4 coisas que você deve saber sobre banco de dados SQL

19/07/2018 às 11:25 Ajuda

4 coisas que você deve saber sobre banco de dados SQL

Quem trabalha com banco de dados tem como obrigação dominar a linguagem SQL. Saber bastante sobre essa ferramenta pode ajudar (e muito!) em seu trabalho.

No mundo da programação, existem diversas linguagens, com finalidades completamente diferentes e não dá para aprender todas, não é mesmo?

Mas o SQL é das que você deve conhecer mais a fundo para conseguir bons freela ou uma boa vaga de trabalho.

Isso por que essa linguagem é uma das bases para que qualquer programador tenha o trabalho reconhecido no mercado e possa se destacar no mundo digital.

O SQL (Structured Query Language ou linguagem de consulta estruturada, em português) é a linguagem universal de manipulação de dados relacionais.

Por isso, todas os sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais (SGBDRs) utilizam essa linguagem, mesmo que em diferentes padrões.

O que é SQL?

A linguagem SQL tem mais de 40 anos no mercado, tendo sido criada pela IBM ainda nos anos 70, nos primórdios do que se tornaria o mundo da computação.

Ela é importante por ser a linguagem padrão de qualquer banco de dados.

Uma das facilidades dessa linguagem é que ela funciona independentemente de hardware ou software e é bastante simples, o que facilita na busca de dados.

Na prática, encontrar alguma informação depende muito mais pelo quão específica é a consulta realizada, do que pelas dificuldades impostas por essa linguagem.

Como funciona o SQL?

O SQL é dividindo em alguns conjuntos que executam funções diferentes dentro de um sistema de gerenciamento de banco de dados.

O primeiro conjunto é o DML, que cuida da parte de manipulação dos dados. Através destes comandos é possível alterar, incluir ou excluir dados.

E por essas características, seus principais comandos são: update, delete e insert.

O segundo conjunto é o DDL, que cuida da definição dos dados. Ele é focado na criação ou exclusão de um objeto dentro da base de dados.

Com ele, é possível adicionar novas informações ou recriar qualquer dado existente. Seus comandos principais são: Create, Drop e Alter.

O terceiro conjunto é o DCL, que lida com as autorizações de dados. Ele faz todo o controle sobre os dados que estão sendo manipulados, sendo responsável por autorizar ou restringir o acesso a informações.

Seus comandos principais são: Grant e Revoke.

O quarto conjunto é o DTL, que regula a transação de dados. Os comandos principais são o Begin Work, o Commit e o Rollback, responsáveis por iniciar e finalizar as transações e modificações em dados.

O quinto e último conjunto é o DQL, que controla as consultas aos dados e é por isso o mais utilizado grupo da linguagem SQL. Todas as ações desse grupo são desenvolvidas através do comando Select.

Lidar bem com os comandos acima é uma premissa básica para quem quer trabalhar com banco de dados.

Confira abaixo algumas coisas que todo programador deve saber sobre SQL para saber aproveitar as vantagens da linguagem em seu trabalho:

Poucas alterações em mais de 40 anos

Como citamos acima, o SQL foi criado nos anos 70 e em mais de 40 anos passou por pouquíssimas mudanças. E por que? Já que tudo relacionado a programação sofre frequentemente com atualizações.

Bom, simplesmente por que a linguagem se destaca pela estabilidade e vem conseguindo se adaptar sem problemas a evolução e a criação de novas linguagens.

É por isso que dominar SQL é essencial para estar sempre concorrendo de igual para igual com outros programadores no mercado digital.

Saiba também qual é a melhor hospedagem de site.

SQL pode ser rodado sem necessidade de parar o sistema

E por que? Bom, lembre acima que dissemos que a linguagem é independente de hardware ou software.

Isso ajuda bastante na resolução de problemas de produção, pelo fato de não ser necessário parar aplicações que estejam rodando para eliminar erros.

Com isso, sua empresa não perde lucro e nem produtividade para resolver problemas ou mesmo implementar modificações ou novos projetos.

Os comandos Commit e Rollback pode corrigir erros de maneira rápida e fácil.

Entender de SQL é fundamental para entender como a arquitetura de banco de dados funciona, agindo de maneira incisiva e prática para eliminar problemas que surjam.

Linguagem de fácil aprendizado

A linguagem SQL não tem nenhum mistério e por mais que ela seja um pouco diferente das demais linguagens, ela não é difícil.

Seu padrão é regulamentado pelo ANSI e é seguido por todos os SGBDRs do mercado.

Existem poquíssimas alterações no SQL entre mais diversos sistemas de bancos de dados, o que torna um profissional um especialista na linguagem para atuação em qualquer banco de dados, não criando dificuldades para se adaptar a outro SGDB.

Schemas são coleções de objetos em um banco de dados

Essa é uma dúvida de muitos programadores. Os Schemas são coleções de objetos dentro do banco de dados.

Esses recursos são importantíssimos para a segurança do sistema e facilitam a administração de dados e objetos.

Essas coleções são usadas em diversos bancos de dados através de autorização dos usuários responsáveis.

Por que devo saber SQL?

Quem deseja trabalhar desenvolvendo softwares, deve aprender essa linguagem, já que a maioria dos projetos dependem da interação com o banco de dados, o que tornar o SQL uma linguagem universal.

Em cada um dos conjuntos existem inúmeros recursos importantíssimos para conseguir administrar um banco de dados com eficiência.

É requisito básico aprender e dominar SQL para poder dizer que é um programador de verdade.

Gostou? Confira mais dicas sobre o assunto e temas relacionado em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Sites, temos planos para todos os perfis de clientes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: