Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas de produtividade para profissionais criativos

13/06/2019 às 14:29 Ajuda

4 dicas de produtividade para profissionais criativos

Quem trabalha com a área criativa precisa ser o mais produtivo possível. Por isso é comum a busca de dicas de produtividade na internet.

Estamos falando de designers, ilustradores, diretores de artes, publicitários, etc.

O processo criativo é lento e trabalhoso, por isso é essencial que saibamos como otimizá-lo no nosso dia a dia.

Como todo trabalho, existem etapas que devem ser cumpridas e que apesar de mais “burocráticas” são importantíssimas para o resultado final.

Também é possível investir em ferramentas que tornem o trabalho mais intuitivo e ágil. Para quem precisa criar sites, por exemplo, essa é um das grandes vantagens de criar um blog em WordPress, visto o quão simples é essa ferramenta.

Ainda assim, sabendo da dificuldade destes profissionais, principalmente em relação a organização e a bloqueios criativos, listamos abaixo algumas dicas de produtividade que podem otimizar o dia a dia de trabalho dos profissionais criativos, confira:

  1. Estipule prioridades e defina um processo de gestão de trabalho
  2. Gaste um bom tempo no planejamento
  3. Organize seus arquivos
  4. Use templates e tenha acesso a banco de imagens

Estipule prioridades e defina um processo de gestão de trabalho

Um profissional criativo cumpre muitas tarefas. Um único projeto possui pequenos detalhes que não podem ser deixados de lado.

O problema é que a falta de prioridade e má gestão de trabalho no dia a dia faz com que tenhamos que interromper um trabalho para realizar a tarefa de um outro projeto que está atrasada.

E mudar o foco de um projeto para outro prejudica bastante a criatividade. Por isso, é importantíssimo estipular as principais prioridades e definir um processo de gestão de trabalho.

Você pode, por exemplo, estipular horas de trabalho para cada trabalho.

Digamos que você trabalhe 6 horas por dia, divida as responsabilidades de projeto por igual ou priorize um projeto que tenha um deadline mais próximo.

Isso e importante para a rotina porque delimita um tempo para as tarefas de um mesmo projeto, o que facilita o fluxo de trabalho e aumenta a produtividade.

Outra boa maneira de colocar as prioridades bem definidas no dia a dia é usar o método Kanban.

Nesse método, basicamente, você pega um quadro ou usa um aplicativo (como o Trello, por exemplo) para ter todas as tarefas de um projeto em um único lugar.

Assim, é bem mais fácil verificar os deadlines, quais são as principais prioridades e evitar esquecer qualquer uma das tarefas do projeto.

Gaste um bom tempo no planejamento

O planejamento é uma das maiores dicas de produtividade que podemos passar aqui,que abranja desde o momento de contratar uma hospedagem de site, até o momento de entregar o trabalho.

Todo projeto criativo tem como base um planejamento estratégico. E isso é muito importante para que o projeto atinja os resultados esperados.

E com isso, a nossa segunda dica é que você invista bastante tempo no planejamento de seus projetos.

E quando falamos em investir tempo nos projetos estamos falando de:

  • Briefing bem detalhista;
  • Pesquisa de referências;
  • Validação de protótipos;

Tudo isso é importante, antes de partirmos para a ação e desenvolvermos um projeto que não atende ao cliente.

Investir um bom tempo no planejamento pode evitar o retrabalho, ou seja, que você tenha que refazer as tarefas que já concluiu. Isso é importantíssimo para não quebrar o ritmo de trabalho e para a autoestima profissional.

Isso aumenta a produtividade no trabalho e pode ser um grande auxiliar na sua rotina criativa.

Antes de partir para a execução de um layout ou uma nova arte, faça um bom briefing, mostre rascunho para os clientes e somente após sentir que as expectativas estão alinhadas, parta para a ação.

Organize seus arquivos

Profissionais criativos trabalham com softwares que apresentam a possibilidade de organizar arquivos internamente.

Quantas vezes já não ouviu até memes relacionados a desginers, por exemplo, que brincam com o nome de versões de arquivos finais ou camadas do trabalho completamente desorganizadas.

Apesar de ser muito mais rápido, não renomear arquivos ou salvá-los com o primeiro nome que nos vem a cabeça, isso é muito ruim para a produtividade.

Quando precisamos voltar a estes arquivos, provavelmente perderemos tempo para achar o que queremos e isso prejudica a produtividade do trabalho criativo.

O ideal é que você siga um padrão próprio para o nome de arquivos e a disposição das camadas do mesmo, dentro dos seus softwares de trabalho.

Isso é essencial para deixar tudo organizado e conseguir encontrar o que procura para retomar um trabalho em poucos segundos.

Essa organização pode até ser um pouco chata no início, mas ela trará bem mais produtividade ao trabalho e isso ficará perceptível em alguns dias.

Use templates e tenha acesso a bancos de imagens!

Isso pode parecer até meio contraditório, afinal um profissional criativo não deveria sempre criar tudo do zero? Não necessariamente, tudo se cria a partir de referências, ou seja, nada é 100% original. Indo além disso, contar com templates básicos pode ajudar bastante a otimizar a rotina de trabalho.

Assim como ter acesso a um banco de imagens e usar algum arquivo quando necessário terá o mesmo efeito no dia a dia de trabalho.

O mais importante é entender que isso não o atrapalha como profissional, pelo contrário, lhe serve de grande ajuda.

No dia a dia de trabalho de uma agência, naquela correria como freelancer, com deadlines se aproximando, é preciso encontrar maneiras eficientes de otimizar o trabalho.

Por isso, recomendamos que você crie templates base para o seu trabalho e consiga acesso a bancos de imagem baratos e gratuitos.

Conclusão

Como vimos no texto, as nossas dicas vão otimizar bastante a rotina de trabalho de profissionais criativos.

Apesar de parecerem comuns, cada uma das dicas visa corrigir um problema sentido pela maioria dos criativos, referentes a fatores como organização de arquivos e de horários de trabalho, aceleração de trabalho e o alinhamento de expectativas com cliente.

Todos estes são fatores primordiais para conseguir aguçar a criatividade e conseguir encarar várias demandas ao mesmo tempo, cumprindo todos os deadlines e atingindo os resultados esperados pelos clientes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: