T.I na sua empresa e não é por acaso que ela é a última da lista. Como dono de uma organização, é sua obrigação estar em contato direto com os líderes de cada um desses setores e monitorar todas as suas atividades, sobretudo aquelas que implicam no alinhamento entre T.I e marketing.

Isso porque, como já dissemos anteriormente, são os líderes que irão espelhar esse alinhamento entre esses dois setores. Os chefes de cada departamento são diretamente responsáveis por fazer acontecer toda a integração que você deseja promover dentro da empresa.

E aí, curtiu as nossas 4 dicas para alinhar marketing e TI na sua empresa? Essa nem sempre é a tarefa mais fácil a ser feita, mas com certeza traz resultados bastante significativos para os seus negócios. É sempre importante também pensar na questão do relacionamento pessoal entre todos na empresa.

Funcionários felizes trabalham melhor e são mais dispostos. Por isso a atenção tem que ser dada em nível pessoal para cada um, o que significa um tratamento feito de forma única para cada um deles. Você pode ter certeza que os resultados – tanto financeiros quanto do clima da empresa – irão aparecer e fazer com que você cresça cada vez mais.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: