Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 tendências tecnológicas para otimizar o dia a dia das empresas

23/04/2021 às 20:34 Novidades

3 tendências tecnológicas para otimizar o dia a dia das empresas

Na atualidade, existem uma série de tendências tecnológicas capazes de otimizar o dia a dia do setor empresarial. Mesmo que algumas delas não sejam novidades no mercado, o destaque no segmento é alto por causa das suas funcionalidades, que trazem benefícios de ponta a ponta. 

Pensando em te ajudar a adotar algumas tecnologias que ganharam destaque na indústria 4.0 na sua companhia, separamos três recursos excelentes. Continue acompanhando esse artigo e saiba informações detalhadas sobre eles! 

Armazenamento em nuvem 

Encabeçando a lista de tendências tecnológicas antigas, o armazenamento em nuvem pode ser utilizado por toda e qualquer empresa, inclusive aquela pequena fábrica de placas de sinalização de segurança

O termo cloud computing foi utilizado em público pela primeira vez no final do século XX, mais precisamente no ano de 1997, em uma palestra ministrada pelo especialista em sistemas de informação Ramnath Chellappa. 

Entretanto, a ideia já vinha sendo discutida e elaborada antes disso, como alguns registros de planos de negócios da empresa Compaq de 1996. Independentemente de quem realmente deu origem ao recurso, ele é um dos mais famosos em todo o mundo. 

Isso porque as pessoas têm acesso ao armazenamento em nuvem até mesmo nos smartphones, com aplicativos como o Google Drive, o Dropbox, ou SkyDrive e o iCloud. Com eles, você consegue armazenar e compartilhar dados, informações e documentos com facilidade e segurança. 

Além disso, essa tendência tecnológica ainda promove mais flexibilidade, permitindo que o acesso pode ser feito de qualquer computador, celular ou tablet, e otimiza a tomada de decisões, pois permite uma análise mais precisa dos dados, e velocidade, otimizando a realização de várias tarefas.

Inteligência artificial 

Diferente do armazenamento em nuvem, a inteligência artificial é uma das tendências tecnológicas mais modernas que existem. Também conhecido pela sigla em inglês AI, o recurso é capaz de simular algumas ações humanas, como percepção e raciocínio, fazendo com que não seja necessário a interferência de um profissional para evitar erros. 

Com relação ao que pode ser otimizado com ela no dia a dia de empresas, e até mesmo de indústrias, é possível destacar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, que envolve toda a questão de logística,  o gerenciamento de pessoas, incluindo tanto funcionários quanto cliente, e a obtenção e análise precisa de dados. 

Não só isso, a inteligência artificial também permite a realização de manutenção preditiva. Assim, se você tem alguma máquina ou equipamento que funciona com o motor Weg 2cv ou qualquer outro modelo, poderá utilizar o recurso para monitorar ou inspecionar o funcionamento, antecipando falhas e corrigindo-as antes de ocasionar grandes problemas. 

Chatbots 

O terceiro item da nossa lista são os chatbots, que já são considerados uma das mais aceitas tendências tecnológicas do exterior e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional. Baseado na própria inteligência artificial, eles são capazes de simular conversas humanas. 

Podendo ser encontrados tanto nas versões em áudio, as famosas secretárias eletrônicas, quanto escritas, o que é justamente o modelo que rege esse tópico, eles são capazes de oferecer informações relevantes para os clientes, como número do pedido, formas de pagamento, andamento da entrega e solucionar dúvidas mais pontuais. 

Contudo, é necessário que o atendimento humano não seja extinto da companhia. Um bom exemplo para entender a importância dele, é pensar que uma pessoa que quer saber qual é o melhor piso industrial para a sua fábrica, não conseguirá todas as respostas que precisa com uma máquina. 

Lembre-se: nem mesmo o robô mais moderno é capaz de apresentar todo o conhecimento e capacidade de respostas que um ser humano! Sendo assim, o chatbots é um bônus e não uma forma de substituição. 

Gostou do nosso post com 3 tendências tecnológicas para otimizar o dia a dia das empresas? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: