3 setores para automatizar em uma agência de marketing

15/01/2020 às 09:34 Marketing

3 setores para automatizar em uma agência de marketing

O trabalho de uma agência de marketing definitivamente não é o mesmo que se fazia há 10 anos atrás ou mesmo há 5 anos atrás. E se o trabalho muda, é natural que os setores também mudem, assim como as formas como as pessoas lidam com esses setores.

E com a automação sendo uma tendência em diversas áreas do mercado de trabalho, é necessário pensar também em como usá-la a seu favor em sua agência.

É por isso que separamos hoje uma lista com os 3 setores para automatizar em uma agência de marketing. Quer saber quais são? Confira agora!

O que é automação?

Resumidamente, automação é a criação de tecnologia e sua aplicação para controlar e monitorar a produção e entrega de um determinado serviço. Em outras palavras.

É algo que executa tarefas que foram executadas anteriormente por seres humanos. A automação está sendo usada em várias áreas, como manufatura, transporte, serviços públicos, defesa, instalações, operações, tecnologia da informação e, mais ultimamente, também no marketing.

A automação pode ser realizada de várias maneiras em vários setores. Por exemplo, no domínio da tecnologia da informação, um software pode testar um produto de outro software e produzir um relatório.

Existem também várias ferramentas de software disponíveis no mercado que podem gerar código para um aplicativo.

Os usuários precisam apenas configurar a ferramenta e definir o processo. Em outros setores, a automação está melhorando bastante a produtividade, economizando tempo e reduzindo custos.

Baixe agora o nosso Ebook de CloudLinux!

3 setores para automatizar em uma agência de marketing

Agora que você já aprendeu realmente o que é automação e por que ela é uma tendência mundial, pode entender com mais clareza quais são os 3 setores para automatizar em uma agência de marketing.

Vamos falar sobre cada um deles de maneira separada para que possamos explicar com detalhes como funciona cada processo. Eles são:

  • Social Media
  • Campanhas PPC
  • Contatos básicos com clientes
  • Social Media

É claro que um gestor de mídias sociais não vai perder seu trabalho por conta da automação, mas diversas funções desse setor podem sim ser automatizadas em uma agência de marketing.

A verdade é que as redes sociais podem ser tão viciantes para as empresas quanto para pessoas comuns. Para reduzir a quantidade de tempo que você gasta criando e postando atualizações, automatizar as contas das redes sociais pode ser uma ótima alternativa. Algumas das atividades que podem ser feitas automaticamente são o agendamento de postagens e a gerência de contas em várias plataformas, por exemplo.

Embora você ainda precise criar e configurar suas postagens com antecedência, essas ferramentas permitirão que você lide com o trabalho em lotes, em vez de dedicar um pouco de tempo diariamente.

É uma forma realmente eficaz de fazer com que o seu trabalho seja melhor aproveitado.

Embora planejar com antecedência economize tempo, não exagere. Se você agendar um mês de postagens de uma só vez, poderá postar notícias antigas até o final desse mês.

Tente planejar com antecedência uma semana de cada vez. Ainda economizará seu tempo, mas é um período suficientemente curto para que suas postagens sejam atualizadas.

Além disso, quando as responsabilidades dos setores ficam menores, os funcionários podem se concentrar muito mais em ter criatividade e na qualidade do seu trabalho, o que é ótimo.

O tipo de trabalho que pode ser automatizado, deve ser. Mas o trabalho que exige muito do nosso intelecto, deve ser valorizado. Se uma agência de marketing levar isso realmente a sério, a tendência é que ela apenas evolua.

Já conhece o nosso serviço de Cloud Gerenciado? Os planos do Cloud Privado estão apartir de R$250,00 e os diferenciais são o Monitoramento, Gerenciamento Preventivo, Backup e a Licença do cPanel incluso.

Campanhas PPC

É fácil mexer nas campanhas de PPC sem parar, até mesmo em detrimento de outro trabalho. Existem muitas partes móveis a serem ajustadas, como palavras-chave, lances e horários do dia em que seus anúncios serão exibidos.

Felizmente, há uma maneira de automatizar suas campanhas de PPC. Se você usa o Google Adwords, por exemplo, pode configurar regras automatizadas para tomar decisões quando tiver outras coisas em que se concentrar.

Você pode ativar e desativar anúncios especiais, pausar anúncios de baixo desempenho e ajustar seu orçamento e lances diários, tudo sem passar o mouse sobre o painel do Google AdWords.

Obviamente, você ainda deve verificar regularmente suas campanhas de PPC para garantir que elas estejam no caminho certo, mas as regras automatizadas podem ajudar a liberar você enquanto isso.

É por isso que o setor de campanhas também um dos 3 setores para automatizar em uma agência de marketing.

Contatos básicos com clientes

Este tipo de setor pode ter vários nomes, como telemarketing ou comunicação da empresa. Mas a verdade é que tudo isso pode ser automatizado para que o trabalho flua de forma bastante funcional.

Na verdade, quando falamos em grandes empresas, boa parte do trabalho de telemarketing já é feito quase que inteiramente por inteligência artificial.

Mas mesmo em agências de marketing esse contato mais básico pode ser automatizado. O uso dos chatbots, por exemplo, tem sido cada vez mais comum e cada vez mais eficaz para as agências.

Você também pode se interessar: Vantagens do Cloud Server

Conclusão

E aí, o que achou dos 3 setores para automatizar em uma agência de marketing? O que você mudaria nessa lista? O que acrescentaria?

É claro que esse é apenas um ponto de partida para um mar de possibilidades que se abre quando o assunto é automação.

Como já dissemos anteriormente, quando uma empresa sabe automatizar para valorizar mais os trabalhos que envolvem criatividade e pensamento crítico, o marketing tende a cada vez mais tomar o protagonismo e guiar a empresa para o crescimento.

Portanto, coloque essas ideias em prática tendo sempre em mente o que vem a seguir. Você não vai se arrepender.

Gostou de nosso post? Compartilhe: