Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas de gestão eficiente de canal no Youtube

25/02/2019 às 10:18 Streaming

4 dicas de gestão eficiente de canal no Youtube

O vídeo marketing está em alta e deve ser o principal formato de conteúdo em 2019.

E uma das formas mais eficientes de trabalhar com o conteúdo em vídeo na internet é ter um canal no Youtube.

Existem muitos canais dos mais variados segmentos de negócio, o que aumenta bastante a competição na plataforma.

Assim como o Google, o Youtube também conta com ranking de pesquisas, vídeos em destaque, entre outras formas para aumentar o alcance e o engajamento dos vídeos.

Atualmente, a audiência do Youtube é, em termos, maior do que a da TV.

Em números divulgados pela própria plataforma, os usuários consomem diariamente mais de 500 milhões de horas de vídeos diariamente dentro do site.

Por que criar um canal no Youtube para o meu negócio?

Com o vídeo marketing em alta, esse formato de conteúdo deve ser o carro-chefe de qualquer estratégia de marketing digital em 2019.

O vídeo chama muita atenção por que eles aliam a imagem com o áudio e isso torna a sua visualização mais dinâmica, o que estimula o consumo e o engajamento dos usuários com esse tipo de conteúdo.

Criar um canal no Youtube para o seu negócio é muito importante para o seu negócio por conta da grande influência em SEO, na potencialização do engajamento, aumento do alcance e do reconhecimento da marca na internet.

Um canal no Youtube combinado com outros canais de comunicação e o trabalho com outros formatos de conteúdo em outras redes.

Carro chefe Youtube

Sendo o carro chefe youtube, é possível se aproximar do seu público-alvo, conseguindo criar um conteúdo que atenda as necessidades do cliente e possa apresentar-lhes soluções que podem lhe aproximar da sua empresa.

E essa aproximação com o público aumenta a autoridade da sua empresa na internet.

Isso é essencial, afinal se tornar referência no seu segmento de mercado na web é importantíssimo para ampliar o seu alcance e garantir mais vendas para o seu negócio.

Veja abaixo, dicas de como criar e fazer uma gestão eficiente do canal do Youtube da sua empresa:

  1. Tenha objetivos e metas claras
  2. Pesquise palavras-chaves e desenvolva uma estratégia de SEO
  3. Tenha um calendário editorial e crie um padrão para os seus vídeos

Tenha objetivos e metas claras

É preciso estipular objetivos e metas para o seu canal no Youtube. Assim como em outros canais de comunicação, devem ser definidos objetivos e metas de curto, médio e longo prazo que sejam mensuráveis.

Os vídeos podem ajudar a sua empresa a educar o seu mercado, a atrair mais clientes e a gerar mais oportunidades de venda para o seu negócio.

Isso irá ajudar na definição do conteúdo do seu canal e moldando o tipo de vídeos que a sua empresa postará no canal do Youtube.

E também irá lhe ajudar a definir os KPIs (indicadores chave de performance) que são as métricas que poderão medir com precisão os resultados obtidos com o seu canal no Youtube.

Com objetivos, metas e KPIs definidas é possível criar um calendário editorial de conteúdo e começar a preparar os primeiros vídeos dentro do formato definido para o público.

Definir estes fatores é o Norte para buscar o sucesso com o canal no Youtube de sua empresa.

Pesquise palavras-chave e desenvolva uma estratégia de SEO

Depois de definir metas e ter uma boa noção do comportamento do seu público-alvo, é hora de definir as palavras-chave e as técnicas de SEO que serão utilizadas na composição dos seus vídeos.

A pesquisa de palavras-chave pode ser feita em ferramentas como o Google Trends, o Ubersuggest e também no Trending do próprio Youtube.

Com a definição das palavras-chave, você pode definir o título dos seus vídeos e este deve ser impactante para o público.

Além do título, também é possível aplicar SEO na descrição dos vídeos, fazer um thumbnail (miniatura) para chamar a atenção dos usuários e formatar o conteúdo em tópicos, entregando o que promete e criando relevância para as palavras-chave definidas.

Alinhem o conteúdo do Youtube aos demais canais de comunicação da sua empresa

O conteúdo do seu canal no Youtube deve estar alinhado as demais redes sociais e site da sua empresa. Os temas abordados nos vídeos devem ter uma nova ótica.

Diferente do que acontece no texto e no áudio (um podcast, por exemplo), o vídeo pode ser dividido em tópicos, ter um formato de tutorial, de dicas, etc.

E a criação de vídeos sob uma nova ótica deve estar alinhado as redes sociais, blog e site da sua empresa.

Se você cria um tutorial no Youtube, por exemplo, você pode criar um blog post com o passo a passo também em texto, indicando todos os materiais utilizados para a criação ou a utilização de um produto, por exemplo.

Também é possível divulgar os vídeos nas redes sociais da sua empresa, postando inclusive em algumas plataformas como o Facebook, um pequeno trecho do vídeo colocando o link para o vídeo completo na página da sua empresa.

Tenha um calendário editorial e crie um padrão para os seus vídeos

Assim como em outras redes sociais, o seu canal no Youtube deve ter um padrão de estilo e de formato de conteúdo definido.

Por isso, é preciso definir como utilizar as cores da sua empresa no Youtube.

Isso é muito importante para definir a logo e foto de capa do Youtube, além de pensar na vinheta, nas tarjas de identificação (GC), em possíveis transições de vídeo para que o usuário saiba o que esperar em todos os seus vídeos.

E claro, criar um calendário editorial é essencial, já que manter uma frequência de vídeos constantes é importantíssimo para o crescimento do canal no Youtube no seu negócio.

Dessa forma, é possível manter as pessoas interessadas e antenadas sobre as datas dos próximos vídeos.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: