3 técnicas de marketing para otimizar o relacionamento com os clientes

08/10/2018 às 21:09 Marketing

3 técnicas de marketing para otimizar o relacionamento com os clientes

Conquistar novos clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio é uma das tarefas mais difíceis que um profissional de marketing enfrenta no mercado atual.

Isso acontece por que é preciso alimentar esse relacionamento com frequência e reforçar os pontos que geram interesse no cliente, o que nem sempre acontece.

Por não nutrirem bem o relacionamento com os clientes, muitas empresas acabam perdendo vendas e com isso perdem estabilidade em seus mercados, dando mais espaço e oportunidade para o crescimento de concorrentes.

Manter um relacionamento firme com os clientes pode parecer bastante complicado e é por isso que neste texto vamos lhe mostrar algumas técnicas de marketing para que você consiga otimizar o relacionamento com os clientes em sua empresa sem grandes dificuldades.

E para melhorar o relacionamento com os clientes não há segredo, mas é necessário que você se desprenda de certos conceitos baseados no achismo.

Muitas empresas não conseguem entender o comportamento de seus clientes, simplesmente por que não os estudam.

Isso mesmo! Não fazer uma pesquisa de mercado, não falar diretamente com os clientes e entender o que eles precisam é um erro grave na hora de cultivar um relacionamento.

Impor o que você acha que ele necessita não é a maneira certa, principalmente se você tiver uma ideia errônea do que ele quer.

Antes de falarmos sobre as técnicas, precisamos primeiro entender o que é um relacionamento forte com o cliente. Então, vamos lá!

Qual é a preocupação do Cliente?

Hoje o cliente se preocupa com a sua própria satisfação, o seu próprio sucesso e por isso compra produtos e contrata serviços que possam ajuda-lo a alcançar o que almeja.

Para criar um relacionamento forte, uma empresa precisa focar nessas necessidades, entender o que o cliente precisa para chegar ao sucesso e pronto, um relacionamento forte está constituído.

Uma das máximas do marketing que mais falamos aqui no blog é a seguinte: É muito mais fácil e mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo.

E a fidelização passa justamente pela criação de um relacionamento forte e duradouro com os consumidores.

Fazendo do jeito certo, você irá conseguir mais do que clientes, irá ter promotores gratuitos da sua marca.

Para isso, é preciso manter a proximidade com o cliente e deixa-lo sempre antenado sobre as novidades do seu negócio, com a abertura para dar sua opinião sobre produtos e serviços.

Fazendo uma analogia, o relacionamento com o cliente parece bastante com um namoro. Pense que você começou a namorar, a fidelização neste se selaria com o casamento.

E como é possível avançar até este ponto? Bom, você precisa manter a chama do amor acesa, não é? É preciso reconquistar a outra pessoa todos os dias.

Entendeu? O investimento na fidelização passa por uma boa estratégia de marketing de relacionamento, que torne sua marca especial para o cliente, e que principalmente o torne especial dentro desse processo.

Agora, vamos partir para as técnicas que podem otimizar o relacionamento com o cliente, confira abaixo:

Aplique o conceito de “rapport”

Essa técnica é bastante conceituada no meio da psicologia e basicamente visa numa criação espontânea de uma sintonia, uma empatia entre pessoas e empresas, neste caso. 

Em outras palavras, criar um rapport significa usar gatilhos para garantir uma boa impressão logo de início.

Dessa forma, você terá um cliente mais aberto e receptivo ao que sua empresa quer passar, assim como sua marca deve ser mais solícita com as reinvindicações dos clientes. Para criar um rapport, é preciso ter empatia.

A empatia significa justamente essa necessidade de se pôr no lugar do outro, neste caso, de seus clientes e entender de fato que desafio os movem para saber como você pode ajuda-los.

Outro ponto importante é se espelhar no comportamento de seus clientes e agir de encontro a isto.

Por exemplo, se o seu cliente costuma realizar certa ação, se expressar de um jeito mais informal ou mais formal, busque se equiparar a estes comportamentos para passar mais naturalidade e gerar empatia naturalmente.

Confira também: Hospedagem de site grátis: Bom negócio ou cilada?

Crie oportunidades!

Não existe momento perfeito, nem frequência exata para reforçar o relacionamento com seus clientes, por isso você precisa estar atento para criar todas as oportunidades possíveis para fazê-lo.

É importante que você pense em meios para nutrir o relacionamento com clientes, criando promoções em datas esporádicas ou se aproveitando de datas comemorativas, mas não só isso.

É essencial que você crie oportunidades para manter o seu cliente próximo a você.

Sempre perguntar a opinião dele sobre um novo produto ou serviço, por exemplo é uma excelente maneira de mantê-lo perto e mostrar que está realmente preocupado com ele.

Não existe um manual para auxiliar em suas ações de marketing, as oportunidades devem ser criadas pela sua empresa.

Por isso é muito importante estar antenado sobre o mercado e colocar ideias em prática, é claro que você terá erros e acertos, mas poderá testar ações e entender o resultado que elas geram, investindo nas que fizerem sentido.

Com o tempo, você terá desenvolvido uma capacidade para oferecer a seus clientes o que eles precisam, sem eles pedirem, criando oportunidades geniais sem grande alarde.

Se importe com seus clientes!

No mundo digital é imprescindível se preocupar com a experiência do usuário. O maior desafio das empresas é deixar e manter os seus clientes satisfeitos.

Uma das maneiras mais efetivas de fazer isso é mostrar o quanto o consumidor é importante para a empresa.

Por isso, você deve buscar manter um relacionamento com o cliente no pós-venda como se ele nunca tivesse comprado um de seus produtos.

Assim, você sempre terá uma preocupação maior em deixar os consumidores satisfeitos.

Gostou? Confira mais em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: