As landing pages são importantíssimas para qualquer negócio digital. As páginas de conversão são essenciais para atrair mais potenciais clientes, aumentando o número de leads, e consequentemente, o número de vendas.
E muitas vezes, quando a resposta das landings pages não são as esperadas, o problema está na parte de design.
Então, nesse texto, vamos lhe dar dicas de design para aprimorar as suas landings pages e otimizar a taxa de conversões do seu negócio.
O planejamento é muito importante para lançar uma landing page de sucesso que realmente converta clientes.
Aprenda como avaliar uma hospedagem de site barata no nosso blog!
Qual é a importância da landing page?
Um dos principais objetivos do marketing digital é a conversão de leads. E além de criar um conteúdo, a landing page é a principal peça de atração para garantir conversões.
A landing page serve não só para a conversão de leads, mas para a segmentação da sua audiência, direcionamento dos usuários e início da qualificação dos leads.
Por isso, a página precisa ter um layout atrativo e elementos que possam chamar a atenção e garantir que o usuário preencha o formulário e dê seu e-mail gratuitamente.
É importantíssimo para qualquer negócio digital ter, pelo menos, uma landing page. Essa é a garantia que a sua empresa tem uma peça de conversão exposta por 24 horas aos visitantes do seu site.
Sem isto, a sua taxa de conversão tende a ser baixa e você não conseguirá montar uma boa base segmentada de e-mails com potenciais clientes.
Confira abaixo nossas dicas para melhorar o design das suas landing pages e obter melhores resultados em sua taxa de conversão:
Crie títulos objetivos e diretos
Um título chamativo é um elemento básico de qualquer conteúdo na internet. Muitos usuários leem apenas o título e decidem se querem ou não acessar o conteúdo.
No caso da landing page, o título é o elemento que o usuário vê de primeira. Então, além de ter um espaço considerável na peça, ele precisa ser claro e direto.
Títulos muito grandes e pouco objetivos é um dos principais erros na hora da formatação de landing pages. E falando de design, estes títulos acabam atrapalhando toda a montagem do layout e acabam não tendo coerência com um ou mais elementos da landing page.
E já é comprovado que para o usuário ler todo o conteúdo, ele precisa ser atraído pelo título. Então, seja claro e direto em sua oferta. Faça o usuário pensar: “nossa que oferta interessante! Quero saber mais!”.
Use uma única paleta de cores
Outro erro bastante comum em landing pages é a mistura de cores de diferentes tons que acabam não casando entre si e muitas vezes saem dos aspectos da identidade visual da própria empresa.
É lógico que uma landing page deve ter cores que contrastem, afinal alguns elementos como o CTA devem chamar mais atenção, mas é preciso pensar no uso de uma única paleta de cores.
A dica aqui é usar uma paleta de cores que misturem ao máximo tons quentes e frios para fazer este contraste. Se possível usar a paleta de cores da identidade visual da sua empresa.
A combinação de tons semelhantes e a interação entre eles passará a mensagem que você deseja.
E os principais elementos terão cores mais quentes e vivas que chamem a atenção dos usuários para detalhes importantes, e principalmente, para cumprirem a ação que você deseja.
Não use nenhum link, apenas no CTA
Lembre-se sempre: o foco de uma landing page é a conversão. Então, qualquer elemento que possa distrair a atenção do usuário e fazer ele sair ou fechar a página deve ser evitado.
Por isso, é recomendado que você não coloque nenhum outro link na landing page, fora o do CTA.
Confira também: Hospedagem de site grátis – bom negócio ou cilada?
Colocar um menu na landing page, por exemplo, irá desviar a atenção dos usuários que podem clicar em outros links e sair da página sem retornar posteriormente.
Deixe a estratégia de links externos e internos para o marketing de conteúdo.
Quando falamos em conversão e criamos uma landing page devemos ser diretos e evitar qualquer elemento que distraia a atenção dos usuários.
O foco principal deve ser no único link do CTA, fazendo com que o usuário seja atraído para o clique, somente isso importa.
Use vídeos!
O vídeo é o principal formato de conteúdo e a tendência é que esse formato se massifique no mercado digital.
Por isso, deixar um espaço reservado para vídeos é uma boa pedida para ser o diferencial que fará o cliente cumprir a ação que você determina no CTA.
Aí você pode estar pensando: Um vídeo também não irá distrair o foco do usuário? Com o vídeo estando dentro da sua página e tendo coerência com a sua oferta, isso não deve acontecer.
Como o vídeo estará dentro da sua landing page, o usuário não precisará sair da página para visualizá-lo.
E o mais importante: se o vídeo for autoexplicativo e facilite ao usuário o entendimento sobre a oferta da landing page, o número de conversões tende a ser maior.
Conclusão
Como vimos, alguns acertos em elementos simples e a inserção de novos detalhes importantes são suficientes para melhorar o design da sua landing page e deixa-la mais atrativa.
Seguindo as nossas dicas, com certeza, seus resultados darão um salto.
Tenho certeza que depois desse texto, as suas landing pages serão incríveis e as taxas de conversões do seu negócio irão subir.
Como bem falamos no início do texto, uma empresa que não converte está morta no meio digital, então não deixe a sua morrer.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.
Gostou de nosso post? Compartilhe: